Eficiência Energética

O setor industrial brasileiro consome cerca de 40% da energia elétrica do país e 70% da energia utilizada na indústria é consumida por motores elétricos. Como iniciativa para redução do consumo de energia, em 2009 entrou em vigor a portaria nº 553, que estabelece níveis mínimos de rendimentos para máquinas e equipamentos.

Em complemento à lei, em 2013 foi revisada a Norma NBR 17094-1 que especifica valores mínimos de rendimento para duas classes de produtos: IR2 e IR3. Desta forma, fabricantes de máquinas e consumidores finais devem utilizar produtos que atendam, ao menos, a este nível de rendimento.

Em agosto de 2019 entrará em vigor a nova lei, que determina o nível mínimo de rendimento em IR3, além da ampliação da faixa de potência, que passa a incluir os motores de 0,16 a 500 cv, de 2 a 8 polos – válido para todos os motores comercializados, sejam novos ou usados.

Com essa definição, o Brasil passa a ser um dos pioneiros na adoção de um nível mínimo de rendimento para motores trifásicos fracionários, junto a países como os Estados Unidos e Canadá.


Porém, apesar de positivas, as exigências não abrangem os equipamentos já instalados e sem previsão de substituição. Associado ao fato do parque industrial nacional ter em média 17 anos (fonte ABRAMAN), a modernização de sistemas industriais permite até 60% de redução de consumo com ações de rápida implementação.

Ao longo de sua trajetória de sucesso a WEG preocupa-se em minimizar os custos operacionais na indústria. Desde 1990 lança linhas de motores elétricos com rendimentos acima dos padrões de mercado para que a energia seja utilizada da melhor forma possível, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável.

Além do IR2 e IR3 exigidos pela lei, a WEG disponibiliza as linhas IR4 Super Premium e IR5 Ultra Premium que superam os valores de norma.

Índices de Rendimento

IR5 Ultra Premium

Motor que supera em três níveis os rendimentos mínimos exigidos pela legislação vigente.
Linha Disponível: W22 Magnet IR5 Ultra Premium (imãs permanentes).

IR4 Super Premium

Motor que supera em dois níveis os rendimentos mínimos exigidos pela legislação vigente.
Linhas Disponíveis: W22 IR4 Super Premium (motor de indução), W22 Magnet IR4 Super Premium (imãs permanentes) e W22 Quattro IR4 Super Premium (imãs permanentes).

IR3 Premium

Motor que supera em um nível os rendimentos mínimos exigidos pela legislação vigente.
Linhas Disponíveis: W22 IR3 Premium (motor de indução), W22 WELL IR3 Premium, W22 Mining IR3 Premium, W22 Wash IR3 Premium, W22 Motofreio IR3 Premium, W22 Bomba Monobloco IR3 Premium, W22 para Redutor Tipo 1 IR3 Premium, W22Xn IR3 Premium, W22Xtb IR3 Premium e W22Xd IR3 Premium.

IR2 | Permitido até 2019

Motor que atende ao Índice de Rendimento IR2 na Norma NBR 17094-1:2013 e à Portaria 553.
Linhas Disponíveis: W22 IR2 (motor de indução), W22 WELL IR2, W22 Mining IR2, W22 Wash IR2, W22 Motofreio IR2, W22 Bomba Monobloco IR2, W22 para Redutor Tipo 1 IR2, W21Xd IR2, W22Xn IR2 e W22Xtb IR2.

IR1 | Permitido até 2009

Utilizado apenas para motores exclusos ao escopo da Portaria 553.
Linhas Disponíveis: W22 IR1 (motor de indução - inferior a 1cv), W21Xd IR1 e Motores Dupla Velocidade IR1.

See+

O See+ é um software para simulação da aplicação de motores elétricos de alta eficiência com foco na redução do consumo de energia elétrica na indústria. O software é gratuito, multiplataforma (disponível para computador, tablet ou celular) e gera relatórios completos de viabilidade de troca de um ou mais motores elétricos.

O programa calcula o potencial de economia que o usuário pode obter com a substituição do motor elétrico em operação, queimado ou novo, por um de maior eficiência, através de dados do motor atual ou a ser adquirido como potência, nº de polos, nº de rebobinagens, quantidade e horas trabalhadas.

Além da economia prevista, em reais (R$) e quilowatt hora (KWh), o See+ apresenta indicadores financeiros como VPL (Valor Presente Líquido) e TIR (Taxa Interna de Retorno). A capitalização dos recursos pode ser simulada por meio de investimento próprio, financiamento e/ou com o programa Plano de Troca WEG. Descubra quanto você pode economizar.

Acesse: www.weg.net/see+

Conheça nossos produtos de alta eficiência

Saiba mais sobre as novidades da WEG em Eficiência Energética

Gostou das soluções WEG de eficiência energética? Escolha uma das opções abaixo e encontre o produto que você deseja:

Deseja receber a visita de um dos nossos representantes?

Encontre um representante

Ou prefere ir a uma revenda mais próxima?

Encontre uma revenda

Ou deseja localizar um WE3?

Encontre um integrador