Decoração

Como combinar itens decorativos de forma harmoniosa

Compartilhe nas redes sociais:

Saber como combinar itens decorativos é fundamental para criar uma composição agradável e harmônica na sua casa ou escritório. Os objetos devem estar de acordo com a proposta do ambiente, além de equilibrados com outros elementos de decoração, como cores e estilo.

Pensando nisso, separamos, neste artigo, algumas dicas para você não errar na hora de escolher os objetos de decoração.

Continue a leitura e descubra como combinar itens decorativos de forma harmoniosa!

5 dicas sobre como combinar itens decorativos

1. Escolha o estilo de decoração

A primeira dica para escolher os objetos decorativos mais adequados é pensar no estilo de decoração. Existem várias estéticas, como a escandinava, a vintage, a clássica, a futurística e a industrial, dentre outras.

Cada décor tem suas características e uma concepção própria. No estilo rústico, por exemplo, há uma predominância de elementos em madeira. Já na decoração clean, a aposta está nas cores claras e em objetos com forma simples e minimalistas.

Para não errar, descubra a decoração que mais combina com o seu perfil. Assim, você pode identificar as particularidades do seu estilo, sabendo como combinar itens decorativos de forma harmoniosa.

Como combinar itens decorativos de forma harmoniosa-4

2. Utilize as cores com estratégia

O uso das cores tem um papel importante na composição. Além de combiná-las com o estilo de decoração, pense na sensação que elas geram no ambiente. Por exemplo, as cores quentes dão mais energia, enquanto os tons mais frios transmitem tranquilidade.

Também é preciso ter cuidado para não exagerar e acabar causando uma poluição visual. Para que isso não aconteça, uma dica é escolher uma cor predominante para decorar seu cômodo. Com uma paleta de cores única, você pode usar itens decorativos com diferentes tonalidades, sem pesar o espaço.

Além disso, você pode criar uma mescla cromática agradável. Isso pode ser feito por meio do diálogo entre os itens decorativos. A cor da luminária pode combinar com detalhes nas almofadas, a nuance do sofá pode equilibrar com tomadas e interruptores, ou a moldura dourada de um quadro pode harmonizar com um móvel metalizado.

Como combinar itens decorativos de forma harmoniosa-2

3. Use um objeto decorativo de destaque

Outra dica é escolher um objeto de destaque para a sua decoração. Isso pode ser muito útil para nortear a composição do ambiente.

Pode ser uma mesa de centro com design diferente, um móvel com uma cor forte ou um quadro que chama a atenção. A partir desse elemento, vá combinando os demais itens. Considere cores, tamanhos e formas, pensando no contraste entre os demais objetos.

Por exemplo, se usar um sofá em tom quente, use cores suaves e neutras nas almofadas e no tapete. Se pendurar um quadro grande e ostensivo, coloque por perto vasos de plantas menores ou um abajur pequeno.

Como combinar itens decorativos de forma harmoniosa-3

4. Considere a funcionalidade dos itens

Saber como combinar itens decorativos não tem a ver apenas com beleza. Praticidade, conforto e funcionalidade também são fatores importantes numa composição harmônica.

Ao escolher um objeto de decoração, verifique se ele não atrapalhará a circulação de pessoas no cômodo. Quanto ao mobiliário, veja se é confortável e se o tamanho é mesmo adequado ao espaço.

Uma dica é escolher primeiro os elementos essenciais – como armários, cama e sofá – para, assim, harmonizar os demais itens decorativos.

Lembrando que itens que não atendem aos critérios de funcionalidade podem interferir na sua composição, impactando até mesmo a estética – por mais bonitos que eles sejam.

5. Busque por novidades e tendências

As possibilidades de decoração são inúmeras, e o mercado da área é bastante dinâmico, trazendo sempre muitas novidades. Por isso, uma boa dica é estar atento às tendências e aos novos objetos do mundo do design.

Tecnologias focadas em automação residencial, por exemplo, têm trazido uma gama de produtos inovadores. Além de focar em conforto e segurança, esses itens podem trazer uma estética diferenciada para a sua decoração.

_

O mais importante ao pensar em como combinar itens decorativos é que eles conversem entre si. Veja o seu ambiente de forma ampla, considerando todo o contexto da decoração. Pense em tamanhos, cores, texturas, formas e estilos. Juntos, esses aspectos devem fazer sentido, e não apenas serem dispostos lado a lado de forma desconexa.

Com essas dicas, se tornou mais fácil descobrir como combinar itens decorativos, não é verdade? Para mais inspirações, não deixe de acompanhar nosso Pinterest!