Empresa de saneamento evita desabastecimento de 217 mil famílias com solução de gestão de ativos da WEG
Uma empresa de saneamento, fundada na década de 70, é uma sociedade de economia mista com o governo estadual como acionista majoritário. Responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em diversos municípios, sua estrutura inclui unidades regionais e escritórios locais.
Atendendo predominantemente a população urbana, também serve parte da população rural. Com presença em 368 municípios, a empresa atende mais de 4,1 milhões de ligações de água e 1,5 milhão de ligações de esgoto.
Com a responsabilidade de atender a uma população de aproximadamente 2,9 milhões de habitantes, a empresa de saneamento se viu diante da necessidade de garantir a confiabilidade de sua operação para evitar interrupções no fornecimento de água potável.
A manutenção preditiva desempenha um importante papel em manter as máquinas funcionando em bom estado, sendo empregada com rigor para garantir um bom serviço prestado, evitando corretivas emergenciais, falhas e paradas não programadas.
O início do projeto
Em maio de 2023, a empresa iniciou um projeto de implementação do sistema de monitoramento de ativos da WEG, o WEG Motion Fleet Management, em três conjuntos principais de motobombas.
Cada um desses conjuntos é responsável por 10% do abastecimento de água na região, o que, somado, representa uma parte significativa da infraestrutura de distribuição de água.
Com o monitoramento dessas motobombas críticas, a empresa buscava evitar falhas que poderiam afetar diretamente a vida de centenas de milhares de famílias, além de manter a confiabilidade, disponibilidade e atender aos requisitos regulatórios.
Durante a fase inicial do projeto, foram instalados sensores WEGscan 100 e um Gateway X2000, permitindo a coleta de dados e envio para o software WEG Motion Fleet Management em nuvem, sem a necessidade de coleta off-line de dados de temperatura e vibração dos equipamentos. A programação dos alertas foi cuidadosamente configurada, possibilitando diagnóstico automatizado de falhas e o disparo de notificações precisas, garantindo detecção precoce de problemas.
Retorno do Investimento com WEGscan 100
Em dezembro de 2023, alguns meses após a implementação, a equipe recebeu um alerta crítico indicando um aumento na velocidade em uma das bombas. No dia seguinte, outro alerta foi recebido com diagnóstico automatizado apontando desbalanceamento. Rapidamente, técnicos foram despachados para inspecionar o equipamento.
Ao investigar a causa do desbalanceamento, foi descoberto que um objeto estava preso nas pás da bomba, comprometendo seu funcionamento. Graças ao monitoramento contínuo proporcionado pela solução de gestão e monitoramento online de ativos da WEG, a falha foi detectada e corrigida antes de se tornar crítica.
Considerando que cada uma das bombas monitoradas representa 10% do abastecimento de água da cidade, ou seja, 30% no total, a indisponibilidade desses equipamentos poderia afetar diretamente o fornecimento de água de aproximadamente 217.500 famílias na cidade, numa conversão direta com base nos dados fornecidos pela empresa nos seus canais oficiais de comunicação.
Caso a equipe não tivesse sido notificada por meio da coleta de dados realizadas pelo WEGscan e WEG Motion Fleet Management, os danos seriam gigantes, como falhas em rolamentos, buchas, acoplamento e até no eixo. Além, claro, da indisponibilidade da operação e consequente o desabastecimento de mais de 200 mil famílias por prazo indeterminado.
- Leia também: A utilização de uma funcionalidade exclusiva WEG, de ODS Digital, no diagnóstico de problema em ativos | Conteúdo Técnico
- Leia também: Indústria metalmecânica evita parada com solução de gestão de ativos WEG | Estudo de Caso
Segundo o engenheiro eletricista da empresa, a eficácia do sistema de monitoramento da WEG foi evidenciada, conforme o mesmo relata, “O sistema IoT da WEG para monitoramento de vibração e temperatura aliado ao modulo avançado de análise de vibração e os alarmes automatizados de tipo de falha, se mostrou eficaz. […] A solução para o problema foi simplesmente um desligamento que permitiu a reversão do sentido de giro do equipamento com o desprendimento de um objeto das pás da bomba. A persistência do desbalanceamento por um período prolongado provocaria a falha funcional do conjunto de bombeamento com redução de produção para a população da cidade.”
O engenheiro também afirma que a solução além de altamente escalável, também é aplicável em esgotamento sanitário, pois demandam monitoramento contínuo, 24 horas por dia e 7 dias por semana, evitando grandes deslocamentos das equipes já que muitas vezes estes ativos estão localizados em regiões geograficamente distantes um dos outros.
A importância da manutenção para a sociedade
Este número não impressiona apenas pela grandiosidade dele, mas demonstra a importância que a manutenção, especialmente a manutenção preditiva, para as para as empresas e para a sociedade e, que muitas vezes, não é reconhecida ou valorizada da forma como deveria ser. Além de garantir uma economia difícil de ser mensurada já que haveria a interrupção dos serviços, compra de peças novas, mobilização e deslocamento de equipes de funcionários e demais despesas de reparo, o WEGscan e o software WEG Motion Fleet Management foram um grande aliado da equipe de manutenção da empresa, capaz de proporcionar à manutenção algo que sem o sensor IoT e software em nuvem da WEG, não seria possível: precisão do diagnóstico e curto tempo de reação.
A equipe de manutenção ganha tempo e tem os dados necessários para trabalhar de forma mais assertiva, visando a garantia da melhor entrega e da segurança no fornecimento de água para todo o estado da Bahia.
Com o sucesso desta implementação, a empresa de saneamento reafirma seu compromisso em utilizar tecnologias avançadas para garantir a confiabilidade e disponibilidade dos serviços de saneamento básico, atendendo às necessidades de uma vasta população e contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida dos moradores de toda a região.
A solução de gestão de ativos da WEG
A WEG é a maior fabricante de motores elétricos do mundo. Muito além de fabricar os ativos que impulsionam a economia mundial e estar presente em todos os continentes, também desenvolvemos tecnologias que os tornam estes mesmos equipamentos, ainda mais eficientes e sustentáveis ao longo do tempo, por meio de soluções como WEGscan e WEG Motion Fleet Management, que prolongam a vida útil dos ativos por meio da internet das coisas (IoT).
Software e sensores combinados: como tornar máquinas inteligentes
A combinação entre software e sensores, WEGscan e WEG Motion Fleet Management dão ouvidos para que as equipes de manutenção possam escutar o que as máquinas estão comunicando.
Antes, este tipo de compreensão das equipes de manutenção era muito mais desafiador, demandando análises espaçadas e realizadas por terceiros e que muitas vezes, eram surpreendidas com paradas inesperadas.
Com o monitoramento da condição dos ativos, as máquinas se tornam inteligentes e os seus sintomas são rapidamente coletados pelos sensores inteligentes desenvolvidos pela WEG.
- Leia também: Como um dos maiores frigoríficos do Brasil evitou falha com prejuízo superior a R$1,2 milhão por dia
Evite paradas inesperadas, como a desta grande empresa de saneamento, garanta máxima segurança para a sua operação e alcance ROI tangível e progessivo com a solução WEG de gestão de ativos. Fale com um de nossos especialistas em gestão de ativos, clicando no botão abaixo.
SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA
Leia também
Como a WEG reduziu 40 horas mensais de trabalhos manuais com a Plataforma IoT WEGnology®
O departamento de Manutenção e Utilidades da WEG desenvolveu uma aplicação inovadora na Plataforma IoT WEGnology® (PIW), que fornece insights sobre a necessidade de troca de...
Indústria metalmecânica evita parada com solução de gestão de ativos WEG
Fundada em 1939, esta é uma empresa da indústria metalmecânica e fabricante de máquinas (OEM). Com foco no beneficiamento de borracha e couro, a empresa tem como...
Visão computacional no setor automotivo: como melhorar sua eficiência e produzir mais
O ano de 2024 começou bastante positivo para o setor automotivo brasileiro. De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores),...