Negócios

8 dicas para minimizar as perdas causadas pelo coronavírus na sua loja

Compartilhe nas redes sociais:

A pandemia do coronavírus vem causando profundos impactos em países de todo o mundo. E, com a rápida propagação do Covid-19, a estimativa é que a economia global passe por uma séria recessão nos próximos anos.

Como forma de combate à proliferação do vírus, tornou-se imprescindível adotar medidas de isolamento social e fechamento de estabelecimentos, como escolas e comércios. Empresas e lojas têm diminuído suas operações e reduzido o expediente, alterando toda a dinâmica de produção e consumo.

Diante desse cenário, como os negócios podem superar o desafio de sobreviver à crise? O que a sua marca pode fazer para não quebrar nesse momento? Saiba que é possível minimizar as perdas causadas pela quarentena por conta do coronavírus!

Confira as dicas que separamos para a sua loja superar o cenário atual:

Coronavírus: como superar os impactos da pandemia?

1. Faça um levantamento das despesas e receitas

Para minimizar os impactos do coronavírus, é fundamental que você tenha um bom planejamento do fluxo de caixa. Faça uma projeção das despesas e receitas para os próximos meses. Analise cada tipo de gasto do seu negócio e procure reduzir os custos secundários e variáveis, priorizando os fixos.

2. Busque alternativas por meio da renegociação

Tendo conhecimento de suas despesas e receitas, você saberá quais são os gastos inevitáveis. Veja a possibilidade de renegociação em relação, por exemplo, a aluguéis, custos fixos e contratos com bancos. Com uma boa negociação, você pode conseguir uma trégua para continuar operando.

3. Avalie as opções de créditos e empréstimos

Se necessário, os empresários também devem avaliar a possibilidade de recorrer a empréstimos para manter os negócios. Para minimizar as perdas – mas também as dívidas -, a dica é ficar atento aos juros e ao tempo de carência para o pagamento. Vários bancos também estão oferecendo créditos com condições especiais para pessoas jurídicas.

4. Fique atento às medidas do Governo

Para reduzir os impactos do coronavírus na economia e socorrer as empresas, o Governo Federal tem lançado diversas medidas. Para negócios que fazem parte do Simples Nacional, por exemplo, o prazo para pagamento dos tributos federais foi prorrogado e a apresentação das declarações foi adiada para 30 de junho.

5. Aposte nos meios online

Com a redução da circulação de pessoas nas ruas e o fechamento do comércio, as lojas físicas podem sofrer maiores consequências. Uma boa saída é apostar nas vendas pela Internet que, num período como esse, tendem a manter – ou até aumentar – seus números.

Para isso, você pode usar até mesmo redes sociais, como Instagram e WhatsApp. Mas lembre-se: é preciso continuar seguindo as medidas de higiene e controle do coronavírus nas entregas e nos sistemas de delivery.

6. Crie estratégias de vendas

Uma das preocupações dos lojistas em momentos de queda de consumo é lidar com o estoque. Uma solução para isso é fazer promoções e dar descontos, principalmente em produtos com baixo giro. Variar os itens oferecidos pela loja por meio de um mix também pode ser uma boa saída.

Banner para baixar Infográfico 7 dicas para expor tomadas

7. Invista em capacitação

Com os funcionários em quarentena, a redução de expediente ou até mesmo o fechamento das lojas, aproveite o momento para se tornar ainda mais qualificado. A capacitação pode ajudar em insights e soluções criativas para o seu negócio. Além disso, quando a crise passar, você e sua equipe estarão mais preparados para restabelecer a empresa no mercado.

Diversas instituições estão oferecendo cursos online gratuitos para as pessoas se capacitarem em tempos de coronavírus. Dentre as diversas opções, você pode aprender sobre empreendedorismo, gestão financeira para enfrentar a queda das vendas e até dicas para quem adotou o regime de home office nesse momento.

Lojista usando máscara

8. Encare o desafio como oportunidade

Com o avanço dos perigos causados pelo coronavírus, é inegável que o cenário é de grande preocupação. Apesar das dificuldades que toda a economia e a população devem passar, é importante que indústrias, empresas e comércio reinventem o seu negócio.

Para isso, abuse da criatividade e transforme o desafio em oportunidade. Atualizar as técnicas de vendas, por exemplo, e investir nas estratégias online pode ser um bom meio para lojistas superarem esse obstáculo.

Por fim, vale lembrar que esses tempos requerem cuidado e resiliência. Adotando as estratégias listadas acima, sem deixar de lado as medidas de prevenção e controle do coronavírus, os empresários podem reduzir as perdas e os impactos da pandemia.
_

Para buscar meios atrativos e vender mais, veja também como expor tomadas e interruptores em sua loja!