Jovens aprendizes

Através Prêmio Educor, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) resolveu premiar em 2008 as melhores práticas em educação corporativa e elegeu, através de quatro categorias, cinco instituições. Em sua primeira edição, o prêmio faz uma homenagem à CNI, que comemora seus 70 anos de atividades no país; o objetivo é selecionar e destacar projetos em foco na educação corporativa desenvolvidos por instituições acadêmicas brasileiras, estimular a pesquisa de novas práticas na área e ainda contribuir para a melhoria da competitividade do país.

E a WEG foi premiada na categoria social com o case Centroweg, a tão conhecida Escolinha: espaço, dentro da empresa, responsável pelo treinamento de jovens aprendizes. Na categoria Institucional, foram eleitas as instituições Académie Accor e Banco do Brasil; na Matricial, a Bematech Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos S/A; e, na Universidade Empresa, a Empresa Brasileira de Compressores (Embraco).

Parceria valiosa

A parceria da WEG com instituições educacionais está presente em vários departamentos da empresa: desde a educação de jovens aprendizes até comitês tecnológicos que contribuem para o aperfeiçoamento dos produtos ofertados. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, reconhecendo o valioso apoio recebido e o destaque da WEG no cenário paranaense, conferiu à companhia o título de Empresa do Ano na Área de Eletrotécnica.

E-Learning

A educação à distância utilizada na WEG para treinamento de colaboradores conferiu ao SENAI/SC classificação para a final do Prêmio e-Learning Brasil 2008 na modalidade Treinamento e Desenvolvimento Profissional. A conquista já identifica a entidade como referência nacional em Educação a Distância.

No case WEG, o SENAI/SC implantou treinamento a distância, no qual foram desenvolvidos 36 cursos, em três idiomas (português, espanhol e inglês), com a participação de cerca de 5 mil funcionários e um total de 31.440 matrículas. A abrangência no atendimento foi de 21 países e no Brasil foi de nove cidades. O público-alvo foram profissionais da WEG impactados com a implantação do novo sistema ERP (Enterprise Resource Planning). O ERP é uma solução de sistema de gestão integrada que compreende práticas de gestão, de processos de negócios e tecnologia que abrangem todas as áreas de negócios de uma empresa.

Este também será um dos cases apresentados no Seminário de Educação a Distância dias 12 e 13 de junho, evento paralelo à Olimpíada do Conhecimento 2008, que será realizada na Vila Germânica, em Blumenau.

O Prêmio e-Learning é promovido pela MicroPower, com o patrocínio da Intel e Microsoft, apoio promocional da ABRH-SP, ADVB, FENADVB, ABED e Semesp, apoio institucional da ABRH Nacional, Sistema FIESP, Revista T&D ¿Inteligência Corporativa e Bilheteria.com. Entre os objetivos está estimular as organizações empresariais e de ensino a utilizar os recursos tecnológicos para promover o aprendizado contínuo de seus colaboradores e alunos, elevando seu nível de capacitação, desempenho, contribuição para os resultados e níveis de competitividade global das instituições brasileiras.