Decoração

Como aplicar as cores do ano 2021 na decoração

Compartilhe nas redes sociais:

Para quem não aguentava mais esperar, finalmente a Pantone divulgou as cores do ano 2021. E, para a surpresa de todos, duas cores foram escolhidas: o cinza Ultimate Gray 17-5104 e o amarelo Illuminating 13-0647.

A união das cores tem como intenção passar a mensagem de força e esperança, evocando sentimentos profundos para trazer um ano mais iluminado e positivo.

A seguir, vamos contar um pouco mais sobre a ideia por trás das cores do ano 2021 e como você pode aplicá-las na decoração. Continue a leitura e confira!

Illuminating + Ultimate Gray: conheça as cores do ano 2021

O ano de 2020, marcado sobretudo pela pandemia do coronavírus, não poderia ter deixado mais claro que precisamos de união, apoio emocional e solidariedade. Em sintonia com esse sentimento mundial, a dupla cor do ano 2021 reflete as necessidades do momento atual.

O Ultimate Gray e o Illuminating são duas cores independentes e bem diferentes, mas que se uniram para se apoiar e transmitir força e esperança.

Segundo a Pantone, essa é uma combinação prática e sólida e, ao mesmo tempo, otimista e calorosa, que nos impele a crer que o próximo ano será mais iluminado. Assim, as cores transmitem a energia, a vitalidade e a positividade necessárias para enfrentarmos os momentos de incerteza e insegurança.

O Illuminating é um amarelo caloroso e vibrante, que transmite alegria e o vigor da energia solar. O Ultimate Gray, por sua vez, é um cinza sólido que, com uma base firme e confiável, provoca sentimentos de estabilidade e resistência.

Confira 5 dicas para aplicar as cores do ano 2021 na decoração

Que tal aproveitar a energia positiva das cores do ano 2021 para renovar seu décor? Na decoração, essa combinação de cores é um clássico e muito fácil de ser usada. Veja a seguir algumas dicas e inspirações!

1. Use uma base sólida com pontos luminosos

Uma dica simples para combinar as duas cores é usar exatamente o conceito trazido pela Pantone: a união entre o equilíbrio e a iluminação.

Para isso, você pode usar o cinza como a cor-base do ambiente, como nas paredes, nos pisos e em acabamentos e revestimentos. Já o amarelo pode servir como pontos de destaque para trazer alegria ao espaço, seja por meio de móveis, objetos decorativos e outros pequenos detalhes.

2. Aproveite os itens decorativos que serão tendência

Para usar os elementos pontuais no tom do Illuminating, uma dica é aproveitar os itens de decoração que são tendência para 2021. Algumas dessas peças são, por exemplo, quadros, vasos para plantas e luminárias.

Alguns móveis, como cadeiras, mesa de canto, nichos de parede e armários, também são uma ótima ideia para trazer a vivacidade do amarelo com a moderação do cinza.

3. Combine as cores do ano 2021 com o artesanato

Para criar uma composição bem aconchegante e descontraída, a sugestão é combinar as cores do ano 2021 com outra tendência: o artesanal na decoração.

O artesanato, os materiais naturais e os tons amadeirados vão bem com a ideia do Ultimate Gray e do Illuminating, dando a sensação de equilíbrio, estabilidade e aconchego aos ambientes.

4. Explore os mais variados ambientes

Altamente versátil, as cores do ano 2021 na decoração vão bem nos mais diversos ambientes da casa, seja na sala de estar, na cozinha, no espaço gourmet, no hall de entrada ou até no banheiro.

Portanto, aproveite para explorar diferentes ambientes, já que o cinza e o amarelo juntos são ótimos para deixar o espaço moderno, com aparência chique e sofisticada e, ao mesmo tempo, aconchegante.

5. Aposte no poder psicológico das cores

Considerando as sensações que o cinza e o amarelo despertam, uma boa forma de usar esses dois tons na decoração é combinando-os conforme o efeito psicológico desejado.

Por exemplo, no quarto, aposte no cinza como cor predominante, coloque alguns toques de amarelo e complemente a decoração com tons quentes de madeira. Isso vai criar um ambiente sereno e tranquilo.

Já para um espaço de leitura ou um home office, a ideia é provocar outro efeito. Aqui, você pode apostar em um sofá amarelo radiante com um tapete cinza ou uma parede amarela com mesa e cadeiras cinzas. Dessa forma, você enfatiza o poder energizante do Illuminating para manter o ânimo e a concentração em alta.

Viu como é fácil aplicar as cores do ano 2021 na decoração? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das novidades!