Arquitetura

Ambientes Instagramáveis por Ana Paula Teixer

Compartilhe nas redes sociais:

O termo instagramável não existe no dicionário da língua portuguesa, mas, como você deve imaginar, ele está relacionado a um dos aplicativos mais queridos pelos usuários digitais do momento: o Instagram.

Ambientes instagramáveis são nada mais, nada menos, do que ambientes decorados e interessantes visualmente, que despertam nas pessoas o desejo de fazer fotos bonitas e compartilhá-las na rede social.

Não é incomum você ir a uma exposição, show, shopping ou até mesmo uma festa de casamento ou aniversário e se deparar com espaços especialmente criados para que você possa tirar fotos incríveis. Afinal, todo mundo vai querer compartilhar aquele momento – e se for em um cenário pensado para isso, melhor ainda!

Espalhando por aí

Para as empresas, proporcionar essa experiência “instagramável” vai muito além de “mimar” o cliente. A intenção é chamar a atenção, interagir, engajar, criar um vínculo e, claro, viralizar nas redes sociais, afinal quanto maior o número de pessoas fotografando e compartilhando o seu ambiente, mais a marca estará sendo divulgada.

“Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais do que a recomendação de um amigo” – Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, sobre o marketing boca a boca.

De olho nos instagramáveis

Nos Estados Unidos, esses ambientes já são bastante comuns em lojas, que oferecem uma experiência única, divertida e com engajamento no universo online.

Em Miami, o Museu do Sorvete (Museum of Ice Cream), fechado recentemente, foi projetado com este conceito, contando a história do sorvete em um passeio por ambientes lindos e interativos, estimulando o registro em fotos e seu compartilhamento.

Ambientes-Instagramáveis-2
Fonte: globetrender.com

Ambientes-Instagramáveis-3
Fonte: globetrender.com

No Rio de Janeiro, o Youtube Space chama a atenção pelos ambientes decorados e super descolados, que rendem ótimas fotos e vídeos.

Ambientes-Instagramáveis-4
Fonte: brasil.googleblog.com

Já em São Paulo, locais como o @funcast.me recebe visitantes que querem produzir conteúdo para redes sociais aproveitando os 25 cenários interativos. Para entrar, basta adquirir um ingresso que varia de acordo com o tempo que você quer ficar por lá.

Ambientes-Instagramáveis-5
Fonte: funcast.com.br

Arquitetura e Design

Em março, aconteceu em São Paulo a Expo Revestir, feira do ramo de arquitetura e design, onde empresas do segmento apresentam seus lançamentos, ditam as tendências, trocam experiências e geram novos negócios.

Ambientes-Instagramáveis-6

A onda dos ambientes instagramáveis estava inserida em vários stands do evento, o que fazia com que as empresas chamassem mais atenção.

A briga por espaço não era simplesmente para tocar, conhecer ou ver de perto o produto exposto, mas também para esperar o momento certo para fazer a foto perfeita.

Ambientes-Instagramáveis-7

Segundas intenções – ou não

Se você quiser dar um up na decoração da sua casa, é possível criar cantinhos instagramáveis nela também. Experimente posicionar uma poltrona ao lado de uma luminária com design bonito ou decorar uma parede com algo diferenciado. Depois, é só procurar o ângulo perfeito, clicar e postar!

Ambientes-Instagramáveis-8

Em uma época onde a experiência tem tanto – ou até mais valor do que o produto, vale a pena pensar se você também vai querer surfar essa onda, e como ela pode ser benéfica para a sua empresa ou marca.

Ambientes-Instagramáveis-9

Autora

Ana Paula Teixer é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Nove de Julho, em São Paulo. Já trabalhou com importantes escritórios de design de consumo na área de cenografia e projetos para food service. Atualmente, é diretora da Duetss Arquitetura & Design, com especialidade em projetos de interiores residenciais, comerciais e coorporativos.

Instagram: @duetssarquitetura

Facebook: @anapaulateixerarquitetura

Linkedin: @anapaulateixer