Como a Indústria 4.0 pode colaborar para a eficiência energética na indústria?
A eficiência é uma das vantagens trazidas pela Indústria 4.0, sendo que a eficiência energética na indústria é considerada, inclusive, um dos pilares da quarta revolução.
Afinal, em um mundo corporativo tão competitivo, gerenciar o consumo de energia representa um importante diferencial para as empresas.
Sendo assim, as tecnologias 4.0 são uma alternativa eficaz para aumentar a produtividade e otimizar o consumo dos insumos nas organizações, trazendo mais economia e tornando-as mais sustentáveis.
Mas como a Indústria 4.0 pode impactar na eficiência energética e como fazer dela uma realidade? Para conferir as respostas dessas perguntas, continue a leitura.
Eficiência energética e Indústria 4.0: qual é a relação?
A eficiência energética na indústria significa utilizar a energia de modo sustentável e eficiente. Mas sabia que ela é um dos pilares da Indústria 4.0?
Isso porque o objetivo da Indústria 4.0 é tornar as empresas mais eficientes, e uma indústria inteligente está completamente relacionada com a eficiência em sua operação e seu consumo.
Por ser o setor que mais consome energia, a indústria precisa pensar em formas de reduzir os gastos com energia elétrica. É nesse quesito que entra a colaboração da Indústria 4.0.
A adoção de tecnologias é capaz de promover uma economia mensal considerável, pois é a forma de tornar o consumo de energia mais sustentável e otimizado.
Inclusive, informações da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) apontam que 42% da energia consumida na indústria é desperdiçada. Isso ocorre devido a problemas que incluem iluminação insuficiente e perda de calor.
Por isso, a eficiência energética é um dos principais benefícios da Indústria 4.0. Mas afinal como colocar as tecnologias da Indústria 4.0 em prática para obter a eficiência energética na indústria? Confira abaixo.
- Leia também: 8 grandes vantagens da Indústria 4.0 na produção fabril.
Como as tecnologias 4.0 podem colaborar para a eficiência energética na indústria?
A Indústria 4.0 trouxe uma verdadeira revolução na forma com a qual lidamos com dados e informações, alterando as formas de produção, tornando a indústria mais otimizada por meio do uso de tecnologias.
Uma forma de incluir as tecnologias 4.0 para a eficiência energética na indústria é utilizar soluções que possuam Internet das Coisas, por exemplo. Através de sensores em máquinas, é possível identificar desperdícios no consumo de energia e, consequentemente, reduzir os gastos.
Mas existem ainda outros modos de fazer com que as premissas da Indústria 4.0 colaborem para a eficiência energética. Veja alguns deles:
- Digitalizar o processo produtivo.
- Elaborar plano de manutenção preventiva dos ativos.
- Implantar sistema de medição do aproveitamento energético.
- Monitorar ativos, como vibração, temperatura, pressão e vazão.
- Optar por energia limpa, como a solar.
- Utilizar equipamentos de alta eficiência.
Soluções WEG promovem eficiência energética na indústria
Agora que você sabe que a Indústria 4.0 exige que as empresas se adaptem para que possam adquirir a eficiência energética, quais ações você pretende adotar para que a sua indústria obtenha mais lucratividade?
Investir em um projeto de energia eficiente é um bom começo. Mas, se você não souber por onde começar, a WEG Digital Solutions pode lhe ajudar. O WEG Motor Scan e o WEG Energy Management são duas soluções certas para proporcionar eficiência energética na indústria.
Leia também

Cadeia de logística integrada: veja como aplicá-la e seus benefícios
Veja como a cadeia de logística integrada transformou não só as etapas, mas também o relacionamento da logística com os setores da empresa.

WEG Smart Machine: acompanhe a operação das suas máquinas em qualquer parte do mundo
Acompanhar em tempo real o chão de fábrica otimiza a eficiência produtiva de uma empresa. Veja como fazer isso com o WEG Smart Machine.

5 etapas para implementar a transformação digital na indústria
A transformação digital na indústria é a evolução dos processos tradicionais da indústria. Mas como implementá-la? Confira 5 etapas.