Presidente executivo da WEG por 18 anos, Décio da Silva recebe a Medalha do Mérito Euvaldo Lodi, homenagem da Confederação Nacional da Indústria às personalidades que se destacaram em áreas como indústria, economia, ciência, cultura e esporte, no dia do aniversário da entidade, 12 de agosto.

A CNI completa 70 anos de atuação e, durante a cerimônia de comemoração, 20 personalidades são agraciadas. A CNI concede a Medalha do Mérito Euvaldo Lodi, que leva o nome do primeiro presidente da entidade, ao arquiteto Oscar Niemeyer; aos empresários Antônio Ermírio de Moraes, Jorge Gerdau, Norberto Odebrecht, Luiz Fernando Furlan e Décio da Silva; à ministra do STF Ellen Gracie Northfleet; ao senador Cristovam Buarque; aos economistas Antonio Delfim Netto e José Pastore; ao ex-presidente da Fifa João Havelange; ao ex-jogador Pelé; à atriz Fernanda Montenegro; aos ex-ministros Jarbas Passarinho e Célio Borja. Recebem homenagens póstumas o publisher da Folha de S. Paulo Octavio Frias de Oliveira (1913-2007), a primeira-dama Ruth Cardoso (1930-2008), o presidente das Organizações Globo Roberto Marinho (1904-2003), o presidente do Grupo Abril Victor Civita (1907-1990) e o cientista Carlos Chagas Filho (1910-2000).

Fundada em 12 de agosto de 1938, a CNI surgiu a partir da criação da Confederação Industrial do Brasil, datada de 1933, uma iniciativa de quatro federações de indústrias: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro - capital do Brasil à época. Ao longo de sete décadas, a CNI vem trabalhando para fortalecer e consolidar o parque industrial do país, por meio do apoio a empresas na abertura comercial, da promoção do aperfeiçoamento tecnológico da indústria nacional e de campanhas pela competitividade internacional do produto brasileiro, entre outras ações.

Na cerimônia de 70 anos, o escritor Eduardo Bueno apresenta o livro “Produto Nacional - uma História da Indústria do Brasil”. Acontece, ainda, o lançamento de um selo e de um carimbo comemorativos.

O selo é composto por duas partes: a primeira traz como pano de fundo foto da bandeira brasileira tremulando ao vento e, à direita, em primeiro plano, mapa do Brasil preenchido por ipê amarelo. A segunda parte da peça filatélica apresenta a logomarca comemorativa dos 70 anos da CNI, nas cores azul, branco e laranja. A tiragem é de 6024 unidades, que serão distribuídas aos presentes na cerimônia de aniversário da CNI e utilizadas em cartões para os funcionários e nas correspondências enviadas pela Confederação.

Décio da Silva tem participação ativa, seja nas entidades de classe locais ou nacionais. É presidente do Conselho de Administração da Oxford, e atua como membro dos Conselhos de Administração da Perdigão, Iochpe e Grupo Algar e dos Conselhos Consultivos da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) e do IEDI (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial).

Já foi presidente do Conselho de Administração do Hospital São José, de Jaraguá do Sul/SC, cidade sede da WEG; membro do Conselho de Administração da CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina); membro representante da FACISC (Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina) no Grupo Executivo de Energia de Santa Catarina GENESC; e membro do Conselho Empresarial Brasil–China; além de participar do Conselho Curador da Fundação Banco do Brasil e do Conselho Superior do IEL (Instituto Euvaldo Lodi).