Tecnologia

Automação residencial: o que é, como funciona e quais as vantagens

Compartilhe nas redes sociais:

A automação residencial já não é mais algo do futuro. Cada vez mais populares, as tecnologias utilizadas dentro de casa estão transformando em realidade o que antes era apenas ficção.

Mas, afinal, você sabe como ela funciona? Se vale a pena adotar em sua casa ou em seus projetos de arquitetura? Ou, ainda, se é uma boa ideia investir em novidades de IoT e automação residencial em sua loja?

Para você que quer saber tudo sobre o assunto, vamos explicar em que consiste esse conceito, como essa tecnologia funciona e quais benefícios você ganha ao investir nessa tendência. Confira!

O que é automação residencial?

Automação residencial diz respeito a um conjunto de tecnologias com a capacidade de programar eventos em uma casa e de tornar automático o funcionamento de diversos equipamentos.

Por meio de sistemas integrados e da conexão à internet, a automação residencial visa criar uma casa inteligente. Uma das tecnologias mais importantes nesse processo é a IoT (Internet of Things), que já vem impactando o dia a dia em muitas residências.

O objetivo é oferecer facilidades e mais praticidade aos moradores através do controle e do gerenciamento remoto da residência. Isso é feito por meio de um simples dispositivo móvel conectado à internet, como um smartphone ou tablet.

Assim, você pode controlar os aparelhos de casa de qualquer lugar que estiver. Além disso, é possível programar sensores, fechaduras e luzes, por exemplo, para que determinado comando seja executado automaticamente.

Além de facilitar a vida dos moradores, você pode criar uma casa totalmente personalizada conforme o seu estilo de vida, necessidades e hábitos.

Como essa tecnologia funciona?

Para criar uma automação residencial, você só precisa de aparelhos com conectividade elétrica, internet e um dispositivo inteligente que fará a coleta e a troca de informações para que a automatização seja possível.

Com o uso de Wi-fi ou Bluetooth, esse dispositivo permite que o morador controle, gerencie e programe seus aparelhos de forma remota.

Para tornar uma casa inteira inteligente, esse processo é ampliado para diversos aparelhos. Por meio de um sistema de integração, todos os equipamentos são conectados a uma central controladora ligada à rede de internet.

Para controlar esse sistema, o usuário pode utilizar diferentes tipos de interfaces, como:

  1. Aplicativos para celular;
  2. Teclados de parede;
  3. Interface web;
  4. Displays touch screen;
  5. Dispositivos de comando de voz.

Veja alguns exemplos de como a automação residencial pode ser aplicada:

  • Monitoramento da iluminação com tomadas inteligentes;
  • Gerenciamento do sistema de ar-condicionado;
  • Automação de cortinas e persianas;
  • Ambientação com um sistema personalizado de som, iluminação e temperatura;
  • Controle de fechaduras eletrônicas;
  • Sensores de vazamento de água;
  • Sensores de fumaça;
  • Controle de consumo de água e energia;
  • Sensores de presença em portas e janelas;
  • Câmeras inteligentes e integradas a outros objetos, como luzes ou campainha.

Quais as vantagens de investir em automação?

Você já deve ter percebido como a automação residencial traz inúmeras facilidades na vida de uma pessoa, não é mesmo? Uma casa com objetos automatizados significa muito mais praticidade, conforto e segurança.

Seja com um projeto completo de automação residencial ou com a adoção de apenas alguns equipamentos inteligentes, já é possível notar as vantagens dessa tecnologia.

Conheça as principais!

Segurança

Uma das maiores vantagens da automação residencial é o sistema de segurança. Com câmeras inteligentes, você pode ver tudo o que acontece em sua casa remotamente.

Também é possível usar fechaduras inteligentes e sensores de presença e de luz para monitorar os arredores da casa e receber notificações de movimentos estranhos.

Praticidade

O grande princípio da automação residencial é o gerenciamento remoto de seus equipamentos. Até dentro de casa, você pode controlar persianas, ar-condicionado, luz, TV e outros aparelhos sem nem mesmo levantar do sofá.

Tudo isso traz mais conforto e praticidade no cotidiano dos moradores. Além disso, como você pode criar a ambientação que deseja para os cômodos de sua casa, os momentos de lazer se tornam muito mais prazerosos.

Sustentabilidade

Com o controle de água e energia, a automação residencial ajuda os moradores a economizarem, contribuindo também para as ações sustentáveis.

Por exemplo, isso pode ser feito por meio de:

  • Medidores de consumo de energia;
  • Desligamento automático de luzes e ar-condicionado;
  • Controle de cortinas conforme a luz solar;
  • Sensores de vazamento de água.

Viu como essa ideia já está fazendo parte de nossas vidas? Então, aproveite e conheça agora 11 inovações em automação residencial!