Um dos mais importantes físicos alemães de todos os tempos, Heinrich Rudolf Hertz, faria aniversário hoje, 22 de fevereiro. Responsável pela criação de aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio, sua principal contribuição para o mundo científico foi a descoberta da existência da radiação eletromagnética, que iniciou os estudos para a descoberta do campo eletromagnético, principal componente dos motores elétricos.

Nascido na cidade alemã de Hamburgo, em 22 de fevereiro de 1857, Hertz interessou-se desde cedo pela construção de mecanismos eletrônicos. Frequentou uma faculdade de engenharia durante dois anos, no entanto, a sua vontade por desvendar os mistérios da ciência acabou fazendo-o trilhar pelos caminhos da física.

Aluno brilhante Obteve em 1880, resultado excepcional em um estudo sobre a energia cinética da eletricidade, proposto por seu professor, na época, Hermann Von Helmholtz. Devido ao excelente desempenho obtido com o trabalho escolar, tornou-se no mesmo ano, assistente de Von Helmholtz, trabalhando com ele em seu laboratório, período no qual estudou a elasticidade e a propagação de descargas elétricas.

Três anos mais tarde tornou-se professor na Universidade de Kiel, onde iniciou investigações sobre a eletrodinâmica proposta por Maxwell, a qual se opunha à eletrodinâmica mecanicista e a teorias sobre a natureza da ação à distância. Em 1883 descobriu a produção e propagação das ondas eletromagnéticas e formas de controlar a frequência das ondas produzidas. Todas essas experiências permitiram-lhe provar a existência da radiação eletromagnética, como previsto teoricamente por Maxwell.

Durante seus estudos a respeito das propriedades das ondas electromagnéticas, Hertz descobriu que sua velocidade de propagação é igual à velocidade da luz no vácuo, e que elas oscilam num plano que contém a direção de propagação. Demonstrou também a refração, reflexão e a polarização das ondas.

Vencedor da Medalha Matteucci, estabelecida para premiar físicos com contribuições fundamentais à área, em 1888 e da Medalha Rumford em 1890, Hertz faleceu no dia 1 de janeiro e 1894, aos trinta e seis anos vítima de bacteremia, deixando um importante legado para o mundo da física.