A WEG anunciou hoje o primeiro contrato de fornecimento de aerogeradores decorrente da joint venture da WEG com o grupo espanhol M. Torres Olvega (MTOI) para o mercado de energia eólica no Brasil. Os equipamentos, com capacidade de 90 MW, serão instalados ao longo dos próximos dois anos em parque eólico localizado no Nordeste do Brasil, que devera entrar em operação até janeiro de 2016.

A produção será feita em Jaraguá do Sul, Santa Catarina e estima-se que os equipamentos atinjam índice de nacionalização próximo de 80%. A WEG está desenvolvendo o primeiro aerogerador que considera as características dos ventos predominantes no território brasileiro. O novo aerogerador tem potência de 2,3 MW e incorpora vantagens importantes em relação aos equipamentos atualmente
encontrados no mercado, tanto do ponto de vista de eficiência energético como e de viabilidade econômica.

A construção do primeiro protótipo já foi iniciada e os testes de campo e a certificação da turbina devem ocorrer em meados de 2013. “A WEG está entrando neste mercado com um produto desenvolvido para as condições locais de geração de energia eólica, que exigem soluções específicas. Nossa forte presença no mercado brasileiro de equipamentos para geração de energias com fontes renováveis, aliada à tecnologia de ponta, nos deixa confiantes de que temos um produto muito competitivo” afirmou Harry Schmelzer Jr, Diretor Presidente da WEG.