Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento pelas causas de interesse social e comunitário, melhorando a qualidade de vida das pessoas tocadas por essa ação. O voluntariado é uma via de mão dupla, onde não estão em jogo só generosidade e doação pessoal, mas também abertura para novas experiências, oportunidade de aprendizado, prazer em se sentir útil, ampliação das redes sociais e desenvolvimento profissional.

A WEG acredita que um dos ingredientes essenciais no voluntariado é a experiência do voluntário, a bagagem que ele traz de suas experiências profissionais e vivências na família e comunidade.

Acreditamos também que, para ser voluntário, é preciso ter motivação e interesse na atitude de ajudar o próximo.

Os programas do Coração Voluntário WEG oferecem oportunidades aos colaboradores que queiram participar ativamente na comunidade, transmitindo conhecimento através de suas experiências e habilidades acumuladas em sua vida. As AÇÕES SOLIDÁRIAS, assim denominadas, são projetos e eventos que acontecem ao longo do ano e são oferecidas aos voluntários.  Em 2018, houve 420 inscrições de voluntários.

 

Ações solidárias conduzidas internamente, porém voltados a comunidade:

1 - Programas de educação e empreendedorismo:

Voltado a crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio. Os voluntários vão à sala de aula, onde, por meio de palestras, transmitem conceitos de empreendedorismo e noção do ambiente empresarial que contribuem na formação de futuros profissionais. Também executam cursos pontuais em escolas, como exemplo os temas: Vamos falar de Ética, Meu Dinheiro Meu Negócio, entre outros. Programas estes usando a metodologia Junior Achievement.

2 - O voluntário no Museu:

Desenvolve um papel de facilitador do conhecimento, orientando e auxiliando os visitantes nos aplicativos interativos, mediando os experimentos científicos, compartilhando sua experiência profissional e a história da WEG.

São bastante ativos em Programas como: Ações educativas para alunos das escolas públicas; Atividades lúdicas no programa de férias no Museu; Monitoramento de atividades interativas para colaboradores e seus familiares que participam do programa Família no Museu; entre outras.

3 - Ações solidárias conduzidas por entidades da comunidade:

Nestas ações, a entidade tem a possibilidade de apresentar suas necessidades de voluntariado, a WEG divulga entre seus colaboradores e os colaboradores tem a oportunidade de ajudar a comunidade.

Para a entidade solicitar voluntários, elas devem ser instituições privadas sem fins lucrativos com cunho filantrópico, oriundas das cidades onde a WEG possui operação industrial, e preencher a ficha:

Inscrição de voluntariado

 

INVESTIMENTO SOCIAL

Os investimentos sociais (IS) são destinados as cidades em que a WEG possui operação industrial, contemplando quatro áreas de atuação: Saúde, Educação, Inclusão Social e Cultura.

Os investimentos são realizados por meio de duas fontes de recursos: Recursos Próprios, oriundos de valores diretos da empresa e através de incentivos fiscais. A aprovação dos projetos, como já citado é analisada com base no alinhamento com a Política de Investimento Social WEG.

Princípios de investimentos sociais

Os projetos serão apoiados pela WEG desde que:

  1. Ocorram em cidades onde a WEG tem operação industrial;
  2. Sejam oriundos de entidade privada, sem fins lucrativos, cuja legislação possibilite a dedução fiscal e que possuam histórico reconhecido; 
  3. Tenham como objetivo o alcance coletivo; 
  4. Objetivem melhoria social e qualidade de vida para a população;
  5. Envolvam os colaboradores WEG e/ou familiares;
  6. Estejam relacionados às necessidades e interesses da comunidade; 
  7. Contribuam para o desenvolvimento sustentável;
  8. Promovam a imagem positiva da WEG;
  9. Sejam mantidos por mais de um patrocinador, de modo a não depender exclusivamente dos recursos da WEG; 
  10.  Estejam alinhados aos princípios do Código de Ética e Política de Prevenção e Combate à Corrupção e Outros Atos Lesivos da WEG.
Inscreva seu projeto

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Grupo de Investimento Social da WEG, através do email: comunidade@weg.net

Investimentos Sociais

em R$ Milhões

Recursos Próprios e por Leis de Incentivo

Dos recursos investidos em 2018, 78% foram através de Recursos Próprios e 22% através de Incentivos Fiscais, divididos em cinco leis de Incentivo Fiscal (Lei Rouanet, Lei do Esporte, Fundo da Infância e Adolescência, Fundo do Idoso e PRONAS).

Dos 44 projetos apoiados, 21 atendem Crianças e Adolescentes.

Política de Privacidade | Declaração de Uso de Cookies | Termos e Condições de Uso | RSS | © 2019 WEG. Todos os direitos reservados.