Negócios

5 dicas para aumentar suas vendas na construção civil

Compartilhe nas redes sociais:

Todo lojista quer sempre vender mais. Quanto maior for seu giro, melhor para a loja, para toda a equipe interna e, claro, também para os clientes, que sempre terão à disposição novas mercadorias!

Para as vendas na construção civil, a lógica não é diferente. Porém, existem certos desafios que podem dificultar a realização de melhores metas de vendas. Mal atendimento, layout inadequado, péssima comunicação com o cliente, entre outros, são condições que impedem muitas lojas de aumentarem seu faturamento.

Confira abaixo uma lista com algumas dicas para otimizar o processo de vendas no varejo de construção civil. Aproveite para tirar suas dúvidas e descobrir informações que podem ser valiosas para a sua loja!

02-08-dicas-para-vendas-construcao-civil-1

1. Capacite seus vendedores

Em um segmento onde as pessoas surgem com muitas dúvidas – e, em muitos casos, estão abertas para receber sugestões sobre materiais e marcas – é fundamental ter bons vendedores.

O bom vendedor não é aquele que sabe “empurrar” produtos para os consumidores, mas sim aquele que compreende as necessidades das pessoas e apresenta as soluções da maneira mais adequada.

Infelizmente, profissionais capacitados não caem do céu. Portanto, é preciso pensar em duas soluções:

> Uma triagem seletiva de currículos de vendedores no momento da contratação;

> Treinamento para a equipe de vendas. 

Investir em treinamento pode parecer algo com pouco retorno. No entanto, quando os vendedores possuem as técnicas e o discurso correto, é natural que os resultados apareçam.

02-08-dicas-para-vendas-construcao-civil-2

2. Reflita sobre o layout da loja

As pessoas nem sempre percebem a influência do layout de uma loja em suas decisões de compra, porém, ela é uma realidade.

Produtos bens distribuídos, corredores organizados, lógica na proximidade dos produtos… Tudo isso altera os resultados, mesmo que de forma sutil. Uma loja bem organizada e com bom layout é um convite para o retorno do cliente.

Não deixe de investir um tempo do seu trabalho para pensar sobre o layout da loja. Caso queira saber mais sobre, é possível encontrar até consultorias especializadas neste assunto.

02-08-dicas-para-vendas-construcao-civil-3

3. Comunique-se com os clientes

Qualquer estabelecimento comercial precisa ter uma estratégia para contato com seus clientes. É uma forma bastante eficaz de reter sua marca no subconsciente dos compradores e alimentar um relacionamento com foco na fidelização da clientela.

É possível realizar esse tipo de comunicação de diversas formas, muitas delas utilizando a internet e ferramentas grátis. Aposte na comunicação, principalmente por redes sociais e apps de mensagem: estas plataformas trazem um bom retorno e uma capacidade interativa bem interessante para as estratégias de retenção de clientes.

02-08-dicas-para-vendas-construcao-civil-4

4. Analise seus processos de venda

Escolher o produto, ir até o balcão, requisitá-lo ao vendedor, esperar o profissional ir ao estoque e conferir a disponibilidade, receber uma nota, passar no caixa, pagar o produto e retirar depois.

Esse tipo de procedimento é muito comum em lojas de materiais de construção, principalmente em cidades menores. Apesar de ser um método bem tradicional, essa experiência para o cliente está fadada a morrer, sobretudo pela sua complexidade.

Clientes querem rapidez, autonomia, menos filas, entrega em casa, nota pelo e-mail e muito mais. Vale a pena rever os processos de vendas na construção civil adotados pela sua loja e repensar o procedimento.

Com essa reflexão surge a oportunidade de deixar a jornada de compra mais curta e simples – o que é fundamental para conquistar os clientes, ainda mais os apressadinhos!

02-08-dicas-para-vendas-construcao-civil-5

5. Faça um planejamento estratégico

Se as vendas não vão bem, é preciso fazer alguma coisa, certo? Pensar em algo para potencializar as vendas pode requerer estratégia e, principalmente, controle sobre as ações.

Sair por aí fazendo promoções malucas para atrair o cliente e aumentar o faturamento de forma aleatória pode ser um tiro no pé. O mais indicado é realizar um planejamento, analisar o calendário com atenção e captar as melhores oportunidades para aquecer as vendas.

Estratégia é fundamental para tirar qualquer plano ou meta do papel. Logo, antes de arregaçar as mangas e partir para a ação, certifique-se de manter um controle estratégico de suas atividades.

Essas são apenas algumas dicas para alavancar as vendas na construção civil e transformar o faturamento da sua loja em números mais intensos. Lembre-se: apenas uma dessas atitudes pode não funcionar separadamente, contudo, o conjunto delas é poderoso para transformar a realidade das suas vendas e melhorar o faturamento!

Leia também:

+ Como atrair mais clientes para a sua loja

+ Cidades inteligentes requerem soluções criativas

+ Como agir na primeira reunião com o cliente