Tecnologia

5 práticas da arquitetura sustentável para adotar em casa

Compartilhe nas redes sociais:

Investir na arquitetura sustentável é uma alternativa para equilibrar a preservação dos recursos naturais às necessidades de quem busca um estilo de vida mais saudável e consciente. Por isso, a arquitetura verde pode começar não apenas nos projetos equipados com tecnologias específicas. Em casas ou apartamentos, reformas e pequenas mudanças de hábito podem ser adotadas para que o estilo de vida sustentável passe a fazer parte do dia a dia.

1 Recicle o lixo

Começar pelo básico é essencial, e seguir as normas de reciclagem do lixo é um bom exemplo. Informe-se sobre a legislação em vigor no Brasil e sobre a coleta seletiva de lixo na sua região. Uma construção sustentável é aquela que, em primeiro lugar, reaproveita materiais descartados, como na compostagem e na própria reciclagem, e dá destinação correta aos resíduos.

2 Reutilize materiais

Móveis e itens de decoração com materiais de demolição estão em alta, afinal, eles cumprem sua função tal qual os convencionais, além de trazerem personalidade para os ambientes, externando a preocupação ambiental. É importante levar em conta o impacto ao meio ambiente para se produzir um móvel novo, por exemplo.

3 Tecnologia como aliada

A tecnologia trouxe diversas soluções que diminuem o impacto ambiental e geram economia financeira. A lista vai desde revestimentos à base de materiais reciclados até lâmpadas que reduzem o consumo energético. O uso de painéis solares para geração de energia está entre estas soluções, substituindo o consumo de energia elétrica pela energia limpa até mesmo em dias nublados.

4 De olho no consumo

É importante acompanhar as despesas, para saber se o resultado esperado está sendo alcançado com as medidas sustentáveis adotadas, e também se é possível melhorar os índices. Verifique contas de luz, água e até mesmo telefone e descubra em quanto tempo as tecnologias “se pagam” após feito o investimento. Crie seus indicadores para monitorar mês a mês as despesas na sua casa.

5 Estimule a sustentabilidade

Além dos investimentos focados na arquitetura sustentável, as mudanças de atitude devem ser incorporadas por todos os integrantes da família. Isso vale também para funcionários, como pedreiros, zeladores e empregados, que devem ser orientados a não desperdiçar materiais ou fazer o descarte incorreto dos resíduos.

Você sabe quando e como a arquitetura sustentável surgiu no Brasil? Acesse e conheça mais sobre o conceito e o que deve ser observado na hora de fazer um projeto.