Negócios

8 erros comuns na gestão de varejo

Compartilhe nas redes sociais:

Como o mercado cada vez mais competitivo, até os menores erros na gestão de varejo podem levar a consequências fatais. Segundo dados do IBGE, do total de 733,6 mil empresas que nasceram em 2010, apenas 277,2 mil (37,8% do total) sobreviveram até 2015.

Muitas vezes a culpa recai sobre a economia e a competição online, mas isso nem sempre é o caso. Em boa parte dos casos a responsabilidade é do gerente ou do varejista. Por isso, apresentamos abaixo alguns dos erros mais comuns que você pode evitar para garantir que sua empresa cresça de forma saudável.

Escolher os parceiros errados

Este é um ponto crucial em qualquer negócio e no varejo não poderia ser diferente. O parceiro errado pode acabar com o seu negócio. Seja com falta de comprometimento e seriedade ou com objetivos diferentes dos seus, qualquer divergência precisa ser resolvida.

Por isso, certifique-se de que todos os stakeholders tenham os mesmos objetivos e visões que o seu negócio. Desta forma, vocês podem trabalhar lado a lado para garantir que a sua loja cresça.

Localização é tudo

Você já deve ter ouvido diversas vezes que a localização é um fator chave para o seu negócio de varejo se sair bem. E é verdade! O ideal é procurar lugares onde seus clientes possam encontrá-lo de maneira prática, e onde você seja facilmente percebido por novos clientes.

Não é indicado que você alugue um espaço para abrir o seu negócio sem analisar o seu entorno e o seu público-alvo. É preciso saber se o local é seguro durante o horário de funcionamento da loja, se é limpo, agradável visualmente, se os seus clientes passam por ali frequentemente ou se é fora de mão e também se eles vão de carro, bicicleta ou a pé, para ter a estrutura adequada para recebê-los.

Fazer tudo sozinho

Você pode pensar que a gestão do varejo é fácil e que você pode fazer tudo sozinho, mas acumular as funções de gerente, vendedor, organizador e anunciante, é um erro grave. Por mais que você esteja abrindo o seu negócio, é preciso contratar pessoas especializadas para cada função. Isso proporciona mais tempo para você gerenciar o todo e perceber se as atividades estão sendo realizadas com qualidade.

Tem de tudo

É bom ter uma loja onde os seus clientes podem obter tudo o que precisam, mas é muito mais difícil manter seu estoque. Então, como você não quer que eles entrem na sua loja e façam uma única compra, que tal se especializar? Escolha algumas categorias como decoração, jardinagem, materiais de construção ou iluminação e potencialize suas vendas e gestão de estoque.

Não organizar o financeiro

Na gestão de varejo, assim como em todo negócio, é fundamental aprender a administrar o seu caixa. Perdas, lucros, promoções, impostos e tantos outros fatores precisam ser analisados para não influenciar no capital de giro. Caso essa não seja a sua especialidade ou você não goste de lidar com números, o melhor é contratar alguém especializado para essa atividade.

Não fazer treinamento

Você precisa contratar talentos e habilidades para lidar com o seu bem mais precioso: o seu cliente. Mas cada vendedor precisa entender como a sua loja funciona e quais tipos de comunicação correspondem à imagem da empresa.

Para isso, o ideal é incluir treinamentos de vendas na gestão de varejo, para garantir maior assertividade e poder cobrar resultados coerentes.

Falha na comunicação

Hoje, não há gestão de varejo sem mídias sociais, site ou blog. A presença digital da sua empresa é essencial para a sua sobrevivência, seja para anúncios, SAC 3.0, divulgar produtos e lançamentos. Até porque, 78% dos consumidores gastam mais tempo pesquisando por produtos online do que em lojas físicas¹.

Não ter um serviço ao cliente

Receber feedbacks e ter um canal (ou vários) de contato para saber opiniões sobre o atendimento, espaço, produtos é essencial para você saber o que está acertando, o que as pessoas pensam sobre você e o que precisa melhorar na sua loja.

Para isso, você pode ter um número de telefone ou endereço de e-mail onde eles possam encaminhar suas dúvidas, reclamações e sugestões, por exemplo.

Essas são as principais dicas para garantir que o seu negócio seja duradouro, estável e dê bons resultados. Se, depois de tudo isso, você ainda quiser saber qual é a chave para convencer um cliente a comprar de você e não do seu concorrente, acesse e descubra!

Ref:
1
Google/Kelton U.S, “How Innovation Influence Consumer Expectations” de dez/2016