Arquitetura

Por que é tão importante pensar no desenvolvimento de cidades inteligentes?

Compartilhe nas redes sociais:

Habitabilidade, viabilidade econômica e integração social são os conceitos que devem ser aplicados quando se fala em cidades inteligentes. Diversos modelos estão sendo implantados e experimentados em todo mundo, onde o design e arquitetura têm um papel fundamental no desenvolvimento estratégico de infraestrutura, para que seja capaz de oferecer à população a melhoria da qualidade de vida.

Para atender as demandas das novas cidades, é preciso desenvolver projetos sustentáveis, que aproveitem os recursos naturais em um ciclo de reuso. Nesse espectro, encaixam-se soluções como painéis de energia solar fotovoltaicos, telhados verdes, sensores de luminosidade, ciclovias, hortas compartilhadas, controle do consumo de água e energia, bicicletas e automóveis compartilhados.

O descarte do lixo também é um ponto bastante explorado – na cidade de Songdo, na Coréia do Sul, um dos mais destacados projetos de cidades inteligentes, esse processo acontece através de tubos pressurizados para separação subterrânea, sem a utilização de veículos – dessa forma, há economia de combustíveis fósseis e menor emissão de gases.

cidades-inteligentes

Cidade de Songdo, na Coréia do Sul

Para o professor Neri dos Santos, do departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade de Santa Catarina (UFSC), esses novos modelos de cidade são quase uma necessidade humana, em função da insustentabilidade das cidades atuais, baseadas em um sistema industrial simbolizado pelo automóvel.

Portanto, é uma área em constante crescimento, que abre inúmeras possibilidades para a realização de projetos e negócios na área. A cidade inteligente do presente já cobra a implantação de sistemas que interagem entre si, usando de forma estratégica a infraestrutura aliada a serviços, informação e comunicação. Esse planejamento envolve a gestão urbana respondendo de forma otimizada às necessidades sociais e econômicas dos centros urbanos.

De acordo com o Relatório de Inteligência para a área de construção civil, publicado pelo Sebrae em 2018, o profissional que deseja investir nesse mercado deve estar preparado para apostar em inovações. É necessário conhecer as técnicas e tecnologias mais adequados e saber integrá-las ao capital humano.

A sustentabilidade é a espinha dorsal de toda essa mudança. Por isso, é necessário ficar atento à boas ideias criadas ou desenvolvidas – e que deram certo. Pensando nisso, listamos aqui 5 cidades ao redor do mundo que buscam um desenvolvimento mais sustentável, com ideias que podem ser aplicadas em outros centros!