A Tractebel Energia inaugura em 5 de fevereiro a hidrelétrica de São Salvador, em Tocantins. Evento conta com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ministros, governadores e executivos nacionais e internacionais do grupo GDF SUEZ, controlador da Tractebel Energia, a maior empresa privada de geração de eletricidade do Brasil.

O investimento, de R$ 850 milhões, foi o primeiro empreendimento do ramo de energia a obter financiamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal e foi construída em prazo recorde, de apenas 32 meses. Na avaliação do presidente da empresa Manoel Zaroni Torres, essas características enaltecem a obra perante o setor elétrico brasileiro.

Os dois transformadores WEG instalados na usina têm potência de 135,5 MVA - tensões 13,8 elevando para 230 kV. “Nosso fornecimento envolve também mais um transformador que vai ficar de reserva. Lotado na usina São Salvador, vai atender, ainda, a Subestação Cana Brava”, explica Carlos Diether Prinz, diretor da unidade de Transformadores da WEG. O transformador reserva tem potência 170 MVA - tensões 13,8 elevando para 230 kV.

Com capacidade instalada de 243 MW, a Usina Hidrelétrica São Salvador vai gerar energia suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de Campinas/SP, com cerca de 1 milhão de habitantes. Localizada às margens do Rio Tocantins, no estado do Tocantins, a 18° usina da Tractebel Energia contou com o consórcio construtor formado pela Andrade Gutierrez e Odebrecht. Até o final de fevereiro, a empresa inaugura sua 19ª usina, a eólica Pedra do Sal, em Piauí. Com São Salvador, a Tractebel Energia passa a contar com 6.431 MW de capacidade instalada própria para geração de eletricidade.

Além da construção da usina, a empresa também foi responsável pela implantação da Linha de Transmissão que integra a geradora ao sistema elétrico, cujo principal objetivo é levar a energia gerada por São Salvador até a subestação Cana Brava e dali distribuída no Sistema Interligado Nacional.