Durante os dias 10 a 13 de novembro a WEG participa do XXV Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), organizado pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - Cigré-Brasil, e considerado hoje um dos maiores eventos técnico do setor elétrico brasileiro. Ao longo do evento, a WEG destacará produtos e soluções para o segmento de Geração e Transmissão de Energia.

Dentre os produtos a serem abordados estão os Reatores de Potência até 550kV, que fazem parte do portfólio da WEG há muito tempo, mas que teve sua linha ampliada em 2018. Estas tensões são muito usuais para o segmento de transmissão de energia elétrica. Atualmente as usinas de geração de energia elétrica do Brasil estão distantes dos grandes consumidores, o que obriga a construção de longas linhas de transmissão de alta tensão, normalmente com tensão nominal de 550kV. Os reatores, também conhecidos como reatores shunt, reduzem o efeito capacitivo da linha de transmissão, principalmente quando a linha opera em carga leve. Essas linhas podem também sofrer variações indesejáveis de tensão, causadas principalmente por manobra de equipamentos, sendo também recomendada a aplicação de reatores para redução desse efeito transitório, bem como na redução de valores elevados de curto circuito, o que eventualmente pode ocorrer na linha de transmissão.

A WEG apresentará ainda seus transformadores de potência, projetados para garantir alta performance nas mais diversas aplicações e segmentos de mercado, atendendo as necessidades específicas de cada projeto. Sua aplicação mais característica está nas concessionárias de energia, onde são responsáveis pela interligação dos sistemas de geração e transmissão de energia com os sistemas locais de distribuição. 

A WEG também possui know-how e larga experiência em projeto e construção de sistemas elétricos de média e alta tensão em todo o Brasil e, assim, oferece soluções para subestações convencionais em regime turn-key abrangendo:

  • Projetos básicos e projetos executivos;
  • Estudos elétricos
  • Sistemas de Proteção, Controle e Supervisão (SPCS)
  • Suprimento de produtos e materiais, execução do projeto, configuração e comissionamento.

 

A WEG conta ainda com equipe própria e especializada para a gestão técnica dos sistemas de proteção, controle e supervisão de subestações, abrangendo estudos, configuração de relés e supervisórios, execução, TAF e comissionamento dos sistemas. Um Sistema de Proteção, Controle e Supervisão de Subestações (SPCS) de qualidade é essencial para a obtenção de baixos índices de desligamentos e indisponibilidades do sistema elétrico.

Outro produto apresentado durante o SNPTEE serão as Soluções Moveis WEG, ideais para aumentar a qualidade e confiabilidade no sistema de abastecimento de energia e redução no tempo de interrupções, ampliando as possibilidades de intervenções rápidas no sistema, sejam elas de caráter preventivo ou corretivo. Entre as principais vantagens estão redução no tempo de interrupções em atendimentos emergenciais, flexibilidade na programação para manutenções, mobilidade em concordância com as leis de trafegabilidade de cada região, não tem necessidade de obra civil e são de fácil conexão elétrica com cabos e barramentos existentes nas subestações convencionais.

Além dos produtos apresentados, a WEG também fará a apresentação de um artigo técnico sobre o tema “Cálculo de parâmetros circuitais dos modelos de alta frequência para transformadores de potência” e uma palestra técnica sobre o tema “Subestação Compacta Transportável – montada sobre estrutura metálica (skid) e testada em fábrica”. Confira a programação completa aqui.

Visite a WEG no estande P4 e venha conhecer nossas soluções.