Sustentabilidade: Quais são os impactos ambientais da energia solar?
O mercado sustentável está em crescimento há alguns anos. Mesmo durante a pandemia da Covid-19 muitas empresas estão ampliando os seus investimentos nessa área.
Isso significa que esse assunto tende a se manter em alta, sendo essencial saber sobre os recursos ambientais, como a energia limpa, por exemplo.
A sustentabilidade deve ser uma preocupação tanto da indústria quanto da população em geral.
Pensando nisso, entender os impactos ambientais da energia solar e demais recursos ecológicos é necessário para se manter consciente das melhores opções do setor.
Confira nos próximos tópicos quais os benefícios e os impactos ambientais da energia solar.

O que é e como funciona a energia limpa?
Energia limpa é considerada aquela proveniente de fontes energéticas que não emitem gases poluentes no seu processo, diferentemente dos combustíveis fósseis como carvão mineral, petróleo, gás natural, etc.
Os combustíveis fósseis são meios de produção de energia elétrica que emitem gases poluentes e tóxicos como óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de enxofre (SO2) e o dióxido de carbono (CO2).
Em contrapartida, foram desenvolvidas ao longo dos anos outras fontes energéticas alternativas, chamadas também de energias renováveis, ou energias limpas, as quais não possuem recursos limitados e não emitem poluentes.
Os principais exemplos de energias limpas, que não emitem gases poluentes em sua produção, são:
- hidráulica;
- eólica;
- maremotriz;
- geotérmica;
- solar.
No caso da energia fotovoltaica sua fonte está diretamente ligada ao sol, o que a torna renovável e ilimitada (mesmo em dias nublados). Para gerar e se transformar em corrente elétrica, é simples!
Os painéis solares captam a luz do sol e produzem a energia, que é diretamente transportada ao inversor solar. Ele converte a energia gerada pelo sistema para a rede elétrica, onde no fim pode ser consumida sem prejudicar a natureza.
Quais são os impactos ambientais da energia solar?
Cientistas apontam que para ter qualidade de vida humana é preciso ter uma preservação do ecossistema. E muitos brasileiros já compreenderam a importância de pensar no futuro.
Reflexo disso é a quantidade de energia limpa que está sendo instalada e produzida nos últimos anos. Conforme dados da ANEEL, apenas em 2021 foram mais de 200 mil instalações de painéis solares.
Mas será que há impactos ambientais da energia solar? Um fato é que nenhuma fonte de energia, ainda que renovável, será 100% ecológica.
Entretanto, mesmo existindo certas consequências, esse meio ainda é a mais sustentável, sendo a melhor opção entre as energias: fóssil, hidráulica, nuclear, eólica e biomassa.
Sua emissão de gases poluentes é zero, sendo um de seus principais destaques, além da sua fonte renovável ilimitada. Porém, ainda há alguns processos que afetam, de certa forma, o meio ambiente. São eles:
Produção de placas solares
O processo de manufatura dos painéis solares consome 85% da energia total da fabricação da tecnologia fotovoltaica.
Existem diversas operações, etapas e elementos químicos para que se produza uma placa. Isso significa que, se utilizada energia elétrica, a sua alta taxa de gasto com luz torna a sua produção menos sustentável.
Descarte de equipamentos
A vida útil desse recurso é de no mínimo 25 anos. Porém, em algum momento será preciso troca-las. Nessa situação, é recomendado que se reaproveite os equipamentos para não ser necessário o descarte.
Caso não seja possível, é preciso que o consumidor entre em contato com a empresa dona do material para saber a melhor maneira de realizar o descarte. Essa etapa é fundamental, visto que há diversos resíduos tóxicos que podem afetar diretamente o meio ambiente.
Construção de usinas
Na indústria, como a necessidade de energia solar é muito maior do que para residências, os projetos de usinas de geração centralizada podem gerar impactos na natureza.
Isso porque há uma necessidade de inúmeras placas para instalação, o que acaba ocupando muito espaço.
Portanto o ecossistema local pode ser afetado, comprometendo a vegetação pelo excesso de sombra e terraplanagem.

Benefícios ambientais dos painéis solares
A utilização de recursos limpos e renováveis faz com que haja uma manutenção sustentável do ecossistema. Isso inclui a energia solar, que converte a energia do sol em eletricidade, gerando luz sem comprometer a natureza.
Abaixo, você pode conferir os principais benefícios ambientais da energia solar:
- Redução de poluição fóssil;
- Taxa zero em produção de gases poluentes;
- Diminuição do desmatamento;
- Diminuição de recursos naturais, como a água e minerais;
- Não necessita de intervenção ambiental, como as barragens.
Um investimento sustentável
O mercado de energia sustentável está em crescimento, se tornando uma tendência para o futuro. E esse feito é extremamente necessário, já que o meio ambiente está sofrendo no mundo inteiro com consequências duras por falta de recursos limitados.
Por isso, tanto pessoas físicas como jurídicas precisam dar esse passo. Realizar esse investimento sustentável significa promover um bem, em conjunto, à natureza. E essa é uma realidade que já está acontecendo no Brasil.
Segundo a ABSOLAR, nossa potência dos sistemas solares já ultrapassou a produção da usina hidrelétrica de Itaipu, a maior da América Latina. E não paramos por aí…
Em fevereiro deste ano, o aumento da energia fotovoltaica no Brasil já é 80% maior em relação ao mesmo período de 2021. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Essas informações refletem o positivismo do mercado brasileiro perante os avanços tecnológicos do setor.
E, claro, o retorno financeiro de médio prazo, os baixos impactos ambientais e os benefícios ao planeta são as principais vertentes que fazem esse ser o melhor investimento sustentável.
Quer investir em energia limpa e sustentável? Então entre em contato com um integrador da WEG Solar e conheça as soluções!


