Arquitetura

Iluminação natural em tempos de LED

Compartilhe nas redes sociais:

É inegável que as lâmpadas de LED oferecem uma nova tecnologia de alta eficiência luminosa e com uma vida útil muito maior do que os outros produtos do mercado. Mas a iluminação natural vem rebater esse argumento.

Por mais que as lâmpadas sejam indispensáveis, é muito importante prever e arquitetar ambientes pensando no uso da luz natural. Afinal, além de ser outra grande economia, é muito importante para o funcionamento do corpo humano.

Iluminação Natural

Você sabia que a intensidade e o tipo de iluminação que incide nos ambientes que fazem parte do nosso dia a dia têm um grande impacto sobre nossa saúde, felicidade e produtividade?

Uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Sleep Medicine em 2014, constatou que pessoas que trabalharam com iluminação natural no escritório registraram impressionantes 46 minutos a mais de sono à noite e se exercitaram mais depois do trabalho do que os que ficaram em locais fechados.

Ou seja, para tornar a rotina menos densa e mais produtiva, os projetos luminotécnicos têm papel fundamental. Por isso, resolvemos compartilhar algumas formas eficazes de programar a iluminação natural para os espaços, gerando economia, saúde e bem-estar.

iluminação-natural

Projeto com iluminação natural

Um projeto que pensa e inclui a iluminação natural não é nada simples, ao passo que exige o conhecimento da geometria solar e da disponibilidade e distribuição da luz natural.

Para trabalhar com a iluminação natural você precisa limitar a profundidade dos cômodos, aumentar os pés-direitos, fazer aberturas mais generosas, pensar na posição do sol em relação aos ambientes da casa, e dimensionar corretamente venezianas, platibandas, light shelves e outros.

Mas não é só isso! Também deve-se levar em conta cinco aspectos técnicos antes que a iluminação natural possa ser integralmente utilizada como uma tecnologia ambiental da edificação:

  • Base de dados sobre a disponibilidade de luz natural e de insolação

Para analisar a iluminação em ambientes internos e o desempenho energético dos sistemas propostos.

  • Entender quais os melhores caminhos

Com base nos dados, deve-se desenvolver as melhores opções para utilizar a iluminação natural adequadamente, evitando o excesso de insolação.

  • Softwares

Devem ser disponibilizados ao projetista softwares e métodos de cálculo que permitam a avaliação do desempenho do sistema de iluminação natural, para saber quanta luz artificial será necessária para complementar o ambiente.

  • Integração luz natural e artificial

Isso implica em posicionar adequadamente luminárias, distribuir os circuitos de acendimento da iluminação artificial e utilizar sistemas de controle automático, de forma a acender apenas as lâmpadas necessárias para complementar os níveis de iluminação natural disponíveis.

  • Acompanhamento do projeto

Sistemas de iluminação natural requerem usuários ativos, para fazer o controle dos sistemas instalados e dispostos a aceitar os controles automáticos instalados para comprovar sua eficiência ou fazer alterações conforme validado no dia a dia.

E já que falamos nos sistemas de controle automático para complementar os projetos de iluminação natural, que tal você conferir a nossa matéria sobre Smart Lighting? É a tecnologia a nosso favor!