Decoração

Diferentes formas de usar dourado na decoração

Compartilhe nas redes sociais:

Tendências são cíclicas, de tempos em tempos, elas somem e voltam, mas isso não acontece com o dourado.

Esta é uma cor que não possui prazo de validade, que nunca sai de moda e que está sempre em algum detalhe. Usar dourado na decoração desperta um ar de sofisticação, luxo e iluminação ao ambiente.

Ambiente com tons neutros dão a essa cor um destaque pontual, seja em algum móvel ou em algum objeto de decoração.

Leia este artigo e conheça as formas de utilizar o dourado na decoração, o tom que está sempre em alta.

Qual é o significado da cor dourada?

O dourado sempre vai ser associado com o ouro, sendo assim, a principal ideia que a cor passa é de riqueza e luxo. Outro significado mais profundo é a sabedoria, a prosperidade e a iluminação.

Na psicologia, pode representar sabedoria interior; no marketing, sucesso e realização. A cor dourada também é vista como a cor dos vencedores.

Dourado na decoração, saiba como usar!

Historicamente, o dourado é tido como símbolo da opulência, é usado em decorações desde o Egito Antigo e o Império Romano. Riqueza, soberania e extravagância vinham junto com a aplicação de ouro nas decorações, nas roupas e nos acessórios.

Ao ser usado de maneira dosada, a cor dá ao ambiente um ar de requinte e até mesmo de nobreza. Papel de parede, ferragens, itens de acabamento, móveis e objetos de decoração são algumas das formas em que é possível usar o tom.

Costumava ser usado em ambientes com decorações de estilo clássico e barroco, mas, conforme as tendências foram mudando, o dourado ganhou espaço em ambientes modernos e descontraídos. Dessa forma, passou a construir uma nova personalidade para os cômodos.

Para lhe ajudar a usar o dourado na decoração, separamos algumas dicas de como aplicar o tom de ouro nos ambientes da sua casa, do seu escritório etc.

Papel de parede

Imagine um cômodo branco, com móveis no mesmo tom, parece ser tão calmo e, ao mesmo tempo aparenta, não ter personalidade. Agora pense em bolinhas douradas na parede, em uma luminária sobre a mesa branca e em um porta-canetas.

O contraste da cor com o branco pode ser uma aposta cheia de charme, pois oferece ao ambiente pontos de luz que trazem conforto e calmaria além da sensação de abundância e prosperidade.

Ferragens e itens de acabamento

Os detalhes em dourado garantem ao ambiente luminosidade e elegância. Torneiras, dobradiças, puxadores, existem diversos itens de acabamento e de ferragem espalhados pela casa.

Se souber escolher os cômodos certos, sem exageros, é possível dar personalidade para detalhes que antes eram dispensáveis. Um exemplo são os suportes para prateleiras – antes, o foco era torná-los invisíveis, hoje, em uma sala ou um escritório, combinados com as cores certas, a cor destaca os suportes.

Móveis

Quando falamos de móveis, sempre pensamos primeiro em sofás e camas. Porém, apostar no dourado com eles talvez não seja uma boa opção. A aposta é nos detalhes, é dar destaque sem exageros.

Outros móveis podem ganhar protagonismo ao serem usados com a cor do ouro. A ideia é usar em detalhes como pés de uma mesinha de centro, puxadores de uma cômoda ou mesa de cabeceira.

Objetos de decoração

Com certeza, o que mais é utilizado na cor dourada são os objetos de decoração – detalhes em ouro no abajur, por exemplo, ou na moldura de um quadro, um espelho.

Que tal fronhas douradas para as almofadas? Em um sofá de cor neutra, elas ganham um destaque perfeito. Os talheres nessa cor também costumam ser a aposta de muitas pessoas.

O segredo de inserir esse tom na decoração é saber dosar e combinar de modo que proporcione a mensagem desejada: um ambiente moderno, sofisticado e ao mesmo tempo leve.

Conheça as tomadas e os interruptores dourados da WEG

Outra aposta do dourado para a decoração dos ambientes é em tomadas e interruptores.

A WEG conta com a linha Refinatto que é considerada sinônimo de qualidade e sofisticação e que possui duas cores com a tonalidade dourada: Gold e Ouro Velho.

Ambas as cores proporcionam luminosidade e trazem a ideia de luxo e elegância aos ambientes. A cor Ouro Velho, inclusive, é um lançamento recente da WEG Tomadas que você pode conferir clicando aqui.

Renove agora mesmo a decoração da sua casa ou do seu escritório. Detalhes metálicos que remetem ao ouro são uma das maiores apostas em tendências de decoração para 2022.

Saiba onde encontrar os produtos WEG na sua região clicando aqui.