Decoração

Aço escovado na decoração: veja como utilizar e inspire-se

Compartilhe nas redes sociais:

O aço escovado na decoração é uma tendência que não para de crescer. Elegante, combina tanto com ambientes rústicos como com locais mais modernos.


Tudo depende de como a composição é feita! Essa versatilidade, aliás, é um dos pontos mais positivos dessa opção.

Por isso, nós reunimos algumas inspirações para você.

6 ideias para utilizar aço escovado na decoração

Se você é arquiteto ou designer e está procurando conceitos diferentes para valorizar seus projetos, o aço escovado na decoração vai lhe ajudar nesse desafio.

Cada vez mais utilizado, inclusive por combinar muito bem com alguns eletrodomésticos de novas linhas, eles já são preferidos por muitas pessoas.

Confira a seguir as ideias que separamos:

1 – Aço escovado nas ferragens

Uma das principais maneiras de inserir aço escovado na decoração é apostar nas ferragens nesse acabamento.

Às vezes, algumas delas ficam aparentes em móveis e escadas; quando isso acontece, ela confere um ar diferenciado e moderno aos móveis.


Aliás, elas podem ser deixadas à mostra propositalmente no projeto. Mobílias rústicas, quer sejam para cozinhas ou salas, ficam muito bem com essa ideia.

2 – Aço escovado em puxadores

Caso não tenha um projeto que contemple o uso desta primeira ideia, outra sugestão para usar aço escovado na decoração são os puxadores.

Eles podem ser facilmente substituídos, e a elegância que se ganha é bem grande.

Existem vários modelos que podem combinar com algum item que a casa já tenha. É o caso de geladeiras, fogões e micro-ondas em aço inox.


A composição fica linda, e o cenário todo recebe um toque diferente. Mesmo que as pessoas que o visitem não percebam que é dali que vem a sofisticação, ela se faz presente.

3 – Aço escovado em tomadas e interruptores

Sabe quando entramos em um local e admiramos cada mínimo detalhe bem pensado? É esse efeito que você pode causar ao utilizar tomadas e interruptores em aço escovado.

Pode ter certeza que, mesmo as tomadas e os interruptores serem itens pequenos na decoração, eles vão fazer sucesso com esse tipo de acabamento. Afinal, o resultado será de um ambiente caprichado e diferenciado.

Sem falar que essa dica é muito fácil de seguir, não exige grande investimento e ainda pode ser executada em lugares já constituídos.

A linha Refinatto, da WEG Tomadas & Interruptores, possui uma opção em aço escovado que é simplesmente incrível. Com o ar clean, essa opção muda o visual dos espaços com excelente durabilidade – o que você precisa para uma residência mais interessante e fora do comum.

Leia também: Como usar as novas tomadas Refinatto aço escovado e ouro velho na sua decoração.

4 – Aço escovado em objetos decorativos

Aqui também existe grande liberdade para criar locais diferenciados. Isso porque o aço escovado pode ser empregado por meio de vários objetos, dentre eles:

  • Lustres e luminárias
  • Molduras de quadros
  • Relógios
  • Porta-objetos
  • Enfeites variados

As possibilidades são amplas e variam de acordo com o gosto de cada um.

5 – Utensílios domésticos na cozinha

Para as cozinhas, a ideia segue esse mesmo objetivo, podendo ser usada em utensílios diversos.

Escorredores de louça, porta-guardanapos, porta-temperos e até mesmo os talheres que servem refeições.

A ideia é maior naturalidade no incremento desse estilo ao ambiente, com sensação de vivacidade. Ótima para criar cômodos acolhedores e convidativos, sem dúvida alguma!

6 – Composição com a madeira

Por fim, a dica é explorar as possíveis composições. O aço escovado fica lindo em contraste com a madeira, por exemplo.

Em áreas gourmet, essa ideia é muito bem-vinda e traz aconchego aos ocupantes do espaço. Além disso, pode ser uma estratégia muito boa para evitar eventuais desgastes na madeira, como em quinas e cantos.

Uma vez que esse material é um pouco mais propenso a riscar, pode ser bem inteligente revestir locais de passagem (por exemplo: a lateral de uma bancada que tenha algum eletrodoméstico assim) com a madeira e deixar exposta somente a parte que ficará em uso.

Dessa forma, o aço escovado continua presente no ambiente, mas com a diferença de haver maior proteção e cuidado em relação ao item do qual ele faz parte.

Viu como é possível usar o aço escovado na decoração para deixar um ambiente valorizado e diferenciado? Aproveite e também inspire-se em ambientes com tomadas e interruptores metalizados.

Quer saber como adquirir as tomadas e os interruptores em aço escovado da WEG Tomadas? Clique aqui para comprar on-line.