Decoração

Como usar perfil de LED para iluminação de ambientes?

Compartilhe nas redes sociais:

Quando falamos sobre dicas para iluminação, surge uma dúvida: como usar perfil de LED? Esse item vem se mostrando como uma opção bem interessante para quem busca unir funcionalidade e estilo.

Sua maior vantagem é, sem dúvida, a versatilidade, pois os perfis de LED permitem uma ampla gama de aplicações. Com eles, é possível garantir tanto a iluminação em áreas específicas quanto a criação de atmosferas relaxantes em espaços de convivência.

Quer saber mais sobre essa tendência? Então continue a leitura do artigo e descubra como transformar o ambiente.

O que é perfil de LED?

O que é perfil de LED

O perfil de LED é uma opção de iluminação formada por fita de LED embutida em perfil de alumínio fechado com acrílico. Essa combinação resulta em uma iluminação elegante e discreta, capaz de oferecer uma distribuição linear da luz nos ambientes.

Semelhante a outras luminárias, os perfis de LED estão disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos, espessuras, métodos de instalação e intensidades de luz. Isso significa que são versáteis e podem ser integrados tanto em espaços internos quanto externos.

E se engana quem acredita que eles se restringem apenas à instalação no teto, pois o componente também é posicionado:

  • atrás de móveis;
  • sob bancadas;
  • em escadas e estantes;
  • até mesmo na parte externa da fachada.

Assim, eles oferecem uma iluminação inovadora em locais estratégicos que desejamos realçar.

Quais são os tipos de perfis de LED?

Em resumo, há dois tipos principais de perfis de LED: embutidos e de sobrepor. A principal diferença entre eles é o método de instalação. A seguir, conheça melhor cada modelo

Perfil de LED embutido

Perfil de LED embutido

O perfil de LED embutido costuma ficar nas superfícies, oferecendo uma iluminação integrada e discreta. Seu uso é adequado para instalação em forros de gesso, paredes drywall, alvenaria, rodapés e outros locais similares.

Apesar da aparência complexa, a instalação não requer cortes na estrutura de suporte das paredes, eliminando a necessidade de reformas no forro. Como resultado, os perfis de LED embutidos oferecem uma bela estética com a luz nivelada à superfície, dando um ar de modernidade ao cômodo.

Perfil de LED de sobrepor

Perfil de LED de sobrepor

Por outro lado, os perfis de LED de sobrepor são ideais para quem procura uma instalação simples e direta. O perfil é fixado com parafusos e presilhas na superfície desejada, que costuma ser:

  • móveis;
  • pergolados de madeira;
  • estantes;
  • paredes e rodapés.

Além disso, são uma excelente escolha para proprietários que não querem transtornos causados pela quebra do forro de gesso durante a instalação.

Dicas sobre como usar o perfil de LED

Apresentados os detalhes sobre o perfil de LED, vamos explorar como ele pode ser aplicado na sua casa?

Nas salas de estar, eles realçam elementos decorativos, como prateleiras, nichos ou até mesmo a moldura do teto, adicionando um toque de sofisticação ao ambiente. A oferta de uma luz indireta deixa a sensação de amplitude e conforto.

Nos quartos, eles são instalados ao redor da cabeceira da cama para uma iluminação suave ou funcional — vai depender do momento, se é leitura ou relaxamento, por exemplo.

Além disso, os perfis embutidos no teto ou nas paredes criam uma atmosfera aconchegante, perfeita para uma boa noite de sono. Afinal, de acordo com uma matéria publicada no Estadão, a iluminação pode afetar o seu humor.

Para as cozinhas, a instalação sob os armários superiores fornece uma iluminação dinâmica para a preparação de alimentos. Em paralelo, os perfis de sobrepor podem ser usados para realçar o design dos balcões e das ilhas.

Já nos banheiros, os perfis embutidos, posicionados ao redor do espelho ou sob as prateleiras, trazem uma iluminação adequada para atividades de higiene pessoal.

Em qualquer cômodo da casa, destacamos a possibilidade de automatizar a luz dos perfis de LED. Assim, você terá na palma de suas mãos a conveniência de controlar o ambiente de modo inteligente e eficiente.

Esse processo é colocado em prática por meio da integração de sensores de movimento e luz que ativam os perfis automaticamente quando necessário. Sistemas de controle remoto e aplicativos para smartphones também permitem o ajuste da iluminação com apenas alguns cliques.

Gostou de saber como usar o perfil de LED? Quer receber mais dicas de iluminação? Então assine a newsletter da WEG, e nós o atualizaremos sobre as maiores novidades do mundo da decoração, design de interiores e arquitetura.

Assine nossa newsletter