Tendo a Inovação como uma das prioridades ao longo de sua trajetória, a WEG recebeu no dia 9 de Setembro, em São Paulo, o prêmio Empresas mais Inovadoras do Brasil 2010. Promovido pela Revista Época Negócios em parceria da consultoria da A.T Kearney, a premiação contemplou as 20 empresas que compõem o ranking da inovação, analisadas por 12 mil consumidores do país e selecionadas entre as 120 companhias inscritas.

A lista, encabeçada pela Whirlpool, contou também com empresas como Embraco, O Boticário, Vale e White Martins. A WEG, que possuí hoje 75% de seu faturamento originado de produtos lançados nos últimos três anos, ficou com a 19a colocação.“A inovação é uma questão de sobrevivência para nós”, afirma Milton Castella, Diretor de Engenharia da WEG. “Nossos diferenciais são essenciais, já que os motores começam a se tornar commodities no mercado internacional”, completa.

O principal objetivo da WEG é aumentar a eficiência energética dos produtos. “Estamos produzindo motores que precisam de menos matéria-prima para serem fabricados e que consomem menos energia. Com isso, conseguimos fazer com que menos CO2 seja gasto em ambas as pontas da cadeia”, afirma Sebastião Nau, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da WEG.

A premiação também contemplou os destaques de excelência em relação aos quesitos estratégia para inovação, organização e cultura e processos inovação, tendo como vencedores Whirlpool, O Boticário e Dow respectivamente.