Arquitetura

Tipos de tijolos: conheça as principais opções e o tipo mais indicado para o seu projeto

Compartilhe nas redes sociais:

Existem diversos tipos de tijolos no mercado, e, na hora de iniciar uma construção, é preciso definir qual deles será usado. O principal critério que deve pautar essa decisão consiste no objetivo da obra.

Portanto, é necessário avaliar o que se espera com o projeto e como ajustar todos os elementos selecionados para o melhor resultado.

Neste conteúdo, mostraremos a você os principais tipos de tijolos e o que deve ser avaliado antes de sua compra. Boa Leitura! 

Quais são os tipos de tijolos encontrados?

Tijolo de cerâmica

Dentre todos os tipos de materiais existentes, o de cerâmica talvez seja o mais conhecido. Trata-se daquele tijolo de cor alaranjada, muito visto nas construções, especialmente nas mais antigas.

Ele é feito a partir da queima de argila, um material em abundância na natureza. Normalmente, ele é escolhido para ser usado no levantar de paredes internas.

Suas características não são próprias para estrutura, a menos que ele seja um tipo bastante específico de tijolo cerâmico estrutural que possa dispensar pilares e vigas (mas o ideal é sempre consultar um profissional para uma construção segura se você não for esse profissional). 

O lado positivo é que esse insumo pode ser usado com bom custo-benefício para as divisórias dos ambientes, como quartos e sala. Isso facilita reformas futuras, pois normalmente essas paredes podem ser derrubadas sem comprometer a estrutura

Tijolo de concreto

O tijolo de concreto é conhecido por ser mais resistente.
Eles são feitos com mistura de cimento, aditivos, areia, agregados e água. Têm um excelente rendimento. Pelo tamanho, recobrem maiores áreas facilmente e podem ser uma ótima escolha para quem quer aliar robustez, rapidez e qualidade.

É por isso que geralmente eles estão envolvidos em obras maiores, como edifícios.

Tijolo baiano

É parecido com o tijolo de cerâmica. Porém, uma das maiores diferenças está em suas ranhuras, que permitem adesão à massa – já o tijolo de cerâmica normal costuma ser liso. Geralmente ele possui 8 furos.

Hoje, ele é o modelo de tijolo mais utilizado na construção civil brasileira.

Tijolo laminado

O laminado é o tijolo que tem 21 furos e geralmente é usado na posição horizontal. Ele é muito usado em áreas externas, especialmente nos espaços gourmet e nas churrasqueiras. Para o design da casa este laminado é muito estratégico, pois pode ser deixado à vista com muita beleza.

Ele recebe esse nome porque tem uma parte lisa, que é exatamente a que dá um visual rústico e com acabamento aos ambientes.

Tijolo maciço

O tijolo maciço é uma alternativa sem furos no meio. É indicado para decoração e parte externa do revestimento de construção, pois pode ficar à vista e compor uma bela visão.

Sabe aquela famosa expressão “tijolinhos à vista”? Ele é uma opção excelente para criar um ambiente rústico ou com decoração minimalista.

Entretanto, por ficar geralmente à vista, sem ter nenhum revestimento, esse tipo de tijolo requer alguns cuidados especiais como a impermeabilização para protegê-lo da umidade.

Tijolo ecológico

O tijolo ecológico é uma opção sustentável, indicado principalmente para quem alinha esse ideal à construção e à arquitetura.

Ele é feito com mistura do solo, cimento e água, com a diferença que não passa pelo processo de queima. Apresenta boa durabilidade, agride menos o meio ambiente e evita desperdícios também com o acabamento.

Por ser encaixável, ele utiliza pouquíssima argamassa e pode ficar aparente, podendo ser útil também como decoração.

É importante ressaltar que a utilização desse tipo de tijolo requer mão de obra especializada e que o seu uso não é recomendado em regiões muito úmidas.

Tijolo refratário

Já o refratário é muito resistente, principalmente ao aquecimento. Por isso, é uma boa escolha para a parte interna de churrasqueiras e fornos.

Pela sua composição, resiste sem danificar as estruturas internas. Logo, podem durar por muitos anos no espaço utilizado.

Concreto e concreto celular

Além das opções convencionais, temos os de concreto, também conhecidos como blocos. Eles são fabricados a partir de uma mistura de cimento, areia, agregado, aditivos e água.

A maior parte deles serve para vedar e preencher lajes que sejam nervuradas. Também são muito utilizados nas fundações das obras, pois facilitam a passagem de ferragens e do concreto.

Os tijolos de concreto precisam ser impermeabilizados porque absorvem mais umidade. Outro detalhe que deve ser levado em consideração é o seu isolamento térmico inferior em comparação aos tijolos de cerâmica.

Adobe

Por fim, o insumo de adobe é aquele feito de terra crua, água, palha e fibras naturais (que podem envolver até esterco de gado). Eles são moldados de modo artesanal; por isso, é mais difícil encontrá-los para construção.


Podem ser uma opção especialmente ligada a questões de arquitetura regional.

Como escolher os melhores tipos de tijolos?

Para saber qual dentre os tipos de tijolos é o melhor, épreciso pensar nas expectativas que se tem com a construção.Se for um salão de eventos, por exemplo, pode ser mais vantajoso pensar em um que favoreça o isolamento acústico.

Já no caso de uma casa convencional, isso pode não fazer tanta diferença. Então as dicas fundamentais são: 

1-Pense na finalidade da construção 

A primeira etapa é pensar em qual será a utilidade da construção.


Se estiver projetando um pequeno prédio comercial ou uma obra de maior porte, investir no tipo de concreto pode ser mais recomendado (não deixe também de conferir o passo a passo do projeto elétrico, outro importante fator na hora de construir uma edificação com qualidade). 

Por outro lado, se for construir apenas uma casa para moradia, os tijolos cerâmicos podem atender bem o interesse, com bom custo. Tudo depende de cada situação.

2-Avalie o orçamento disponível

Faça o orçamento e veja a disponibilidade de compra de todo o material para verificar a porcentagem que pode ser gasta com esse item.


A recomendação é que não se abra mão da qualidade pelo preço – mas é possível ajustar a precificação dependendo da capacidade de investimento.

Tijolos cerâmicos geralmente são mais baratos e podem ser usados para vedação (paredes, sem serem estruturais), enquanto os blocos de concreto reforçam as estruturas. Trata-se de uma questão de planejamento adequado – e nada impede que você use mais de um tipo, equilibrando os custos.

3-Analise suas expectativas

Afinal, o que se espera com a obra? Maior economia? Maior controle da temperatura? Essas expectativas têm que ser levadas em conta.

Para conforto térmico, o tijolo cerâmico é bastante indicado. No caso do isolamento acústico, o de concreto apresenta ótima performance. Além disso, permite a aplicação direta de revestimento, o que também traz economia, embora o tijolo cerâmico costume ser mais barato.

Logo, o que pode sair mais econômico no começo pode exigir outros gastos depois. 

Então a melhor dica é sempre analisar cada obra e seu conjunto para ver o que compensa mais. Não existe uma resposta pronta. Vale planejar e pensar em cada caso! 

Conseguiu entender melhor a respeito dos vários tipos de tijolos e como saber qual deles atende melhor às necessidades do seu projeto? Que tal saber mais sobre como fazer um planejamento de obras eficiente e como calcular o custo dela?