Decoração

Decoração com espelhos: veja truques e inspirações

Compartilhe nas redes sociais:

Os espelhos vão além de apenas refletir a imagem da pessoa. Eles são capazes de transformar completamente um ambiente, como, por exemplo, deixá-lo maior ou mais luxuoso, e podem ser um item chave na decoração.

Eles podem ser com ou sem moldura, sozinho ou em conjunto, moderno ou vintage, menores com estilo quadro decorativo ou maiores que chegam a cobrir uma parede inteira, bisotê, redondo ou em formas geométricas. Existem várias maneiras de fazer uma decoração com espelhos.

Os espelhos antigamente eram mais usados em banheiros, porém hoje têm ganhado espaço para todos os ambientes, já que a decoração com espelhos é capaz de proporcionar profundidade, auxiliar na iluminação e também tornar o ambiente mais bonito.

Por isso, preparamos este conteúdo com dicas para transformar os cômodos utilizando apenas os espelhos.

Transforme ambientes com espelhos

A decoração com espelhos é capaz de transformar os ambientes. Para o caso de ambientes pequenos, os espelhos são capazes de dar sensação de extensão, dando mais amplitude e profundidade ao ambiente. No caso de ambientes escuros e com pouca iluminação, os espelhos podem ajudar a refletir a luz, melhorando a iluminação do ambiente.

Os formatos dos espelhos também podem ter algumas funções. Os verticais ampliam a altura, e os horizontais ampliam a largura. Para deixar um cômodo maior, invista em espelhos grandes e que ocupem uma parede inteira. Para trazer mais luminosidade, invista em modelos menores e em conjunto.

O local de instalação dos espelhos depende sempre da sua finalidade. Lembre-se de prestar atenção no que vai ser refletido para não mostrar um banheiro por exemplo ou uma parte da casa que você não quer que seja vista.

Há diversos modelos de espelhos e diversas formas de utilizá-lo no ambiente. Por exemplo, em parede inteira, encostado no chão, em conjunto com outros espelhos, enfim, são várias as formas dedecoração com espelhos.

Veja a seguir alguns truques e inspirações para você colocar em prática:

Uso de espelhos na sala

O uso de espelhos valoriza o ambiente, tanto na sala de jantar quanto na sala de estar ou na sala de TV. Nesses casos, é mais comum que o espelho ocupe a parede inteira.

É possível ampliar a sala de jantar com o espelho, causando a impressão de que a mesa é maior e há mais lugares nela. Na sala de estar ou na sala de TV, vale a pena deixar o espelho atrás de móveis ou sofás para agregar na decoração do ambiente.

Uso de espelhos no quarto

O uso de espelhos no quarto serve para ampliar o ambiente. Além, é claro, da sua função principal de refletir a pessoa, bom para o uso no dia a dia, servindo para auxiliar na troca de roupas, por exemplo.

É recomendado o uso de espelhos em porta de armários ou em conjunto sobre a cabeceira da cama, tornando assim o ambiente mais elegante e bonito. Lembre-se de que espelhos em frente à cama podem gerar incômodos na hora de dormir.

Uso de espelhos no banheiro

O uso de espelhos no banheiro é um clássico. Mas você pode sair do clichê apostando em espelhos maiores que cubram toda a parede do balcão até o teto ou então em espelhos com luzes embutidas que ajudam muito na hora de se arrumar.

Para quem prefere os modelos menores, pode sair do comum de modelos mais básicos e optar por molduras trabalhadas ou com detalhe bisotê.

Uso de espelhos no hall de entrada

O hall de entrada costuma ser um espaço vazio que pode ser valorizado com o uso de espelhos, deixando o ambiente mais amplo e iluminado. Além, é claro, de criar uma identidade para o ambiente, uma moldura bonita é capaz de transformar o local.

Antes de espalhar vários espelhos pela casa, lembre-se de que, em excesso, podem estragar o ambiente e deixá-lo desconfortável. Planeje com antecedência o local escolhido para pôr o espelho, dessa forma, ele valorizará o ambiente, e não o contrário. Espelho no lugar errado reflete o que você não quer que seja visto.

Escolha peças bonitas, com tamanhos, modelos e cores que estejam em harmonia com o ambiente para dar um ar de requinte.

Gostou do conteúdo sobre decoração com espelhos? Aproveite também para conferir o nosso e-book sobre a decoração que mais combina com o seu estilo.