Decoração

Acabamentos de metais para casa: o que saber antes de escolher

Compartilhe nas redes sociais:

Cada detalhe em um projeto de design de interiores é importante. São eles que dão vida e personalidade para um ambiente, seja por seu quesito funcional, seja por seu quesito decorativo. Quando o assunto é acabamentos de metais para casa, existem algumas informações para se considerar.

Há diversos modelos metalizados de torneiras, chuveiros e acessórios utilizados nos banheiros e nas cozinhas. Mas qual comprar? Para ajudá-lo, separamos ótimas dicas para você escolher os melhores acabamentos de metais para a casa sem grandes dificuldades. Vamos lá?!

Acabamento de metais para casa: por onde começar

O primeiro passo é definir o conceito do seu projeto. Ele é mais contemporâneo ou vintage? Hi-tech ou básico? Qual é a personalidade dos moradores? Como será a composição dos elementos?

Todas essas perguntas são necessárias para chegar à definição do acabamento de metais. Por isso, em cada etapa do projeto, é preciso pensar nessa questão.

Por exemplo, no layout da planta, você já define qual é o espaço que seus móveis terão e assim sabe qual é o tamanho que essas peças precisam ter.

Já na parte de elaboração, você consegue definir qual será o estilo ideal dos produtos e assim escolher o formato, a cor e os detalhes que os acabamentos necessitam.

Isso também está interligado com a decoração. Portanto, é importante saber como decorar banheiros, além das tendências de decoração para cozinhas.

Com tudo isso em mente, fica muito mais fácil de fazer suas compras e adquirir o acabamento de metal ideal.

Escolhendo os acabamentos de metais para a sua casa

Antes de escolher o acabamento de metal para a sua casa, é bom entender que esse tipo de material precisa ter alguns cuidados de limpeza, principalmente por estarem em ambientes como banheiro e cozinha.

A higienização dever ser feita sempre com produtos não abrasivos nem químicos, pois podem manchar ou danificar o material, além de retirar todo o seu brilho. O ideal mesmo é usar um sabão neutro e um pano macio para fazer a limpeza.

Dito isso, confira abaixo os principais acabamentos de metais para a sua casa e veja como escolher cada um deles conforme o seu projeto.

Torneiras e misturadores

As torneiras possuem funcionalidades variadas, mesmo que a sua função seja de liberar água. Para decidir qual comprar, você precisa saber justamente como as torneiras serão usadas.

Elas são vistas tanto na pia do banheiro quanto na da cozinha. Algumas pessoas preferem que elas tenham um recurso flexível para limpar bem todos os cantos, outras procuram pelos misturadores para ter água quente e fria o ano inteiro.

Sobre o design da torneira, há uma característica que é importante levar em consideração na hora de escolher: a localização da alavanca ou da cruzeta, que é a peça responsável em liberar ou restringir a saída de água.

Imagine que você adquiriu uma torneira mais alta e que a alavanca ou a cruzeta fique localizada na parte mais alta da torneira. Toda vez que você tiver que abrir ou fechar a água com as mãos molhadas o líquido que está em suas mãos ficará escorrendo pelos braços. Isso é nada agradável, ainda mais quando se está lavando a louça, por exemplo.

Por esse motivo, o ideal é que a alavanca e a cruzeta estejam localizadas sempre mais para baixo no corpo da torneira ou na própria bancada.

As torneiras ainda podem ser instaladas na bancada, na parede ou no chão. A primeira opção é mais comum de se encontrar por ser mais fácil de se projetar, mas as duas últimas são ótimas para liberar espaço sobre a bancada.

Ou seja, no caso desse acabamento, você precisa pensar primeiramente em quais são os benefícios que ele dará aos moradores.

Chuveiros

Os chuveiros normalmente possuem apenas um objetivo: ter uma boa vazão e oferecer uma boa regulagem de temperatura.

Para escolhê-lo, o ideal é saber se os moradores gostam de uma ducha mais potente ou que seja mais sutil, assim como se atentar no modo de trocar a temperatura para facilitar no dia a dia.

Fora isso, você pode focar no design do chuveiro. Seja ele redondo, quadrado, com diversos recursos ou algo mais simples. Tudo isso deverá ser baseado no que dará mais conforto e satisfação aos donos da casa.

Acessórios

Por último, temos os acessórios para banheiro e cozinha. Eles dão um toque especial na composição do ambiente e fazem toda a diferença na decoração.

É importante não focar somente no design. Eles devem ser de uma boa marca para evitar problemas. Os porta-sabonetes, por exemplo, poderão manchar com facilidade caso não sejam de boa qualidade.

Hoje, existem marcas renomadas no mercado que dão garantia contra defeitos funcionais e estéticos que uma peça possa apresentar. Sempre questione o vendedor sobre essas garantias.

Além disso, o tamanho, a altura e o espaço disponível são extremamente importantes na hora de fazer a instalação. São esses cuidados que tornarão os acessórios funcionais para o dia a dia e garantirão o conforto e a satisfação dos moradores.

Quer saber como melhorar seus projetos e deixá-los ainda mais incríveis? Então leia nosso Guia de Tendências para Acabamentos e Iluminação de 2023. Assim, você conseguirá acompanhar o mercado e executar projetos encantadores!