Nascido em 16 de março de 1789, na Baviera, Alemanha, Georg Simon Ohm foi um dos principais físicos de sua época, e revolucionou a história das ciências exatas. Responsável por desenvolver a primeira teoria matemática sobre condução elétrica nos circuitos, essencial para a invenção do motor elétrico anos mais tarde, Ohm foi um cientista autodidata, que dedicou a vida a desenvolver estudos matemáticos.

Filho de um serralheiro e uma dona de casa, Georg Simon foi educado em casa, pelo pai Johann. Aos 11 anos, Ohm ingressou no Ginásio de Erlangen, mas acostumado a aprender através de inspiração e interpretação de textos, não conseguia compreender os métodos de explicação da instituição de ensino, fato que o levou, anos mais tarde, a adotar práticas de estudo independente.

Em 1805 deu início a sua carreira universitária, mas, por motivos familiares, foi obrigado a abandoná-la ainda no primeiro semestre. Ao longo de sua carreira, Ohm lecionou em diversas instituições de ensino, chegando a atuar como professor particular, mas nunca deixou de desenvolver suas pesquisas. No decorrer se seus estudos descobriu o que, anos mais tarde, viria a se chamar Lei de Ohm em sua homenagem, equação algébrica que indica que a diferença de potencial entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente elétrica.

Apesar da relevância dos seus estudos, suas conclusões e formulações receberam críticas negativas, e Ohm não conseguiu se tornar professor universitário, como sempre sonhou. Em 1841 recebeu a Medalha Copley, equivalente ao Prêmio Nobel na época, e tornou-se membro da Academia de Turim. Em 1852 finalmente conquistou o cargo de professor de física na Universidade de Munique, realizando o sonho de toda sua vida.

Ohm faleceu no dia 6 de julho de 1854, em Munique, aos 65 anos. Sinônimo de audácia e determinação, Ohm hoje em dia nomeia diversas instituições de ensino superior, e até mesmo uma cratera na lua. Com descobertas que revolucionaram o mundo da física e a maneira de entender as ciências exatas, Georg Simon Ohm, foi de sumária importância para o desenvolvimento do motor elétrico.