Negócios

Saiba como melhorar o seu ponto de vendas para vender mais

Compartilhe nas redes sociais:

Depois de entender a importância do merchandising, chegou a hora de olhar para o ponto de vendas e saber como é possível melhorá-lo. Para salientar a importância do ponto de vendas, pense nos seus hábitos enquanto consumidor: entrar em uma loja organizada, onde é fácil encontrar o que se procura, é muito bom, não é mesmo? Esse é também o primeiro passo para garantir uma boa experiência de compra, uma vez que 80% das decisões ocorrem dentro da loja.

Sabendo disso, que tal conhecer algumas dicas para melhorar seu ponto de vendas e torná-lo mais atraente aos olhos do consumidor? Siga a leitura!

melhorar-o-ponto-de-vendas-2

Como expor melhor os produtos no ponto de vendas

Vamos direto ao ponto: a principal preocupação no ponto de vendas deve ser a disposição dos produtos da loja. É preciso ser detalhista em relação a isso. Se você está a fim de melhorar seu PDV, observe os seguintes aspectos:

– Escolha pontos com grande visibilidade para expor produtos;

– Analise bem a loja para identificar os pontos de melhor fluxo de pessoas;

– Combine a exposição de produtos complementares;

– Utilize técnicas específicas de merchandising.

5 dicas para melhorar o ponto de vendas

O contato do público com a marca pode aumentar a confiança na marca depois que ele vê, toca e pode experimentar os produtos. Com as sugestões a seguir, veja como melhorar seu ponto de vendas para ajudar os clientes a optar pela compra.

melhorar-o-ponto-de-vendas-3

1 – Identificar os pontos certos

Estude o layout da sua loja. Aqueles locais com a melhor visibilidade para os produtos e para a maior circulação das pessoas devem ser bem aproveitados. Estes são os chamados pontos quentes do seu ponto de vendas.

No artigo sobre merchandising, explicamos sobre os três níveis do campo de visão e que o nível 1, também conhecido como a “altura dos olhos”, é a faixa entre 1,20 m e 1,80 m. Nesse nível, em especial, é preciso otimizar a exposição de produtos na loja.

melhorar-o-ponto-de-vendas-4

2 – Instalar o material certo no lugar certo

Os itens devem estar organizados com base em uma série de fatores, tais como: mix de produtos, localização, tipo de atendimento e tamanho da área. Itens que precisam girar merecem estratégias de merchandising diferenciadas e mais destaque. Essa organização vai garantir benefícios significativos para o empreendedor:

– Exposição atraente;

– Menos poluição visual;

– Facilidade para localizar produtos;

– Clientes menos confusos na hora da compra.

melhorar-o-ponto-de-vendas-5

3 – Explorar as ações certas nos momentos certos

Se você precisa girar mais produtos em determinadas épocas, também deve organizar o ponto de vendas de um jeito diferente, considerando a sazonalidade. Uma ação promocional pode ocorrer durante uma semana, ou uma vez no mês. Tudo vai depender de uma análise prévia da circulação dos produtos na sua loja.

Dica extra: depois que uma ação promocional encerrar, retire os produtos da área quente e as informações promocionais relativas a ele. Você deve fazer isso, inclusive por questões legais. Assim como é importante colocar os produtos em destaque na hora certa, é bom saber a hora de retirá-los.

4 – Aprenda a expor

O objetivo do merchandising no ponto de vendas é promover a compra para o cliente e contribuir para as vendas. O seu papel, no entanto, é trabalhar o visual da loja para chamar o cliente a conhecer seus produtos. A seguir, veja uma lista com pontos que merecem atenção quando o assunto é a exposição de produtos.

melhorar-o-ponto-de-vendas-6

5 – Otimize a exposição

Neste tópico, vamos dar algumas dicas para você acertar de vez na disposição dos produtos no ponto de vendas. Já ouviu falar na compra por impulso, não é mesmo? Então aproveite as áreas próximas ao caixa para colocar materiais de comunicação ou expor produtos atraentes. Essa organização em gôndolas vai estimular as vendas por impulso.

Aproveite as colunas para fazer plotagem e colocar banners. Ilhas e pilhas de produtos promocionais também são uma estratégia que funciona. Reserve um espaço isolado na loja para expor produtos e deixe os quatro lados livres.

melhorar-o-ponto-de-vendas-7

O sucesso do seu ponto de vendas depende da sua organização e inteligência na hora de expor produtos. Experimente seguir as dicas da WEG e analise o impacto nas vendas. Temos certeza que os resultados falarão por si. Aproveite para acessar outros conteúdos que podem contribuir para as vendas da sua loja aqui no blog. Até mais!

Leia também:

+ Merchandising no ponto de vendas: saiba como vender mais

+ 5 dicas para aumentar suas vendas na construção civil

+ Como atrair mais clientes para a sua loja

+ Linha Composé: tomadas & interruptores com o seu estilo