Sustentabilidade

GESTÃO AMBIENTAL

Considerando o crescimento populacional e a necessidade de desenvolvimento global, os recursos ambientais e o meio ambiente estão e devem ficar cada vez mais demandados. Esse contexto faz com que as organizações devam melhorar continuamente seus processos e políticas para gerar menor impacto ambiental e serem mais eficientes.

Além disso, a gestão ambiental gera impactos consequentes em outros capitais da companhia, como por exemplo o financeiro, humano e de relacionamento com outras partes interessadas. 

Olhando na ótica de oportunidades, uma boa gestão ambiental gera maior valor ao meio ambiente e também ao negócio. 

Na WEG, buscamos melhorar continuamente processos que reduzam impactos ambientais, pautando as atividades em medidas preventivas de proteção ao meio ambiente, como por exemplo na conservação de recursos naturais e gestão da geração de emissões e resíduos, no investimento em tecnologias e em melhorias constantes de processos, através do estabelecimento de objetivos e metas ambientais.

Essa gestão ambiental é importante também no sentido de estimular e contribuir com a agenda e metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entendendo que a busca constante pela melhoria da eficiência e da redução dos impactos ambientais provenientes das atividades econômicas estão alinhadas e impactam em metas do ODS 12.

ODS 12 - Consumo e produção responsáveis

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

12.2 Até 2030, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais.

12.5 Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.

Programas de gestão ambiental

Kaizen WEG

O Kaizen WEG é uma das formas de gestão participativa que promove a participação dos colaboradores na solução de problemas e de atividades de melhoria contínua que gerem resultados positivos em todos os processos. Histórico dos projetos do Kaizen WEG implementados no Brasil com ganho ambiental:

 

WEG Manufacturing System (WMS)

Nosso programa WEG Manufacturing System (WMS), tem como prática de gestão a ecoeficiência e produção mais limpa. Esse programa é baseado nos conceitos, princípios e técnicas do WCM – World Class Manufacturing.

O WMS tem por base pilares técnicos e gerenciais, dentre os quais o Pilar de Meio Ambiente, que tem como objetivos:

  • Reduzir impactos ambientais;
  • Reduzir consumo de recursos energéticos e hídricos;
  • Reduzir refugos;
  • Reduzir perdas e desperdícios.

Os objetivos e indicadores do pilar ambiental do programa atrelados ao processo produtivo estão relacionadas a:

  • Energia elétrica, combustíveis e ar comprimido;
  • Resíduos;
  • Consumo de insumos;
  • Limpezas químicas

 

Plano de troca

Reciclagem é assunto sério para a WEG, estendido até o seu negócio. Com o programa de reaproveitamento de motores elétricos, “Plano de Troca”, a companhia concede um desconto na compra de um motor novo com rendimento superior ao exigido por lei na troca por um usado. Além do benefício financeiro aos clientes, a iniciativa garante que o motor usado com baixo nível de eficiência seja removido de uso. Depois de recolhidos pela companhia, os motores são desmontados e separados em peças para envio a recicladores credenciados e rastreados.

 

Vantagens

  • Redução do consumo de energia elétrica

  • Confiabilidade da planta

  • Redução dos custos operacionais

  • Garantia de fábrica

  • Produtos normalizados – oferecem total intercambiabilidade com motores já instalados

 

Veja como é fácil fazer o plano de troca

  1. Entre em contato diretamente com a WEG, com uma Revenda ou representante WEG.

  2. No momento da compra de motores novos, informe ao vendedor/revendedor quais motores que possui na planta para troca. Não há quantidade mínima nem máxima para envio (mediante aprovação).
  3. A identificação dos motores poderá ser feita pela placa do motor ou então pela altura do eixo.
  4. O desconto concedido será sobre o preço de venda do motor novo equivalente.
  5. De posse dos valores e quantidades, a WEG ou a Revenda emitirão um pedido de compra dos motores usados/sucata.
  6. Emita a NF de venda de sucata constando na mesma o número do pedido de compra. A mesma pode ser emitida de três formas: Imobilizado: Motor usado, Insumo: Motor usado ou Insumo: Sucata (seguindo as diretrizes do Sefaz, onde o motor deve estar “destruído” ou “descaracterizado”). Solicite a tabela de impostos incidentes e CFOP para o seu contato WEG.
  7. O frete acima de 500Cv é por conta da WEG. O frete até a Revenda deverá ser negociado com a mesma.
  8. Assim que a nota der entrada na WEG ou Revenda, o valor automaticamente fica como crédito, gerando um encontro de contas com a duplicata em aberto.

 

Substâncias restritas

Visando reduzir o uso de substâncias restritas em nossos processos e produtos, criamos a Lista de Substâncias Restritas WEG, a qual sofre atualizações periódicas e está alinhada com os principais regulamentos nacionais e internacionais. Essa lista é utilizada em diferentes etapas dos processos WEG, como o de fabricação dos produtos e das embalagens, do desenvolvimento de novos materiais e, principalmente, junto aos fornecedores de matérias-primas, componentes e insumos.

Nossa Lista de Substâncias Restritas também está presente no Código de Ética do Fornecedor e nos Acordos de Fornecimento da nossa cadeia de suprimentos, evidenciando a importância do tema dentro da empresa. Alinhados aos interesses da empresa nossos fornecedores estão comprometidos em nos entregar seus produtos de acordo com essa lista.

Em 2019 foram realizados treinamentos com fornecedores e colaboradores para enfatizar a importância do tema substâncias restritas e o respectivo impacto na saúde das pessoas e no meio ambiente. Para 2020 estão sendo previstos novos treinamentos tanto com os fornecedores como com os colaboradores.

Alinhado ao tema substâncias restritas, a WEG está empenhada e comprometida para que seus produtos sejam livres de minerais de conflito e, consequentemente, não financiem os conflitos armados.

 

Investimentos em meio ambiente

Os investimentos ambientais são caracterizados em três categorias:

Controle ambiental: relacionado com tratamento e disposição de resíduos, tratamento de emissões atmosféricas e líquidas, seguros de responsabilidade ambiental e depreciação de equipamentos e despesas com materiais e serviços de manutenção.

Equipamentos: relacionados à aquisição de equipamentos para controle ambiental.

Gestão: relacionado à remuneração de profissionais de treinamento que exercem atividades de gestão ambiental, pesquisa e desenvolvimento, certificação de sistemas de gestão ambiental.

 

Embalagens sustentáveis e preservação da biodiversidade

Possuímos uma fábrica de embalagens, a RF Reflorestadora, localizada no Brasil.

Essa unidade produz todas as embalagens de madeira utilizadas em nossas diversas linhas de produto.

Para isso, contamos com áreas de reflorestamento próprias que garantem o fornecimento contínuo de madeira e a preservação desse recurso natural e de áreas de florestas naturais, reserva legal e áreas de preservação permanente que ajudam na preservação da biodiversidade local.

*Área de Reserva Florestal Legal não considerada no item "Florestas Naturais"
**Áreas de Preservação Permanente não consideradas no item "Florestas Naturais"

 

Indicadores de desempenho

Política de Privacidade | Declaração de Uso de Cookies | Termos e Condições de Uso | RSS | © 2020 WEG. Todos os direitos reservados.