Negócios

E-commerce de construção civil: saiba o que escrever na descrição do produto

Compartilhe nas redes sociais:

Fazer uma boa descrição de produto no seu e-commerce de construção civil é muito importante.

É ela que ajudará você a informar e convencer seus clientes a comprarem. Para conseguir esse feito, você precisa responder algumas questões como:

  • “Para quem é o produto?” = sua persona.
  • “O que é esse produto?” = suas características.
  • “Quais problemas ele resolve?” = sua função principal.
  • “O que o torna diferente de outros produtos?” = seus benefícios.
  • “Do que ele é feito e de onde ele vem?” = suas dimensões, materiais e local de produção.
  • “Como uso este produto?” = exemplos de aplicações.

Veja que quanto mais detalhes você colocar no seu site, melhor será a descrição. Isso é essencial para que o consumidor se sinta seguro o suficiente para comprar.

Quer entender mais sobre o assunto e aprender como fazer uma descrição de produto e-commerce de construção civil? Então continue a leitura!

Qual é a importância da descrição de produto para e-commerce de construção civil?

Antes de aprender como fazer a descrição de um produto para um e-commerce de construção civil, é necessário entender qual é a importância de ter uma boa descrição e como ela pode impactar os resultados de um e-commerce.

Quando falamos de materiais de construção civil, ter o máximo de informação é primordial. Tudo precisa ser comprado com o tamanho, o peso, o material e a resistência correta; caso contrário, o projeto pode ser prejudicado.

Portanto, ter uma boa descrição fará com que o cliente se sinta confiante para adquirir o produto, evitando assim a devolução e a insatisfação.

Outro ponto importante é na questão do atendimento. Se você já oferecer todo o conhecimento que ele precisa para efetuar sua compra, a demanda virtual para responder dúvidas ou questionamentos diminuirá. Assim, o seu WhatsApp, por exemplo, poderá ficar focado apenas nas vendas, e não em responder perguntas básicas.

Por último, existe a questão dos mecanismos de busca. O Google gosta que os sites tenham dados ricos, ou seja, palavras e textos que sejam completos e que respondam a pesquisa feita pelos usuários.

Por exemplo, se uma pessoa busca por “madeira resistente à água” e você cadastra o produto “madeira naval”, mas não diz que ela é impermeável, provavelmente o Google não irá destacar o seu e-commerce de construção civil para quem está realizando essa busca.

Então, para manter seu site no topo das pesquisas e aumentar sua taxa de vendas, você deve dedicar tempo e atenção à descrição de produtos.

Como fazer uma boa descrição de produto de construção civil?

Agora que você já entendeu a importância desse passo para gerar mais vendas no seu e-commerce, chegou o momento de aprender a fazer isso na prática. Por isso, procure:

Escrever para sua persona

Entenda primeiramente para quem você está vendendo. Será para empreiteiros, arquitetos ou uma pessoa fora da área?

Ter essa noção sobre sua persona ajudará você a definir a linguagem, os termos e o formato de uso do produto.

Por exemplo, não dá para colocar muitos dados técnicos como descrição se o seu cliente não tiver esse conhecimento.

Usar o tom de voz da sua marca

Da mesma forma, é preciso se atentar ao tom de voz que a descrição possui. Se a sua marca é varejista, então quanto mais direta e simplificada for, melhor. Porém, se é uma marca especializada, falar como autoridade sobre o assunto é o mais indicado.

Neste tópico, o foco é que você escreva sobre o seu produto da maneira que os seus vendedores falariam em sua loja.

Fazer uma descrição para SEO

O SEO é a otimização dos motores de busca, ou seja, com ele, você eleva a potência dos seus recursos para aparecer em destaque no Google. Ele é muito importante; por isso, o ideal é você ter um planejamento e estratégia de SEO especializado.

Para isso, busque saber o que e como as pessoas procuram pesquisar produtos. Assim você encontrará as palavras-chave corretas. Depois, é só incluí-las de maneira específica. Por exemplo:

  • Título: colocar a palavra-chave no início.
  • Descrição: ter a palavra-chave em um contexto informativo.

Dizer todos os dados relevantes

Além de incluir todas as informações que já colocamos lá no início, você precisa se lembrar de que seu cliente não está vendo pessoalmente o seu produto. Então, busque ser o mais detalhado possível, dizendo inclusive a textura, a flexibilidade, o cheiro, entre outros.

Há também dados mais específicos para alguns materiais de construção civil; portanto, não se esqueça de incluir todas as características da mercadoria.

Mostrar os benefícios de uso do produto

Não basta apenas descrever na íntegra, é preciso falar quais são as vantagens dele para ajudar você a se destacar e gerar confiança e desejo no seu cliente.

Quando uma pessoa perceber o quão funcional ou importante é aquele produto para ela, provavelmente você conseguirá fazer sua venda.

Então procure acompanhar as tendências do mercado e informe de que forma seu material irá melhorar a vida daquela pessoa naquele momento. Uma boa forma é acrescentar imagens mostrando o produto aplicado, quando possível, é claro.

Contar uma história

O setor de construção civil muitas vezes está interligado à realização de um sonho. Por isso, quando a pessoa for comprar vidro, por exemplo, ela não pensará apenas no material, mas sim que aquela será a janela pela qual ela irá olhar o sol nascer todos os dias.

Tente passar uma história por detrás da sua venda e envolva seu cliente de um modo mais emocional. Isso chama a atenção e cria um vínculo com seu público.

Usar provas sociais

Por último, mas não menos importante, estão as provas sociais. Elas normalmente vêm no e-commerce em formato de avaliações de clientes. É muito mais provável que uma pessoa adquira um produto que possua opiniões positivas.

Você pode estimular seus clientes a fazerem isso. Uma ideia é enviar um e-mail depois que seu produto for entregue e pedir que a pessoa dê um depoimento sobre aquela compra.

As provas sociais também funcionam muito bem quando estão sendo ofertados produtos com valor agregado maior, pois ajudam a convencer e a passar mais credibilidade para efetuar a compra.

Colocando todos esses passos em prática, você sem dúvida terá uma boa descrição de produto no seu e-commerce de construção civil.

Se você está procurando aprender ainda mais sobre vendas nessa área, leia nosso Guia Prático de Negócios para Lojistas de Construção Civil. Com ele, você aprenderá aplicações específicas para o setor e assim se destacará no mercado!