Decoração

Dicas e inspirações para decoração de quarto infantil

Compartilhe nas redes sociais:

Planejar a decoração de quarto infantil pode ser uma tarefa muito divertida – é possível brincar com cores, móveis e elementos decorativos para transmitir leveza e criar um espaço ideal para o desenvolvimento dos pequenos.

Os móveis

Indispensáveis, os móveis de um quarto devem atender ao tamanho da criança nas diferentes fases do crescimento – o ideal é que sejam adaptáveis, e que o guarda-roupa seja projetado para acomodar roupas de volumes variados. Investir em baús ou caixas para guardar brinquedos colabora com a organização, assim como prateleiras e criado-mudo.

Espaço para estudo e brincadeiras

Caso o tamanho do ambiente comporte, é importante pensar em um espaço destinado aos estudos, mesmo que a criança ainda não esteja em idade escolar. Um ambiente com mesa e cadeira e boa iluminação pode ser bastante estimulante para estimular brincadeiras e familiarizar a criança para futuramente usar o ambiente para as atividades escolares.

decoração-de-quarto-infantil

Paredes como elemento de decoração

Infância lembra cor, mas é preciso ter cautela ao decidir a pintura do quarto. Ambientes muito coloridos podem se tornar cansativos muito rápido. Por isso, é interessante cobrir apenas uma parede com cores fortes, sejam em tom único ou intercalando tonalidades em formas geométricas, como listras horizontais ou verticais. O restante do quarto pode conter clores claras, como branco ou gelo. Os tons pastéis são capazes de transmitir calma e frescor sem pesar tanto. Outra opção são os papéis de parede, disponíveis com temas variados, desde neutros a estampados com personagens do universo infantil.

Se as crianças ainda são pequenas, cobrir uma superfície com tinta especial que imita uma lousa de giz é excelente para estimular a criatividade – e manter as outras paredes intactas, longe de mãozinhas serelepes.

Para cada estilo, é possível combinar os componentes do quarto – o cuidado com cada detalhe fará a diferença. As linhas de tomadas e interruptores da WEG garantem um toque extra de personalidade e ajudam a compor as cores do ambiente.

decoração-de-quarto-infantil

Acessórios que colorem

Se é uma boa decisão manter as cores fortes longe das paredes, o contrário também é verdadeiro quando os assuntos são acessórios. Como podem ser trocados com mais facilidade do que tinta permanente, aproveite para usar todos os tons da tabela Pantone em tapetes, colchas, travesseiros e almofadas. Eles irão refletir a alegria própria da infância, como mostra a decoração do ambiente abaixo.

decoração-de-quarto-infantil

Outra ideia de decoração de quarto infantil é usar a técnica montessoriana. Você já ouviu falar? Essa é um método de decoração que incentiva o aprendizado seguro e independente das crianças. Entenda melhor aqui.