Arquitetura

Tendência: acabamentos diferenciados para paredes

Compartilhe nas redes sociais:

Seja você um arquiteto, um designer de interiores ou simplesmente alguém que busca um visual inovador para sua casa, saiba que uma boa opção é apostar em acabamentos para paredes diferenciados.

Essa é uma maneira simples de decorar o ambiente, mas que provoca um efeito incrível. Você realça a estética e consegue imprimir seu estilo na decoração.

Pensando nisso, separamos as principais tendências de acabamentos para paredes. Confira as opções, as melhores indicações e dicas de como aplicar na sua decoração!

5 tendências de acabamentos para paredes

1. Melhores tipos de texturas

Apostar em texturas diferentes nas paredes é uma tendência que está sempre em alta. A técnica é muito utilizada para criar um efeito interessante e é fácil de aplicar.

O grafiato, por exemplo, gera um aspecto rústico, sendo bastante indicado para fachadas e áreas externas. Essa textura é feita de uma mistura de granulados de quartzo, cristais minerais ou grãos de areia selecionados, podendo ser aplicada na parede com uma espátula. Ao secar, basta pintar com a cor que você desejar.

acabamentos-diferenciados-para-paredes-2

Outra textura fácil de aplicar é o riscado. Com uma escova, faça movimentos verticais ou horizontais, conforme preferir, na massa ainda fresca, para gerar o resultado riscado.

acabamentos-diferenciados-para-paredes-3

O efeito chapiscado também é uma boa ideia para aplicar em paredes lisas. Para fazer a textura, basta utilizar rolos de pintura texturizados.

acabamentos-diferenciados-para-paredes-4

2. Acabamentos com toques de natureza

Uma forte tendência é a decoração inspirada na natureza. Paredes em tonalidades de madeira e o uso de materiais naturais criam um ambiente aconchegante, além de proporcionar mais equilíbrio entre a corrida vida urbana e uma vida mais próxima da natureza.

acabamentos-diferenciados-para-paredes-5

Para harmonizar com esse estilo, você pode investir em acabamentos rústicos. Uma boa dica é usar revestimentos que fazem referência a elementos naturais. Pode ser, por exemplo, um porcelanato que reproduz a madeira ou revestimentos para paredes que imitam pedras naturais.

acabamentos-diferenciados-para-paredes-6

3. Revestimentos com diferentes formatos

Outra tendência são os acabamentos para paredes que contam com uma diversidade de formatos. Um deles é o que aposta no estilo retrô, que une peças clássicas a um aspecto moderno e criativo.

Com um ar de nostalgia, a decoração cria um ambiente romântico, sem perder a contemporaneidade de nosso tempo. Para isso, você pode aplicar em pisos e paredes revestimentos feitos de pequenos formatos quadriculados e simétricos.

acabamentos-diferenciados-para-paredes-7

Outras opções de formatos diferenciados são os ladrilhos com faces diferentes e desenhos assimétricos, azulejos com estampas e cores inovadoras e pastilhas para paredes com formas geométricas. Brincando com padrões, cores, texturas e movimento, você cria uma parede única.

Esses revestimentos podem ser usados em cômodos internos, painéis ou até mesmo cabeceiras de cama. Existem, inclusive, os tipos autocolantes, que simplificam a aplicação. Nesse caso, eles não são recomendados para áreas molhadas, como banheiro e cozinha.

4. Cores e tonalidades para paredes

Quando pensamos em acabamentos para paredes, não dá para não falar sobre cores. Uma pintura diferenciada e com tons originais dá muito mais estilo para o ambiente.

Uma tendência nesse aspecto são as cores aquareladas. Elas dão um toque suave e delicado para o espaço. As tonalidades claras ou em tons “bebês”, como o azul-bebê, o lilás, o rosa e o amarelo, são boas apostas para quartos e ambientes para descanso, por exemplo.

acabamentos-diferenciados-para-paredes-8

Já se sua preferência são cores mais sólidas, outra tendência de acabamento para paredes são os tons de cimento. A cor traz sobriedade para o ambiente e, ao mesmo tempo, um toque industrial e contemporâneo.

acabamentos-diferenciados-para-paredes-9

Você pode usar porcelanatos que imitam o cimento ou revestimentos feitos com o próprio material. Com diferentes texturas, formatos e tonalidades claras, mescladas ou mais escuras, os cimentícios podem ser combinados de várias formas, sendo ótimos tanto para áreas externas quanto internas.

5. Detalhes inovadores para paredes

Quando o assunto é acabamento, não podemos deixar de pensar nos pequenos detalhes, que fazem toda a diferença. Pode ser a cor de uma cuba, o formato de uma torneira ou o acabamento de acessórios.

acabamentos-diferenciados-para-paredes-10

No caso das paredes, uma forte tendência é o uso de tomadas e interruptores diferenciados. Para sair do óbvio e das tradicionais peças brancas, existe uma infinidade de modelos diferentes para trazer inovação ao ambiente.

acabamentos-diferenciados-para-paredes-11

Você tem a opção, por exemplo, de usar cores diferentes, que combinem com outros elementos da decoração ou optar por tomadas e interruptores que trazem um design exclusivo. Tudo isso dará um toque final diferenciado para o seu acabamento.

Essas são algumas das principais tendências de acabamentos para paredes. Gostou e quer usar em sua casa ou em seus projetos de interiores? Aproveite para baixar nosso e-book gratuito com 5 dicas para escolher tomadas e interruptores e inove na sua decoração!

Leia também:

+ Entenda o conceito de pintura degradê e inove na decoração do seu ambiente

+ Neo mint na decoração: como aplicar a cor tendência de 2020

+ Tomadas & interruptores coloridos: dá para combinar?