A WEG anuncia seu apoio ao Barco Cultural Banzeiro da Esperança, uma iniciativa da Virada Sustentável e Fundação Amazônia Sustentável (FAS), para a Conferência do Clima (COP30), em Belém. 

O barco navegará de Manaus a Belém conectando comunidades amazônicas ao debate global sobre mudanças climáticas. Funcionando como centro cultural flutuante, o Banzeiro reunirá vozes de comunidades ribeirinhas e lideranças locais, promovendo atividades educativas e de mobilização social com foco na sociobiodiversidade, justiça climática e saberes tradicionais.

Apoiar o Barco Cultural Banzeiro da Esperança na COP30 é uma oportunidade de fortalecer o diálogo entre diferentes atores e promover soluções que conectam cultura, ciência e desenvolvimento social. Para nós, iniciativas como essa refletem o compromisso da WEG em contribuir para um futuro mais sustentável, especialmente na Amazônia, onde a preservação e o protagonismo local são essenciais”, enfatiza Daniel Godinho, Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da WEG.

Para Virgilio Viana, superintendente geral da FAS, essa é uma grande oportunidade de inserir as vozes da Amazônia nos diálogos sobre as mudanças climáticas. “O Banzeiro da Esperança é uma grande jornada de Manaus até Belém que leva diferentes vozes da Amazônia para apresentar prioridades e soluções frente às mudanças climáticas. É um caminho de enfrentamento à injustiça climática, pois quem menos contribuiu para o problema é quem mais sofre seus impactos,” afirma.

Painel WEG e ativação do Barco da Esperança

O Barco Cultural Banzeiro da Esperança navegará de Manaus a Belém entre os dias 4 e 7 de novembro, atracando na COP30 que acontecerá entre 10 a 21 de novembro. Durante esse período, a WEG, em parceria com UNICEF, Rede Igapó e SABESP, realizará a bordo dois painéis voltados ao desenvolvimento da cultura e ao impacto da água e saneamento na qualidade de vida, reunindo como convidados líderes comunitários embarcados, organizações sociais e lideranças do território de Belém. 

A programação do Banzeiro inclui atividades artísticas, educativas e de mobilização social, como exposições, painéis, palestras, rodas de conversa, oficinas, cursos, workshops, contação de histórias, rituais e manifestações culturais. Toda a programação será gratuita, promovendo diálogos entre cultura, ciência e conhecimento.

Segundo André Palhano, cofundador da Virada Sustentável, “projetos dessa natureza, desse porte e com tamanho impacto socioambiental só são possíveis graças à parceria e ao patrocínio de empresas e organizações que acreditam nessas causas. A WEG apoiou o projeto desde o seu nascimento, aportando não somente recursos, mas também expertises e engajamento"

Sobre a Virada Sustentável 

O Instituto Virada Sustentável é uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para a sustentabilidade por meio da arte, cultura e mobilização cidadã. Fundado em 2015, coordena o maior festival de sustentabilidade da América Latina, com ações gratuitas, inclusivas e voltadas à transformação urbana e ambiental, em parceria com organizações sociais, empresas e governos, com base nos 17 ODS da ONU.

Sobre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS)

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, a melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas e a valorização da floresta em pé e de sua  biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição apresenta resultados expressivos, como o aumento de 202% na renda média de milhares de famílias beneficiadas e a redução de 39% no desmatamento em áreas atendidas.