O SESI Santa Catarina aumenta o acesso ao conhecimento para trabalhadores da indústria com a inauguração da décima primeira unidade da Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento. Instalada no Parque Fabril II da WEG, em Jaraguá do Sul, a biblioteca atenderá 15 mil trabalhadores da empresa. A abertura ocorreu ontem dia 16 de agosto, na WEG, em Jaraguá do Sul.

A unidade, que teve um investimento de R$ 525 mil, coloca à disposição um centro multimídia com 24 computadores, um acervo com 11 mil títulos incluindo livros acadêmicos e de literatura em geral, jornais, periódicos, CDs, DVDs e gibis, além das obras de domínio público disponíveis na internet. A ação incentiva as perspectivas da entidade de proporcionar meios de aprendizado pessoal e profissional ao colaborador da indústria.

A parceria para a concretização do projeto levou em conta a prática já existente na WEG, que já tem uma biblioteca instalada no Parque Fabril I, desde 1980. A nova sede recebeu o nome Biblioteca Professor Walter Christian, um austríaco naturalizado brasileiro, que manteve permanente ligação com a WEG por mais de 10 anos, como assessor da diretoria. Walter teve seu primeiro contato com a WEG na década de setenta, ministrando um curso sobre Controle Estatístico da Qualidade para colaboradores, incluindo os fundadores Werner, Eggon e Geraldo. “Hoje é um dia muito especial para a WEG. Um dia que certamente entrará para a história de nossa empresa. Prestes a completar 50 anos de fundação, estamos inaugurando a nova sede da Biblioteca Professor Walter Christian, um moderno centro de leitura e de educação que trará mais cultura, lazer e aperfeiçoamento aos nossos colaboradores”, diz o presidente da WEG, Harry Schmelzer Jr.

O SESI Santa Catarina foi o primeiro estado a instalar uma unidade do Programa Indústria do Conhecimento no Brasil, em 2007. O projeto é uma iniciativa do SESI Nacional e um serviço da área de educação da instituição voltado à promoção da qualidade de vida do trabalhador da indústria. Para o superintendente do SESI/SC, Hermes Tomedi, “trabalhadores capacitados produzem melhor e geram mais resultados positivos para as indústrias. A biblioteca do SESI contribuirá nesse sentido”. Os ambientes são projetados de forma a facilitar a acessibilidade física, em locais bem situados, com boas condições para leitura e estudo, tecnologias adequadas e horários apropriados para os usuários.