A WEG acaba de anunciar a construção de uma nova fábrica em Santo Tirso. A empresa pretende investir 23,5 milhões de euros para edificar 22.680 m² no mesmo local onde já possui uma unidade fabril de 16.300 m², dedicada ao fabrico de Motores Industriais de Baixa Tensão.

Com esta nova instalação (STI2), a WEG pretende ampliar a produção de Motores Elétricos de grande porte, Quadros Elétricos BT e de Drives MT/AT, bem como transferir a sua fábrica localizada na Maia para Santo Tirso. A centralização de todas as operações num único local de fabrico (Motores Elétricos MT/AT, Quadross Elétricos BT, Drives MT/AT e todas as operações de Serviços) irá ser mais simples e eficiente para os seus clientes e acrescentará produtividade e eficiência ao negócio da WEG.

A transferência terá início durante o ano de 2023 e ocorrerá gradualmente até ao primeiro trimestre de 2024. A produção nunca será interrompida durante este período de transferência, pelo que é esperado a nova Fábrica WEG em pleno funcionamento até ao final do segundo trimestre de 2024.

“Estamos não só a investir no aumento da capacidade produtiva, mas também na modernização das nossas operações em Portugal. Além de trazer para Santo Tirso a produção de Motores de Média e Alta Tensão, Motores à Prova de Explosão, Painéis Elétricos, Soluções de Automação e Serviços de Assistência Técnica, também estamos a planear aumentar a gama de Motores Elétricos no país para tamanhos maiores”, explica Alberto Kuba, Diretor Superintendente da WEG Motores Industriais. Conforme afirma Alberto Kuba, este investimento representa um passo muito importante para a expansão da área de negócio dos Motion Drives (motores elétricos,drives MV/AT e serviços) na Europa e no Norte da África e para a área de negócio dos Motores para Áreas Classificadas (globalmente).

Como forma de celebrar este investimento, a WEG Portugal realizou no passado dia 3 de junho uma cerimónia de colocação da Primeira Pedra, assinalando o início da obra do 2º Pólo Industrial da WEG em Santo Tirso (STI2).

O evento foi presidido por Alberto Kuba, Diretor Superintendente da WEG Motores e contou com a participação do nosso parceiro Garcia, Garcia Lda., empresa responsável pela construção. Este dia foi também marcado pela colocação de uma Cápsula do Tempo no local, com informações corporativas que poderão ser encontradas pelas gerações futuras.

A WEG iniciou há 20 anos as suas operações em Portugal com a compra de uma Empresa de Motores Elétricos na Maia, com 12.652 m² de área coberta e mais de 100 anos de património. Em 2015 a WEG decidiu localizar o seu futuro parque Industrial em Santo Tirso (a 24 km da Maia e a 35 km do centro da cidade do Porto), num "greenfield" com uma área total de aproximadamente 100.000 m².

A unidade de Santo Tirso (ST1) foi inaugurada em 2017, com 18.238 m² de área coberta, incorporando uma linha de produção mais verticalizada dedicada à produção de Motores Elétricos de Baixa Tensão (atividade anteriormente realizada na Maia) e com 150 colaboradores. Atualmente a WEG conta com mais de 300 colaboradores em Santo Tirso (STI1).

A nova unidade em Santo Tirso (STI2), contará com 450 colaboradores, prevendo-se um crescimento de 100 novos colaboradores nos próximos anos. Atualmente a WEG emprega mais de 750 pessoas em Portugal. 

 

 texto alternativo que descreve a imagem