A partir deste mês, os estudantes da rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul poderão trocar materiais recicláveis por livros de literatura. É o projeto “Livro Livre”, patrocinado pela WEG através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O investimento para o projeto será de R$ 400 mil e vai atender a cerca de 12 mil estudantes do ensino fundamental.

No “Livro Livre”, cada quilo de material reciclável entregue pelo aluno vale um livro de literatura. Os livros, editados pelo Instituto Evoluir, de Blumenau, são inéditos, de diferentes gêneros e foram escritos por autores da região, formando uma coleção dividida por faixas etárias. No total, serão distribuídos 130 mil livros, divididos em quatro coleções.

E mais: as obras ficam com os próprios alunos – e não com a escola. Assim, o aluno não “ganhará” o livro, mas vai “conquistá-lo”, ao mesmo tempo em que faz sua parte pelo meio ambiente.

O projeto será realizado no município até dezembro. Neste período, uma empresa de reciclagem irá recolher o material arrecadado em cada escola, que investirá o dinheiro da venda em livros e material didático.

O projeto “Livro Livre” já aconteceu em Blumenau e em Gaspar, beneficiando 17,7 mil estudantes e 1,4 mil professores de 107 escolas. O investimento realizado pelo projeto nestes municípios foi superior a R$ 250 mil.