A WEG S.A. (B3: WEGE3, OTC: WEGZY), uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos eletroeletrônicos, anunciou hoje seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2019 (2T19).

Destaques:

  • A Receita Operacional Líquida foi de R$ 3.286,6 milhões no 2T19, 7,5% superior ao 2T18 e 12,1% superior ao 1T19;
  • O EBITDA atingiu R$ 537,2 milhões, 15,4% superior ao 2T18 e 16,3% superior ao 1T19, enquanto a margem EBITDA de 16,3% foi 1,1 ponto percentual maior do que no 2T18 e 0,6 ponto percentual maior se comparada ao trimestre anterior;
  • O Retorno Sobre o Capital Investido (ROIC) atingiu 18,4% no 2T19, crescimento de 1,5 ponto percentual em relação ao 2T18 e crescimento de 0,4 ponto percentual em relação ao 1T19.

O mercado brasileiro mostrou-se positivo e continua apresentando crescimento nas principais linhas de negócio, ainda que em ritmo menor que o esperado no início deste ano.

O desempenho da receita no comparativo trimestral é explicado pela já antecipada menor participação dos projetos de geração eólica. A demanda por produtos de ciclo curto segue a tendência dos últimos trimestres, em especial os motores industriais, de uso doméstico e tintas. Porém o destaque no mercado interno continua sendo os negócios de geração solar e transmissão e distribuição (T&D), que vêm confirmando as expectativas de melhora da demanda já percebidas desde o final do ano passado.

O desempenho no mercado externo foi positivo, principalmente nas áreas de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia (GTD) e Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais, tanto em Reais quanto em moedas locais. Segmentos importantes da indústria como os setores de óleo e gás, mineração, papel e celulose e infraestrutura continuam mostrando boa demanda por novos produtos, tanto em projetos de expansão de capacidade (brownfield) ou novos investimentos (greenfield).

É importante destacar a presença e reconhecimento crescente das soluções da companhia em projetos e parcerias com grandes empresas globais, seja por contratos de exclusividade (frame agreements) ou inclusão como fornecedor global homologado (approved vendor list), o que nos diferencia e traz oportunidades únicas para a WEG.

Outro destaque do trimestre foi a margem EBITDA, que apresentou crescimento de 1,1 p.p. em relação ao 2T18, reflexo dos ganhos de margem em algumas operações no Brasil, seguido por melhor rentabilidade nas operações do exterior, além do mix mais favorável dos produtos vendidos.

O ROIC apresentou mais um trimestre de evolução. Fatores como o crescimento da receita, a melhora das margens operacionais, ganhos de escala e eficiência na alocação de capital têm suportado o crescimento apresentado nos últimos trimestres.

Clique aqui e acesse o release completo.