Tecnologia

4 benefícios da automação residencial (casas inteligentes)

Compartilhe nas redes sociais:

A cada dia surgem novidades em IoT e automação residencial, tornando as chamadas casas inteligentes uma tendência cada vez mais forte na vida das pessoas. Mas você sabe quais são, de fato, os benefícios da automação residencial? Será que vale a pena investir nesse sistema?

O fato é que o impacto da IoT no dia a dia em casa já é uma realidade. Mas, mais do que uma simples tendência tecnológica, a automação residencial traz muitos benefícios importantes. Quer saber quais são e por que apostar nessa ideia? Confira a seguir!

Conheça 4 benefícios da automação residencial

1. Reforço na segurança

Um dos maiores benefícios da automação residencial é que o sistema de segurança não só engloba diversos recursos automatizados, como gera a integração entre eles, fortalecendo ainda mais a proteção da casa.

Existem vários dispositivos automatizados focados em segurança, como:

  • Alarmes;
  • Fechaduras eletrônicas;
  • Reconhecimento facial;
  • Sensores de presença com iluminação automatizada;
  • Câmeras inteligentes com monitoramento remoto;
  • Displays e sistemas de vídeo com imagens em tempo real.

Com o controle e monitoramento remoto, você pode verificar, por exemplo, se trancou a porta de casa ao sair ou se há a presença de algum indivíduo nos arredores de sua residência.

E tudo isso pode ser feito por meio de um sistema de segurança integrado ao seu celular. Assim, a automação residencial ajuda os moradores a terem maior conhecimento sobre o que acontece em sua casa ou fora dela, mesmo não estando na residência.

2. Economia de água e energia

Outro benefício da automação residencial é que dispositivos inteligentes geram economia na sua casa. Lâmpadas inteligentes, por exemplo, além de racionalizar o consumo de energia, podem ser reguladas remotamente. Assim, em casos de esquecimento, é possível apagá-las mesmo não estando em casa.

Alguns sistemas também apagam as luzes automaticamente, evitando ficar acesas sem necessidade caso não tenha ninguém no ambiente. Outros recursos ainda podem controlar a intensidade de aparelhos da casa, como geladeira e ar-condicionado, evitando, assim, o consumo excessivo de energia.

Algumas funcionalidades também permitem o monitoramento do uso da água, evitando desperdícios e, consequentemente, uma conta alta no fim do mês. A tecnologia de automação também proporciona o recurso de bloqueio de vazamentos de água e gás, o que não só contribui para a economia, mas também para a segurança em caso de acidentes.

3. Praticidade e conveniência

Um dos grandes benefícios de qualquer tipo de automação é trazer mais facilidade na vida das pessoas. E isso não é diferente na automação residencial. Os aparelhos inteligentes e integrados também servem para facilitar a rotina dos moradores.

A automatização de atividades domésticas diárias pode ser feita por meio do uso de controles remotos, da integração de aparelhos com o smartphone e também com os assistentes de voz.

Uma fechadura eletrônica, por exemplo, pode ser programada para ligar a iluminação da casa assim que o morador abrir a porta. O portão da garagem, por sua vez, pode ser configurado para abrir quando o carro estiver a uma determinada distância. As janelas de casa podem ser fechadas caso comece a chover.

Também é possível acionar a lareira, a cafeteira e o ar-condicionado remotamente ou até mesmo a irrigação do jardim, muito útil para quem passa muito tempo fora de casa ou faz longas viagens.

4. Mais conforto na residência

Mais um dos benefícios da automação residencial é trazer conforto e bem-estar por meio de recursos que criam uma atmosfera mais agradável e geram aos moradores uma experiência única.

Com a tecnologia, você pode controlar a intensidade, o brilho e as cores das lâmpadas. Pode ainda regular a temperatura do ar e até mesmo usar recursos de aromaterapia no ambiente. Outra possibilidade é programar o sistema de som para tocar música em determinados ambientes ou em toda a casa.

Você também pode configurar padrões integrados de luz, temperatura e som, e ainda associar um padrão ao controle remoto da televisão. Assim, com um simples e único toque, a luz será regulada, as cortinas fechadas e o ambiente climatizado, criando todas as condições desejadas para que você possa assistir a um programa, filme ou série com mais conforto.

Como você viu, os benefícios da automação residencial são muitos, e essa é uma tendência que veio para ficar. Ficou com vontade de investir nesse sistema? Então, aproveite para conferir 11 inovações em automação residencial para você ficar de olho!