Arquitetura

6 dicas para melhorar a gestão de equipes de obras

Compartilhe nas redes sociais:

Construir um imóvel é um trabalho que envolve muitos profissionais. Arquitetos, engenheiros, construtores, eletricistas e muitos outros trabalhadores são envolvidos até que a edificação esteja de pé. Quer saber como é possível gerenciar todas essas pessoas para cumprir todas as etapas com excelência e dentro do prazo? Confira a seguir uma lista com 6 dicas sobre a gestão de equipes para a construção civil. Boa leitura e mãos à obra!

Foco na gestão de equipes para fazer dar certo

Antes de entrar nas dicas, cabe ressaltar que muita coisa pode dar errado quando a gestão de equipes não é prioridade. Sem uma gestão eficaz dos profissionais envolvidos no trabalho, os impactos são muitos: desde falta de pessoal, até uma estrutura predial comprometida.
Com isso, faltas no trabalho, ações trabalhistas, cálculos imprecisos e serviços mal executados também são prováveis problemas da má gestão das equipes que trabalham em obras. Para contornar essas situações, vamos às dicas!

6-dicas-para-melhorar-a-gestão-de-equipes-de-obras-2

1. Planeje a obra

Assim como em qualquer trabalho grandioso, erguer uma obra vai exigir planejamento. Essa é a ação primordial para se chegar a melhor gestão de equipes possível. É aqui que tudo começa!

No planejamento, devem ser incluídos, com rigor, todos os processos, prazos, profissionais que serão contratados, materiais que serão comprados e o orçamento geral. Informações importantes, em especial os prazos, devem ser disponibilizados a todos para ficarem cientes das suas responsabilidades.

6-dicas-para-melhorar-a-gestão-de-equipes-de-obras-3

2. Priorize a comunicação

Sem uma comunicação transparente, objetiva e disposta a facilitar o cumprimento de metas, uma obra dificilmente cumpre seus prazos. A gestão de equipes precisa se concentrar em fixar cronogramas e o andamento do trabalho em outros setores. Assim, caso uma equipe tenha mais dificuldades, a outra pode precisar ser mais ágil para não atrasar a obra.

É muito importante contar com profissionais cientes de que pode ser necessário recuperar as horas que outra equipe gastou a mais. Cada obra tem a sua peculiaridade e, às vezes, as dificuldades podem surpreender uma equipe e exigir mais horas de trabalho que o previsto no planejamento.

Por isso, é muito importante ser transparente. Isso ajuda os líderes a tomarem decisões ágeis e supervisionarem prazos e erros. Medidas simples podem ser usadas:

  • Não usar tapumes e divisórias na obra,
  • Criar um mural de informações com metas e prazos,
  • Montar um grupo dos gestores no WhatsApp com atualizações das tarefas,
  • Usar apps que podem auxiliar a gestão de equipes em obras, como o ConstruOn.

Em termos de comunicação entre gestor e operários, procure estar o mais próximo possível deles para conhecer suas competências e ser estratégico na gestão de equipes. Ofereça feedback contínuo, elogiando e indicando eventuais pontos de melhoria.

3. Invista em novas tecnologias

As tecnologias vieram para ajudar e elas também estão melhorando a construção civil. Procure as novidades do setor e aproveite as principais inovações para melhorar a gestão de equipes em obras.
Atualmente, além dos aplicativos, é possível se beneficiar das funcionalidades da computação em nuvem e recursos que ajudam a acompanhar o andamento da obra, controlar o uso e compra de materiais, além de todos os registros financeiros de forma rápida.

6-dicas-para-melhorar-a-gestão-de-equipes-de-obras-5

4. Contrate com sabedoria e ofereça treinamento

Ao fazer o planejamento da obra, você tem que se preocupar em contratar profissionais qualificados. Para garantir que a obra saia no prazo e reduzir as chances de problemas, você também deve oferecer mais capacitação, atualização profissional e treinamento aos operários.

Treinamentos sobre segurança no trabalho e uso de EPI, além de cursos sobre o uso de novas ferramentas são fundamentais. Aproveitando esses recursos, é possível fazer uma gestão de equipes com foco em qualidade, contando com profissionais engajados e motivados para cumprir seus prazos.

6-dicas-para-melhorar-a-gestão-de-equipes-de-obras-6

5. Divida responsabilidades e reconheça esforços

Não tente abraçar o mundo! Uma obra tem diversos atores principais e um acerto na gestão de obras é saber atribuir funções. Por isso também, é importante estar próximo das equipes, assim, você reconhecerá outros perfis de liderança, além dos mestres de obra. Esses profissionais podem fazer a diferença nos momentos que exigem um pouco mais de todos.

Além disso, é importante premiar aqueles que se destacam e se sobressaem no trabalho. Bonificações e rendimentos extras para os assíduos são uma forma de reconhecer o bom desempenho e contribuem para uma boa gestão de equipes.

6-dicas-para-melhorar-a-gestão-de-equipes-de-obras-7

6. Ofereça o exemplo como sua ferramenta

E, por fim, para acertar na gestão de equipes na construção civil, o exemplo deve ser a sua principal ferramenta. Você deve ser capaz de motivar, ensinar, sugerir e ajudar todos a obter seu melhor rendimento. Tudo que vale para os demais em termos de prazo, vale também para você.

Dessa maneira, realizar uma boa gestão de equipes, assim como em qualquer área de atuação, é imprescindível para o sucesso. Com essas 6 dicas que você acabou de conferir, sua obra – e seu time, é claro – estarão bem melhor assegurados. Continue acompanhando nossos conteúdos e boa sorte na empreitada!

Leia também:

+ 5 sistemas construtivos inovadores que você precisa conhecer

+ O uso da tecnologia na construção civil: conheça 4 novidades do setor

+ 5 práticas para promover a sustentabilidade na construção civil