Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento pelas causas de interesse social e comunitário, melhorando a qualidade de vida das pessoas tocadas por essa ação. O voluntariado é uma via de mão dupla, onde não estão em jogo só generosidade e doação pessoal, mas também abertura para novas experiências, oportunidade de aprendizado, prazer em se sentir útil, ampliação das redes sociais e desenvolvimento profissional.

A WEG acredita que um dos ingredientes essenciais no voluntariado é a experiência do voluntário, a bagagem que ele traz de suas experiências profissionais e vivências na família e comunidade.

Acreditamos também que, para ser voluntário, é preciso ter motivação e interesse na atitude de ajudar o próximo.

Os programas do Coração Voluntário WEG oferecem oportunidades aos colaboradores que queiram participar ativamente na comunidade, transmitindo conhecimento através de suas experiências e habilidades acumuladas em sua vida. As AÇÕES SOLIDÁRIAS, assim denominadas, são projetos e eventos que acontecem ao longo do ano e são oferecidas aos voluntários.  Em 2018, houve 420 inscrições de voluntários.

 

Ações solidárias conduzidas internamente, porém voltados a comunidade:

1 - Programas de educação e empreendedorismo:

Voltado a crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio. Os voluntários vão à sala de aula, onde, por meio de palestras, transmitem conceitos de empreendedorismo e noção do ambiente empresarial que contribuem na formação de futuros profissionais. Também executam cursos pontuais em escolas, como exemplo os temas: Vamos falar de Ética, Meu Dinheiro Meu Negócio, entre outros. Programas estes usando a metodologia Junior Achievement.

2 - O voluntário no Museu:

Desenvolve um papel de facilitador do conhecimento, orientando e auxiliando os visitantes nos aplicativos interativos, mediando os experimentos científicos, compartilhando sua experiência profissional e a história da WEG.

São bastante ativos em Programas como: Ações educativas para alunos das escolas públicas; Atividades lúdicas no programa de férias no Museu; Monitoramento de atividades interativas para colaboradores e seus familiares que participam do programa Família no Museu; entre outras.

3 - Ações solidárias conduzidas por entidades da comunidade:

Nestas ações, a entidade tem a possibilidade de apresentar suas necessidades de voluntariado, a WEG divulga entre seus colaboradores e os colaboradores tem a oportunidade de ajudar a comunidade.

Para a entidade solicitar voluntários, elas devem ser instituições privadas sem fins lucrativos com cunho filantrópico, oriundas das cidades onde a WEG possui operação industrial, e preencher a ficha:

Inscreva-se e seja um voluntário

 

Política de Investimento Social

Em 2019 revisamos nossa Política de Investimento Social, a qual passou pela aprovação dos diretores superintendentes de nossas unidades de negócio, representando nossas unidades pelo mundo.

O objetivo da política é estabelecer relacionamento com as comunidades com foco nos critérios de investimentos sociais realizados pela WEG. A política contempla investimentos prioritariamente em cidades onde temos operação industrial.

As unidades fora do Brasil avaliam os projetos localmente, seguindo as diretrizes dessa política e submetendo à aprovação em sua estrutura de governança local.

Critérios da política para aprovação de investimento em projetos sociais

Os projetos serão apoiados pela WEG desde que:

  1. Ocorra em cidade onde a WEG tem operação industrial;
  2. Seja oriundo de entidade privada, sem fins lucrativos com cunho filantrópico,cuja legislação possibilite a dedução fiscal e que possuam histórico reconhecido;
  3. Tenha como objetivo o alcance coletivo;
  4. Abranja e/ou envolva colaboradores WEG e/ou familiares;
  5. Objetive melhoria social e qualidade de vida da população, em especial crianças e adolescentes;
  6. Esteja relacionado às necessidades e interesses da comunidade;
  7. Contribua para o desenvolvimento sustentável;
  8. Promova a imagem positiva da WEG;
  9. Seja mantido por mais de um patrocinador, de modo a não dependerexclusivamente dos recursos da WEG;
  10. Esteja alinhado aos princípios do Código de Ética e da Política de Prevenção e Combate à Corrupção e Outros Atos Lesivos da WEG;
  11. Esteja alinhado com um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nesta atualização da política aprimoramos o acompanhamento do projeto. Todo o projeto proposto, cujo valor for acima de 10 salários mínimos, seja através de recursos próprios ou lei de incentivo, deverá apresentar além da documentação da entidade, um “Termo de Compromisso” assinado que formalizará a parceria e possibilitará a auditoria no projeto

Canais de comunicação

Inscreva seu projeto

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Grupo de Investimento Social da WEG, através do email: comunidade@weg.net

Indicadores de Investimento Social em 2019

Cerca de R$ 13 milhões investidos em projetos pelo mundo.

Mais de 540 mil pessoas foram impactadas direta ou indiretamente com os projetos apenas no Brasil.

126 projetos sociais apoiados globalmente, sendo: 1% Índia, 2% Alemanha, 3% Argentina, 4% Áustria, 4% Portugal, 16% EUA, 40% Brasil, 30% México - % Do total de projetos realizados por categoria: 21,5% Educação, 23% Cultura, 26,1% Inclusão Social, 29,4% Saúde
Política de Privacidade | Declaração de Uso de Cookies | Termos e Condições de Uso | RSS | © 2020 WEG. Todos os direitos reservados.