Tendências Futuras na IoT: O Que Esperar na Revolução Conectada
Já imaginou como será o mundo em 2030? Estudos apontam que haverá mais de 25 bilhões de dispositivos conectados à Internet, representando um aumento de quase cinco vezes em relação a 2023. Isso significa que a Internet das Coisas (IoT) já está transformando diversos setores, mas as tendências para o futuro indicam uma revolução ainda mais profunda e interconectada. Neste post, vamos explorar 8 das tendências mais promissoras na IoT e como elas impactarão nossas vidas e negócios nos próximos anos.
Tendência 1 – Computação em Borda (Edge Computing)
Uma das tendências mais notáveis no atual cenário da Internet das Coisas é o processamento em borda. Uma das principais vantagens das aplicações em borda é a capacidade de realizar um pré-processamento dos dados antes de enviá-los para a Nuvem, o que resulta em uma gestão mais eficiente do consumo e tráfego de dados.
Além disso, com a utilização de Dispositivos de Borda (Edge Devices) como o WCD-ED300 da WEG, os usuários desfrutam da segurança de seus dados mesmo em situações de desconexão com a Nuvem. Este dispositivo possui a capacidade de realizar um buffer, assegurando que as informações permaneçam disponíveis até que uma nova conexão com a nuvem seja estabelecida.
+ Leia também: Como o Edge Computing na Plataforma IoT WEGnology® pode facilitar suas decisões?
Programado através dos Edge Workflows da Plataforma IoT WEGnology®, com lógica Low-Code, o WCD-ED300 se destaca como uma ferramenta imprescindível na criação de aplicações eficazes e inovadoras, oferecendo maior confiabilidade e praticidade em qualquer solução IoT.
CONHEÇA A PLATAFORMA IOT WEGNOLOGY®
Tendência 2 – Automação e gestão de processo mais integrados
Na indústria, a Internet das Coisas está impulsionando a Manufatura 4.0, onde as máquinas estão cada vez mais conectadas com o ambiente de gestão e até a manutenção preditiva, aprimorando significativamente a eficiência operacional e reduzindo os custos operacionais.
Nesse contexto, o WEG Motion Fleet Management e os sensores inteligentes WEGscan compõem uma solução IoT ideal para a conectividade de máquinas rotativas que são responsáveis pela movimentação de processos industriais proporcionando monitoramento contínuo da condição de operação dos componentes das máquinas. Com este monitoramento da saúde dos equipamentos os custos das atividades de manutenção são reduzidos, bem como as paradas não planejadas, e os consequentes prejuízos financeiros podem ser evitados, aumentando a lucratividade e até contribuindo para o melhor atendimento dos clientes já que a produção não sofre paradas causadas por falhas inesperadas.
+ Leia também: Como um dos maiores frigoríficos do Brasil alcançou disponibilidade de 88% e evitou falha com prejuízo de R$1,2 milhão por dia
A Manufatura 4.0 incorpora o conceito de fábricas inteligentes que utilizam sensores, robôs, drones e sistemas ciber-físicos para integrar os dados do processo fabril. Soluções para o monitoramento e gerenciamento da produção, como o sistema MES (Manufacturing Execution System), são essenciais nesse cenário.
Ao integrar os dispositivos do chão de fábrica com o MES, é possível monitorar e controlar os processos de produção de forma precisa e ágil, adaptando-se às demandas e condições do ambiente fabril. Essa integração resulta em uma gestão eficiente da produção, garantindo maior produtividade e qualidade nos produtos fabricados.
Tendência 3 – Conectividade 5G
Uma outra tendência que está impulsionando o desenvolvimento da Internet das Coisas é a adoção em larga escala da tecnologia 5G. Esta tecnologia promete oferecer conectividade ultrarrápida e confiável, capaz de transmitir dados a velocidades cerca de 100 vezes mais rápidas do que o 4G.
O 5G desempenhará um papel crucial na transmissão de dados em alta velocidade, abrindo caminho para uma série de novas aplicações IoT, tais como realidade aumentada e virtual, além da comunicação entre dispositivos em tempo real. A tecnologia 5G poderá, por exemplo, viabilizar cirurgias remotas realizadas por médicos utilizando robôs; permitir que motoristas utilizem óculos de realidade aumentada para navegação em estradas; e possibilitar que consumidores experimentem produtos em ambientes virtuais de lojas.
Tendência 4 – Mobilidade conectada
A Internet das Coisas também está destinada a causar um grande impacto na mobilidade conectada, um campo que incorpora o uso de tecnologias de comunicação e informação para aprimorar a experiência e a segurança dos usuários de veículos automotores. Esse avanço levará à ascensão de veículos autônomos e compartilhados, capazes de interagir tanto entre si quanto com a infraestrutura urbana, potencialmente trazendo benefícios significativos, como a redução de acidentes, menos emissões de carbono e menores custos de transporte.
Na indústria, a mobilidade também se faz presente com sistemas de intralogística, como o WEG Mobile Robot (WMR), são empregadas para aprimorar a eficiência e a agilidade no transporte de peças e materiais. Equipado com tecnologias avançadas de mapeamento de ambientes e conectividade 5G, o WMR pode navegar de forma autônoma pelo local de trabalho, evitando obstáculos imprevistos e recalculando rotas em caso de obstruções.
Tendência 5 – Inteligência Artificial
Uma tendência promissora é a integração da Internet das Coisas com a Inteligência Artificial (IA), o que possibilitará que dispositivos coletem e processem dados de maneira mais inteligente. A IA representa a capacidade das máquinas de aprender e executar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, como é o caso dos Sistemas Inteligentes de Visão Computacional que têm sido cada vez mais empregados nos diversos segmentos industriais para execução de tarefas como medição, contagem, classificação e inspeções em geral, gerando ganhos mensuráveis como redução do custo de retrabalho, melhorando os indicadores de falhas e aumentando a qualidade.
CONHEÇA A VISÃO COMPUTACIONAL DA WEG
+ Leia também: Como o Sistema de Visão Computacional WEG pode garantir a qualidade e a segurança dos rótulos em embalagens
Essa união entre a IoT e a Inteligência Artificial resulta em sistemas autônomos com tomada de decisão baseada em dados e a personalização dos sistemas pelos administradores do processo. Por exemplo, a IA pode auxiliar na otimização do consumo de energia em edifícios inteligentes (WEG Energy Management) para maior conforto térmico dos usuários com o menor custo de energia; na predição de falhas em potencial em equipamentos industriais (WEG Motion Fleet Management); e até no desenvolvimento de produtos e serviços cada vez mais especializados, destravando a implementação de novos modelos de negócio.
CONHEÇA O WEG MOTION FLEET MANAGEMENT
Tendência 6 – Cidades e lares mais inteligentes
A IoT desempenha um papel vital nas cidades inteligentes, otimizando o transporte público, o gerenciamento de tráfego e os serviços públicos. A Internet das Coisas pode ajudar a reduzir a poluição, o congestionamento e o consumo de energia, por meio de sensores que monitoram e regulam o fluxo de veículos, pedestres e bicicletas. A IoT também pode melhorar a iluminação pública, o gerenciamento de resíduos e a segurança pública, por meio de câmeras, lâmpadas e lixeiras inteligentes.
Tendência 7 – Saúde
Na área da saúde, a IoT revolucionará a prestação de cuidados, permitindo o monitoramento remoto de pacientes e diagnósticos mais rápidos, especialmente relevantes em um mundo pós-pandemia. A Internet das Coisas na saúde envolve o uso de dispositivos vestíveis, implantes, sensores e aplicativos que coletam e transmitem dados sobre a saúde dos usuários.
Esta tecnologia pode ajudar a prevenir e tratar doenças, monitorando sinais vitais, hábitos de vida e sintomas, além de facilitar a comunicação entre médicos e pacientes, permitindo consultas online, prescrições digitais e alertas de emergência.
Tendência 8 – Sustentabilidade ambiental
Além de todas as tendências que comentamos anteriormente, a Internet das Coisas desempenha um papel fundamental na promoção da sustentabilidade ambiental, podendo contribuir de diversas maneiras, tais como:
- Redução das emissões de carbono e economia de energia: ao minimizar o desperdício e as emissões de gases de efeito estufa.
- Monitoramento do uso e qualidade da água: prevenindo o desperdício, a contaminação e a escassez de recursos hídricos.
- Diminuição do desperdício de materiais: fomentando práticas de reciclagem, reutilização e redução do lixo.
- Preservação de espécies e habitats ameaçados: por meio de sensores, câmeras e drones que coletam dados sobre a fauna e flora, alertando para possíveis ameaças como caça, desmatamento ou incêndios.
O WEG Energy Management é o software desenvolvido pela WEG para o Gerenciamento de Energia e Utilidades com foco na Eficiência Energética e na Sustentabilidade garantindo as funções de medição e monitoramento da ISO 50.001 e colaborando para o inventário de gases do efeito estufa (GHG).
+ Leia também: Como a Granja Pinheiros reduziu o consumo de energia em mais de 16% e alcançou payback completo em menos de um mês
Segurança e privacidade: desafios e soluções para a IoT
À medida que mais dispositivos se integram à rede da Internet das Coisas, as preocupações com segurança e privacidade crescem. Para enfrentar esse desafio, a implementação de criptografia, autenticação multifatorial e práticas de segurança robustas tornam-se essenciais para proteger os dados dos usuários. Além disso, é crucial que os usuários estejam cientes dos riscos e benefícios da IoT, exercendo seu direito de escolha e consentimento sobre o uso de seus dados.
A Plataforma IoT WEGnology® foi projetada para orquestrar um grande volume de dados de dispositivos dispersos geograficamente e provenientes de diversos sistemas, porém com a máxima segurança.
+ Leia também: A importância da segurança de dados na Indústria 4.0
Plataforma IoT WEGnology®: Impulsionando a Revolução Conectada
Como mostramos no decorrer deste artigo, as tecnologias IoT estão em constante evolução e sempre oferecem muitas oportunidades para melhorar a eficiência, a qualidade de vida e a sustentabilidade. Aqueles que adotarem essas tendências estarão bem-posicionados para liderar a revolução IoT e colher os benefícios de um mundo mais interconectado e inteligente.
Se você deseja estar preparado para essa revolução conectada e levar o seu negócio a um novo patamar de produtividade, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional, você precisa conhecer a Plataforma IoT WEGnology®, uma poderosa ferramenta baseada em cloud computing, especialmente desenvolvida para criação de soluções conectadas.
Com recursos avançados para coleta e tratamento dos dados de chão de fábrica, a Plataforma IoT WEGnology® contribui para a digitalização da indústria. Desde o processamento em borda até a integração com inteligência artificial, a WEGnology® oferece uma gama completa de funcionalidades para impulsionar a sua jornada na IoT.
Não perca tempo e descubra como a WEG pode ajudar você a entrar na era da IoT. Clique no botão abaixo e explore todas as possibilidades da Plataforma IoT WEGnology®.
CONHEÇA A PLATAFORMA IOT WEGNOLOGY®
Leia também
TMSA desenvolve software com tecnologia WEG que aumenta a eficiência
Com matriz em Porto Alegre e filiais em São Paulo, Minas Gerais e na Argentina, o Grupo TMSA é um dos maiores players no segmento de...
Cloud Computing ou On-premises: Qual a Melhor Solução para o Seu Negócio?
A eficiência operacional, a experiência do cliente e a qualidade do produto são pilares fundamentais para o sucesso dos negócios. No cenário atual, as tecnologias...
Os Benefícios da IoT para a Indústria: Impulsionando a Inovação e Eficiência
Na era da transformação digital, a Internet das Coisas (IoT) se destaca como uma força tecnológica revolucionária que está redefinindo o panorama industrial de maneira...