Quem passa pela rua Francisco Domingos Medeiros, no Centro de Jaraguá do Sul, agora se depara com um pouco do universo WEG. Representada pelo artista jaraguaense Mário Peretto Salerno, a pintura transformou as paredes externas do Museu WEG de Ciência e Tecnologia em uma nova atração para a cidade que é sede da companhia.

A obra intitulada “Renove” retrata a evolução das primeiras fábricas até a alta tecnologia atual, fazendo alusão a energias renováveis (solar, eólica, biomassa, hidrelétrica e de resíduos sólidos urbanos), mostrando o passado, o presente e o futuro de soluções tecnológicas desenvolvidas pela companhia.

O processo de escolha do desenho aconteceu por meio de inscrição nas mídias sociais da WEG. O autor da obra, passou por um processo seletivo e o grupo curador escolheu às cegas o desenho. Em uma área total de 243,5 m², a pintura foi concluída em quatros meses, dependendo também das condições climáticas.

A intervenção artística foi realizada através do PRONAC 191424, desenvolvido pelo Museu via Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

Acredito que foi uma das obras mais importantes que realizei aqui na cidade de Jaraguá do Sul e, ter participado desta obra foi muito gratificante, tanto no sentido de ter sido selecionado no concurso quanto a ter a oportunidade de fazer esse trabalho com uma visibilidade muito bacana aqui na cidade”, explica o artista.

Preservando a história da WEG, da cidade de Jaraguá do Sul e as maravilhas da ciência e tecnologia, o local possui diversas atrações e chegou a receber em 2022 mais de 18 mil visitantes. O espaço é aberto ao público, de terça a domingo, das 10h às 18h, e fica localizado na Av. Getúlio Vargas, no centro da cidade.