Sustentabilidade

GESTÃO AMBIENTAL

Na WEG, o respeito ao meio ambiente é incorporado em nossa gestão interna e na relação com nossas partes interessadas.

Nossa gestão ambiental é pautada em medidas preventivas aos desafios ambientais, visando à proteção ao meio ambiente, onde investimos em tecnologias e em melhorias constantes de processos através do estabelecimento de objetivos e metas ambientais.


A escassez hídrica é cada vez mais preocupante no cenário mundial, estimulando as empresas a buscarem ações para reduzir o consumo desse insumo e, consequentemente, preservar a água para as gerações futuras.

Atualmente nossa gestão de recursos hídricos é realizada com base em nossa Política Ambiental e nas diretrizes corporativas. Com base nessas diretrizes, cada unidade define suas metas ambientais, bem como a execução de projetos que possibilitam o atingimento das mesmas.

INDICADORES

 

Para acessar todas as certificações da WEG, favor acessar este link

Desde 2010, a WEG faz o inventário de emissões de gases de efeito estufa seguindo a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol. O inventário tem por objetivo quantificar as emissões, além de possibilitar a definição de estratégias para melhorar a gestão de emissões e assim causar menor impacto ambiental

TRASPARÊNCIA

A WEG reporta informações sobre sua gestão e desempenho em emissões atmosféricas publicamente no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e no Carbon Disclosure Project (CDP).

REDUÇÃO DE EMISSÕES EM CLIENTES

Além da gestão interna para reduzir nosso impacto em emissões atmosféricas, desenvolvemos para os clientes tecnologias destinadas a melhorar a eficiência energética com retorno em curto prazo, a geração de energias renováveis e a redução do consumo de energia elétrica e a redução de gases de efeito estufa.

 

EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA (ESCOPO 1)

O escopo 1, se refere as emissões de GEE oriundas de fontes pertencentes ou controladas pela empresa (por exemplo: emissões de combustão em caldeiras, fornos).

 

INDICADORES

 

EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA (ESCOPO 2)

O escopo 2, se refere as emissões indiretas de Gases de Efeito Estufa (GEE) provenientes da aquisição de energia elétrica.

 

INDICADORES

 

A redução do consumo de energia elétrica é um dos grandes desafios da indústria. Ciente da importância deste desafio para o meio ambiente e para a economia, incorporamos a eficiência energética em nossos produtos e em nossa gestão de energia, à qual é realizada de forma estruturada e sistemática.

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Desde 2011, a WEG possui uma de suas fábricas certificada na norma ISO 50001 (Sistema de Gestão de Energia) e em 2014, com base nos requisitos desta norma, iniciou a implantação do Programa de Eficiência Energética em suas fábricas da Unidade Motores no Brasil. Em 2016 o Programa foi implantado na Unidade Energia (em Jaraguá do Sul/SC, na matriz da empresa) e, em 2017, está previsto ser aplicado na Unidade Automação.

METAS DE MELHORIA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

No Brasil as unidades que participam do Programa de Eficiência Energética possuem metas de redução de consumo de energia elétrica.

SENSIBILIZAÇÃO

A WEG busca sensibilizar seus colaboradores por diferentes meios, como em treinamentos e na comunicação direcionada, incentivando e promovendo boas práticas para utilização da energia elétrica.

INDICADORES

Política de Eficiência Energética

Investimentos ambientais realizados pela WEG em suas unidades do Brasil em 2017:

Notas:

1 - Relacionados com tratamento e disposição de resíduos, tratamento de emissões atmosféricas e líquidas, seguros de responsabilidade ambiental e depreciação de equipamentos e despesas com materiais e serviços de manutenção, além da operação desses.

2 - Relacionados à aquisição de equipamentos para controle ambiental.

3 - Relacionados à remuneração de profissionais de treinamento que exercem atividades de gestão ambiental, pesquisa e desenvolvimento, certificação de sistemas de gestão ambiental.

 

A geração de resíduos sólidos é parte intrínseca dos processos produtivos das empresas. Não os encaramos como lixo, restos ou materiais desprovidos de valor ou uso. Os resíduos gerados por uma empresa são as suas matérias-primas, adquiridas a um grande custo, que não foram processadas e devem agora ser descartadas buscando gerar o menor impacto ambiental.

Ao gerenciar adequadamente seus resíduos, as empresas melhoram a sua eficiência (gerando menos resíduos enquanto a produção aumenta) além de garantir a melhor destinação para aqueles que eventualmente devem ser destinados.

Reciclagem é assunto sério para a WEG, estendido até o seu negócio. Com o programa de reaproveitamento de motores elétricos, “Plano de Troca”, a companhia concede um desconto na compra de um motor novo com rendimento superior ao exigido por lei na troca por um usado. Além do benefício financeiro aos clientes, a iniciativa garante que o motor usado com baixo nível de eficiência seja removido de uso. Depois de recolhidos pela companhia, os motores são desmontados e separados em peças para envio a recicladores credenciados e rastreados.

 

Vantagens

  • Redução do consumo de energia elétrica

  • Confiabilidade da planta

  • Redução dos custos operacionais

  • Garantia de fábrica

  • Produtos normalizados – oferecem total intercambiabilidade com motores já instalados

 

Veja como é fácil fazer o plano de troca

  1. Entre em contato diretamente com a WEG, com uma Revenda ou representante WEG.

  2. No momento da compra de motores novos, informe ao vendedor/revendedor quais motores que possui na planta para troca. Não há quantidade mínima nem máxima para envio (mediante aprovação).

  3. A identificação dos motores poderá ser feita pela placa do motor ou então pela altura do eixo.

  4. O desconto concedido será sobre o preço de venda do motor novo equivalente.

  5. De posse dos valores e quantidades, a WEG ou a Revenda emitirão um pedido de compra dos motores usados/sucata.

  6. Emita a NF de venda de sucata constando na mesma o número do pedido de compra. A mesma pode ser emitida de três formas: Imobilizado: Motor usado, Insumo: Motor usado ou Insumo: Sucata (seguindo as diretrizes do Sefaz, onde o motor deve estar “destruído” ou “descaracterizado”). Solicite a tabela de impostos incidentes e CFOP para o seu contato WEG.

  7. O frete acima de 500Cv é por conta da WEG. O frete até a Revenda deverá ser negociado com a mesma.

  8. Assim que a nota der entrada na WEG ou Revenda, o valor automaticamente fica como crédito, gerando um encontro de contas com a duplicata em aberto.

Política de Privacidade | Declaração de Uso de Cookies | Termos e Condições de Uso | RSS | © 2018 WEG. Todos os direitos reservados.