WEG anunciou hoje a assinatura do acordo com a GE Energy para a aquisição da unidade Electric Machinery (“EM”) da Converteam. A aquisição deverá ser concluída até o final de 2011 e está sujeita às condições habituais e à aprovação pelo Department of Justice dos EUA. Os termos financeiros não foram anunciados.

A aquisição da EM pela WEG se segue à aquisição da Converteam pela GE, em 2 de setembro de 2011. Como parte do processo de revisão da aquisição, a GE concordou com o Department of Justice em alienar a unidade EM da Converteam depois da conclusão do negócio.

A unidade Electric Machinery, fundada em 1891 e baseada em Minneapolis (EUA), desenvolve e fabrica motores, geradores e excitatrizes que são fornecidas principalmente nos mercados globais de petróleo e gás e geração de energia. A empresa também fornece uma gama completa de serviços de pós-venda, incluindo instalação, suporte de campo, partes e peças, reparos, rebobinagem, rebalanceamento e suporte técnico.

A EM tem uma base instalada de mais de 5.500 unidades em operação e é um líder no desenvolvimento tecnológico de produtos de alto valor agregado como geradores de 2 pólos e motores síncronos de baixa rotação. Estima-se que a receita de vendas atinja US$ 56 milhões em 2011.

"Estamos muito animados com esta aquisição. A EM tem 100 anos de história em máquinas de grande porte, forte reputação, produtos de alta qualidade e grande reconhecimento de marca em segmentos de mercado importantes, como petróleo & gás e de geração de energia", disse Harry Schmelzer Jr., Diretor Presidente da WEG. "Do ponto de vista global, esta aquisição complementa nossa oferta com produtos e tecnologia no estado da arte. Além disso, nossa plataforma de produção na América do Norte agora combina a unidade em Minneapolis com nossas fábricas no México, permitindo-nos flexibilidade inigualável no fornecimento de soluções integradas na região", disse Schmelzer.