A WEG anunciou hoje a assinatura de acordo tecnológico com a companhia Northern Power Systems (“Northern Power” ou “NPS”). Fundada em 1975 e baseada em Barre, estado de Vermont, nos EUA, a Northern Power projeta, desenvolve e fabrica aerogeradores e é pioneira e uma das líderes tecnológicas em aerogeradores permanent magnet direct drive (“PM/DD” ou imãs permanentes e sem caixa multiplicadora de velocidade).

O acordo tecnológico prevê a cooperação para que a WEG oferte no mercado sul-americano aerogeradores entre 2,1 e 2,3 MW e rotores das pás entre 93 e 110 metros de diâmetro, instalados em torres de até 120m de altura, o que atenderá aos requisitos técnicos dos mais diversos regimes de ventos. Os aerogeradores com a tecnologia PM/DD tipicamente apresentam maior disponibilidade e menor custo de manutenção e reparo quando comparados aos aerogeradores tradicionais, resultando em maior produção de energia ao longo da vida útil do equipamento e maximizando os retornos econômicos para os investidores. Os equipamentos serão inicialmente fabricados no parque fabril da WEG em Jaraguá do Sul (SC).

O primeiro fornecimento utilizando a nova tecnologia será para Geradora Eólica Bons Ventos da Serra I S.A., uma parceria entre o Grupo Servtec, uma empresa brasileira com atuação nos ramos de engenharia e de energia, e diversos fundos de investimentos geridos pela Rio Bravo, um dos investidores mais ativos nesta indústria. A WEG fabricará 11 aerogeradores com capacidade de 2.1MW para instalação em parque eólico em Ibiapina (CE), a partir de meados de 2014. Pedro Fiúza, diretor de energia eólica do Grupo Servtec, afirmou que. “nos orgulhamos de escolher uma empresa genuinamente brasileira para ser a fornecedora do parque Bons Ventos da Serra I. Temos certeza de que a WEG tem capacidade e tecnologia para desenvolver aerogeradores de primeira linha".

Segundo o executivo responsável pelo negócio de energia eólica na WEG, João Paulo Gualberto da Silva, “acreditamos que a tecnologia PM/DD da Northern Power Systems oferece uma vantagem de desempenho significativa para uma ampla gama de clientes em toda a América Latina. O mercado eólico sul-americano, e particularmente o mercado brasileiro, está crescendo em um ritmo muito interessante e a resposta inicial dos nossos clientes a nossa proposta tecnológica tem sido muito positiva”. Ainda segundo Gualberto da Silva, “combinar a capacidade industrial e de prover soluções integradas da WEG com um parceiro tecnológico como a NPS, nos posiciona muito bem para os próximos anos. Estamos oferecendo uma tecnologia comprovada, capaz de oferecer soluções tanto para as demandas atuais como para aquelas que estão emergindo em um mercado em rápido desenvolvimento”.

“A WEG integra uma grande capacidade de fornecer todos os componentes de uma unidade de geração de energia eólica com o seu conhecimento profundo do mercado sul-americano de geração de energia. A NPS tem a experiência e a tecnologia necessárias para oferecer as soluções corretas neste mercado” afirmou Troy C. Patton, Chief Executive Officer da Northern Power Systems.
Com o anúncio deste novo acordo tecnológico, a WEG informa o encerramento de sua da parceria com a empresa espanhola MTOI, anunciada em 2010.