A WEG S.A. (Bovespa: WEGE3 / OTC: WEGZY) anunciou hoje a assinatura de Memorando de Entendimento e o Acordo de Transferência de Tecnologia com o Grupo M. Torres Olvega Industrial (MTOI).

O grupo M Torres foi fundado em 1975 para projetar, desenvolver e fabricar sistemas para processos de automação industrial e soluções para os setores de aeronáutica, papel e energia.

O acordo tecnológico da MTOI com a WEG resultará na criação de uma joint venture, com participação igualitária, para a fabricação, montagem, instalação e comercialização de aerogeradores e fornecimento de serviços de operação e manutenção, no Brasil.

"Essa parceria, além de nos possibilitar uma participação mais direta no negócio de geração de energia eólica, nos dará agilidade para atender a crescente demanda do mercado nacional", explica Harry Schmelzer Jr, Presidente da WEG. "Além disso, vários produtos da nossa linha como geradores, transformadores, inversores de freqüência, motores e tintas fazem parte do pacote completo que vamos fornecer", acrescenta.

A fabricação dos aerogeradores acontecerá inicialmente no parque fabril de Jaraguá do Sul/SC. O projeto deve apresentar suas primeiras unidades ainda esse ano. A previsão é de ter 250 novos colaboradores trabalhando diretamente na fabricação desses equipamentos.

A tecnologia desenvolvida pela MTOI permite que o gerador elétrico seja acoplado diretamente ao eixo da turbina eólica, não sendo necessária a instalação do multiplicador de velocidade, o que representa uma vantagem competitiva, pois reduz o número de componentes e consequentemente a possibilidade de problemas operacionais e de custos de manutenção. "Estamos entrando neste segmento com tecnologia moderna e comparável às melhores do mercado. Nosso parceiro já tem aerogeradores em operação na Europa há 10 anos", informa Newton M. Idemori, Diretor de Novos Negócios da WEG.

Veja mais fotos: http://bit.ly/fkDXH6