WEG
  • WEG Motor Scan
  • Monitoramento Completo
  • Como funciona
  • Downloads
  • Contato
  • FAQ
  • Novidades
  • VÍDEOS
  • Language
    • Deutsch
    • English
    • Español
    • Français
    • Português
    • Русский

Novidades e Atualizações

WEG MOTOR SCAN: FIRMWARE 2.0

A versão 2.0 do firmware já está disponível.

Para atualizar, siga o procedimento:

  1. Faça o pareamento selecionando o sensor na tela inicial do aplicativo móvel. É necessário estar próximo ao sensor e ter conexão com a internet.
  2. Aguarde a coleta dos dados armazenados na memória.
  3. Clique em “Mais”.
  4. Clique em “Atualizar sensor”.
  5. Aguarde a finalização da atualização. Você será requisitado a recadastrar os dados do motor.
  6. Pronto! O sensor está atualizado.

A versão 2.0 permite maior agilidade para baixar e processar os dados, além de disponibilizar novas funcionalidades e aprimoramentos:

  • Comunicação com gateway dedicado.
  • Para economizar energia o sensor passa a ser fornecido de fábrica desativado.
  • Vibração global em 3 eixos: 24 registros diários fixos. As versões anteriores ofereciam 12 registros configuráveis.
  • Análise em frequência (FFT).
  • Medição instantânea: análise em frequência, rotação e temperatura.
  • Estimação de desempenho do motor: rotação e carga.
  • Diagnóstico de falhas de desbalanceamento e desalinhamento.

GATEWAY

Através do Gateway (modelo Cassia X1000) é possível transferir os dados dos sensores para a WEG IoT Plataform de forma automatizada. O Gateway conta com proteção IP65 e está certificado na Anatel e nos principais órgãos internacionais. Informações da instalação e funcionamento do Gateway podem ser visualizados no manual completo (www.weg.net/wegmotorscan).

ATIVAÇÃO DO SENSOR

Para economizar energia, a partir da versão de firmware 2.0, todos os sensores serão fornecidos de fábrica desativados. Portanto, antes de instalá-lo no motor é necessário ativar o sensor.

iOS
Android

Isto é feito através do aplicativo que pode ser baixado diretamente nas lojas App Store e Google Play Store. Para baixar, pesquise pelo termo WEG MOTOR SCAN ou, através de QR Code:

iOS
Android

Após instalação e registro na WEG Iot Platform, siga os passos que podem ser visualizados diretamente no aplicativo ou conforme indicado a seguir:

1 - Se necessário inicie a sessão novamente – “Iniciar Sessão”

2 - Pressione “NOVO DISPOSITIVO” e, em seguida, “SELECIONAR”. Na tela de seleção de dispositivos, pressione “Ativar”."

3 - Coloque o sensor na posição horizontal, conforme ilustrado no aplicativo, e pressione “INICIAR”. Aguarde 15 segundos, inverta a posição do sensor, deixando-o com o logotipo WEG voltado para baixo, conforme ilustrado no aplicativo. Pressione “CONTINUAR" e aguarde novamente 15 segundos.

4 - Após 15 segundos, o aplicativo direcionará para a tela de emparelhamento manual ou por NFC, caso o modelo do smartphone possua tal funcionalidade.

Para realizar o emparelhamento manual, deixe o sensor a ser configurado o mais próximo possível do smartphone, garanta que nenhum outro sensor esteja próximo. Selecione o primeiro sensor da lista.

Para realizar o emparelhamento com o NFC, pressione “ESCANEAR SENSOR”. Aproxime a parte traseira do sensor, conforme indicado no aplicativo, da região do NFC do smartphone. Após a leitura do NFC, o sensor será emparelhado com o smartphone e a ativação finalizada automaticamente.

3. REGISTROS DE VIBRAÇÃO

A partir da versão de firmware 2.0, o sensor realiza uma medição de vibração por hora, totalizando 24 medições diárias fixas.

Nas versões anteriores o sensor realizava até 12 medições diárias de vibração.

4. ANÁLISE EM FREQUÊNCIA (FFT)

A análise em frequência pode ser realizada através do Portal WEG IoT ou do aplicativo WEG Motor Scan, nas três direções da vibração. A frequência máxima é de aproximadamente 3 kHz com taxa de aquisição de 3,3 Hz. Veja nas imagens, respectivamente, o gráfico da FFT diretamente no aplicativo e no Portal.

5. MEDIÇÃO INSTANTÂNEA DAS GRANDEZAS

A medição instantânea, através do aplicativo, poderá ser realizada após o pareamento com o sensor. Análise em frequência, rotação e temperatura compõem algumas das principais medições realizadas nesta funcionalidade.

A imagem mostra grandezas instantâneas na tela do aplicativo.

6. GRANDEZAS ESTIMADAS

A partir da versão de firmware 2.0 a rotação e carga são estimadas possibilitando acompanhar o desempenho do motor na aplicação.

A estimação destas grandezas está baseada em dados adquiridos pelo sensor e em dados nominais que são informados durante o processo de cadastro do motor na planta.

Garantir que todos os campos de identificação sejam corretamente preenchidos é fundamental para obter a estimação de forma adequada.

Rotação [rpm]:

A rotação estimada pode ser visualizada no aplicativo móvel e na WEG IoT Platform.

Carga [%, kW]:

NOTA!A estimação da carga só estará disponível em motores não acionados por inversor de frequência. A estimação de carga se encontra em fase BETA, com melhorias e desenvolvimento contínuo.

A estimação da carga aplicada ao motor em % da carga nominal e em kW depende de diversos fatores, como: rotação estimada, frequência e tensão de alimentação, temperatura e valores nominais que são informados na placa de identificação.

Na aplicação, os valores nominais variam com o tempo dentro de limites normalizados. Portanto, o valor estimado da carga apresenta certos desvios em relação ao valor real, medido por exemplo, indiretamente através de um eixo de torção. Levando isto em consideração, o desvio do valor estimado pode apresentar uma variação média de 10% em relação ao ponto nominal.

Os valores estimados da carga podem ser visualizados no aplicativo móvel e no Portal WEG IoT. A imagem mostra o desempenho estimado de um determinado motor, baseado nos dados obtidos por um sensor WEG Motor Scan. Os valores de desempenho estimado estão sempre relacionados à última aquisição realizada pelo sensor. A imagem seguinte mostra o gráfico da carga em % para um determinado período de tempo.

Passando o mouse sobre o gráfico, visualiza-se uma caixa de texto com informações do dia, da hora e de valores da carga estimada com a sua variação admissível (mínimo e máximo).

Os valores mínimo e máximo da carga estimada, indicam que o valor da carga pode estar dentro deste range – decorrente de todas as variações possíveis para os valores nominais do motor.

DIAGNÓSTICOS

NOTA!

O diagnóstico se encontra em fase BETA, com melhorias e desenvolvimento contínuo.

O diagnóstico poderá ser afetado para motores alimentados por inversor de frequência.

O diagnóstico atua apenas em medições em que o motor se encontra ligado.

 

A partir da versão de firmware 2.0, através do uso de inteligência artificial, é disponibilizado um diagnóstico avançado do motor na aplicação. A visualização está disponível na Portal WEG IoT.

 

Informações geradas:

  • padrões de funcionamento do sistema

  • análise de possíveis falhas no motor

 

1 - Como Funciona

O campo Diagnóstico informa a condição atual do motor. Caso o motor não esteja saudável, uma breve descrição do problema acompanha a condição. 

A aba Eventos registra todos os eventos gerados para o motor. Além dos eventos de temperatura e vibração, marcando-se a opção eventos Avançados, visualiza-se os detalhes do período de aprendizagem, os padrões de funcionamento e a análise de falhas.

O botão Aprender, disponível apenas para usuários administradores da planta, é utilizado para reiniciar o processo de diagnóstico. Neste caso, um novo período de aprendizagem será iniciado com a análise dos padrões de funcionamento do mesmo.

 

2 – Período de Aprendizagem

Antes de fornecer qualquer informação de diagnóstico, um período de aprendizagem de 15 dias é necessário. Durante esse tempo, uma análise é feita para aprender os padrões de funcionamento do sistema (motor + aplicação). Caso o motor faça parte de um sistema com muitas variações/padrões de funcionamento, o período de aprendizagem poderá automaticamente se estender. A imagem a seguir mostra um exemplo de período de aprendizagem com os padrões encontrados.

Neste período, o usuário será informado dos padrões de funcionamento encontrados e, caso seja encontrado algum padrão com níveis de vibração acima dos valores estabelecidos pela norma ISO10816-3, o usuário também será notificado.

 

Além disso, sempre que o usuário entender que houveram medições incoerentes, o mesmo pode reiniciar a aprendizagem, garantindo assim um melhor processo de diagnóstico.

 

3 – Padrões de Funcionamento

O WEG Motor Scan, através de algoritmos de Inteligência Artificial, identifica padrões de funcionamento. Não apenas durante o período de aprendizagem, mas também a qualquer momento que houver uma mudança no sistema através das medições de vibração e rotação. Com isso, o usuário poderá verificar mudanças na dinâmica do sistema e, se necessário, tomar as devidas ações. A imagem a seguir mostra um exemplo com mudança no padrão de funcionamento do sistema.

4 - Classificação de Falhas

A partir da versão 2.0 de firmware, o WEG Motor Scan agrega o conhecimento WEG adquirido ao longo de anos com o uso de Inteligência Artificial para ser capaz de detectar possíveis falhas no motor baseado no histórico de dados de vibração coletados pelo sensor.

Possíveis falhas avaliadas:

  • Desbalanceamento
  • Desalinhamento/Folga

Saiba mais sobre as novidades da WEG em Indústria 4.0

WEG fornece sensores inteligentes WEGscan100 para planta de dessalinização em Barbados

WEG fornece sensores inteligentes WEGscan100 para planta de dessalinização em Barbados

Tecnologia de monitoramento online contribui para a manutenção preditiva e maior confiabilidade operacional.

WEG fornece sensores inteligentes WEGScan100 para planta de dessalinização no Caribe

WEG fornece sensores inteligentes WEGScan100 para planta de dessalinização no Caribe

A tecnologia de monitoramento preditivo da WEG chega a uma importante instalação em Barbados e eleva o nível de controle operacional

WEG e Nova SMAR assinam Memorando de Entendimento para acelerar o desenvolvimento de tecnologias abertas para sistemas de automação de processos industriais

WEG e Nova SMAR assinam Memorando de Entendimento para acelerar o desenvolvimento de tecnologias abertas para sistemas de automação de processos industriais

Parceria busca desenvolver componentes interoperáveis, software portátil e hardware intercambiável para proporcionar economia e mais liberdade de escolha à indústria

WEG avança no mercado de controladores programáveis e lança o PLC410

WEG avança no mercado de controladores programáveis e lança o PLC410

Lançamento marca evolução tecnológica desde o lançamento do PLC500

WEG Portugal fornece 28 motores para projeto de inovação e renovação da DS SMITH

WEG Portugal fornece 28 motores para projeto de inovação e renovação da DS SMITH

Os motores foram produzidos na fábrica da WEG em Portugal

WEG adquire totalidade das ações da BirminD

WEG adquire totalidade das ações da BirminD

Aquisição faz parte da estratégia da Companhia de crescimento dos negócios digitais para soluções de otimização industrial

WEG expõe soluções voltadas para a Indústria 4.0 durante a FIEE

WEG expõe soluções voltadas para a Indústria 4.0 durante a FIEE

Evento acontece de 18 a 21 de julho em São Paulo/SP

WEG amplia plataforma de controladores PLC500 e lança modelos com foco em Motion Control e Edge Computing

WEG amplia plataforma de controladores PLC500 e lança modelos com foco em Motion Control e Edge Computing

Esse controlador possui um poderoso sistema de processamento e é capaz de operar até 32 eixos, reais e virtuais, simples ou interpolados

WEG lança robô móvel autônomo para otimizar operações de manufatura e intralogística na indústria

WEG lança robô móvel autônomo para otimizar operações de manufatura e intralogística na indústria

Novo produto compõe escopo de soluções WEG voltadas para a indústria 4.0

WEG amplia parceria com Indumak e inicia o fornecimento da plataforma PLC500

WEG amplia parceria com Indumak e inicia o fornecimento da plataforma PLC500

O PLC500 é responsável por toda lógica de funcionamento das máquinas enfardadeiras e empacotadoras da Indumak

Uma das maiores indústrias químicas do mundo, com mais de 100 anos de experiência, adota soluções digitais da WEG para uma gestão mais inteligente de suas fábricas

Uma das maiores indústrias químicas do mundo, com mais de 100 anos de experiência, adota soluções digitais da WEG para uma gestão mais inteligente de suas fábricas

O cliente selecionou a solução WEG Motion Fleet Management para gestão inteligente e monitoramento on-line dos ativos industriais críticos

WEG apoia Laboratório da USP que integra a International Association of Learning Factories

WEG apoia Laboratório da USP que integra a International Association of Learning Factories

Parceria permitirá o intercâmbio internacional de grupos de trabalho, de melhores práticas de ensino e de desenvolvimento de novas tecnologias para a digitalização da manufatura

WEG fornece motores Vertical High Thrust para multinacional norte-americana

WEG fornece motores Vertical High Thrust para multinacional norte-americana

51 motores da nova linha são utilizados em bombas na nova planta de aço nos Estados Unidos

WEG lança novo Inversor de Frequência CFW900

WEG lança novo Inversor de Frequência CFW900

O Inversor de Frequência CFW900 é o que existe de mais inovador em acionamento e controle de motores em máquinas e processos industriais.

Ferramenta em nuvem para análise de múltiplos espectros de vibração agiliza o processo de diagnóstico e troubleshooting

Ferramenta em nuvem para análise de múltiplos espectros de vibração agiliza o processo de diagnóstico e troubleshooting

O WEG Motion Fleet Management recebe mais um reforço, agora seus usuários contam com uma nova ferramenta para visualização e análise avançada dos espectros de vibração (FFTs) coletados pelos sensores WEG para indústria 4.0.

Grupo WEG - Unidade Motores
  • Avenida Prefeito Waldemar Grubba, 3300 - 89256-900 - Jaraguá do Sul - SC
  • Telefone: +55 47 3276 4000
  • E-mail: motores@weg.net
 
Preferências de Cookies
Aviso de Privacidade | Declaração de Uso de Cookies | Termos e Condições de Uso