A WEG realizou entre abril e outubro a capacitação em Six Sigma Green Belt de 20 colaboradores de 10 de seus fornecedores. Essa capacitação faz parte do Programa Six Sigma for Suppliers, que é uma cooperação técnica entre WEG e seus fornecedores e tem como objetivo a capacitação de fornecedores no uso da Metodologia Six Sigma visando a estabilidade no fornecimento de insumos e componentes sempre buscando maior competitividade e adição de valor para o cliente, afinal “We are only as good as our suppliers”.

O programa é conduzido em parceria pelos Departamentos de Sistema da Qualidade e Certificações, Suprimentos e Global Procurement. Segundo Clécio Fabio Zucco, Diretor de Logística da WEG, “O Programa viabiliza uma maior aproximação tecnológica com os fornecedores regionais, elevando o nível de técnico e trazendo ganhos competitivos.”

O evento de certificação contou com a participação dos colaboradores certificados e os executivos das empresas participantes, além dos gestores e colaboradores WEG que conduziram o treinamento e orientações dos projetos de certificação.

Além de disseminar nos fornecedores a cultura Seis Sigma que já está enraizada dentro da WEG, o treinamento Six Sigma Green Belt for Suppliers trouxe como resultados melhorias na qualidade de diversos componentes fornecidos para a WEG, otimização dos processos internos dos fornecedores, e principalmente melhoria na comunicação entre WEG com esses fornecedores no âmbito de resolução de problemas de fornecimentos.

Sobre o Programa Six Sigma da WEG:

A Metodologia Six Sigma é um conjunto de técnicas e ferramentas que tem o propósito de melhorar sistematicamente os processos e produtos, atuando na conformidade e confiabilidade. Sua abordagem é focada na satisfação do cliente e na busca da Competitividade, Qualidade, Sustentabilidade e Tecnologia.

Desde de 2015, o Programa Six Sigma da WEG tem ação sobre todas as divisões da empresa (Motores, Energia, Automação, Transformadores e Tintas) e atua globalmente, onde capacitou cerca de 1900 colaboradores para a aplicação da metodologia Six Sigma nas modalidades Master Black Belt, Black Belt, Green Belt e Yellow Belt, além de capacitar mais de 800 gestores na modalidade Six Sigma Champion.

Neste mesmo período foram realizados mais de 1400 projetos de melhoria, aumentando a qualidade dos produtos e processos, reduzindo desperdícios e colaborando com a sustentabilidade do negócio. Durante o ano de 2022, foram encerrados mais de 300 projetos nas mais diversas áreas da empresa, incluindo em seus fornecedores.