Arquitetura

Fuja do quebra-quebra com as reformas rápidas

Compartilhe nas redes sociais:

Quer dar uma cara nova à sua casa, mas tem receio do quebra-quebra das reformas tradicionais que parecem intermináveis? Saiba que é possível renovar os ambientes de forma prática com as reformas rápidas, conhecidas também como obras secas. Além da aplicação de papel de parede, que a gente já falou aqui, há outras formas de renovar o visual do seu espaço com pouca sujeira e mão de obra. Confira:

Piso laminado/vinílico

reformas-rápidas-2

Os revestimentos laminados ou vinílicos possuem uma série de vantagens, como conforto e fácil limpeza. Disponíveis em diversas estampas, eles imitam os pisos de madeira, com a vantagem de serem mais econômicos e fáceis de instalar. A aplicação desses dois tipos de piso pode ser feita por cima de revestimentos já existentes, como a própria madeira, tacos, cerâmicas ou porcelanatos – mas desde que haja nivelamento para melhor aderência. Para instalar, basta um dia para o preparo e outro para a colagem/encaixe das réguas.

Saiba: O que vai ser tendência de decoração em 2019

Troca de luminárias

reformas-rápidas-3

Outra forma de renovar um cômodo é investir na instalação ou na troca de luminárias. Você pode substituir uma lâmpada por um pendente, tornando esse elemento o foco principal do ambiente. Um cuidado maior com a iluminação é capaz de mudar toda a percepção que se tem do espaço. Importante: antes de definir sua escolha, leve em consideração a utilidade da iluminação em cada lugar. Cores mais quentes são ideais para dormitórios e salas de estar. Já cozinha, banheiro e lavanderia pedem a luz branca, mais funcional.

Conheça: Dicas de iluminação para valorizar a sua casa

Trocar a cor dos rejuntes

reformas-rápidas-4

Pouca gente pensa nisso, mas mudar a cor dos rejuntes pode ser uma alternativa à troca total da cerâmica instalada. Normalmente, as peças estão em bom estado, mas o rejunte mal feito, gasto ou sujo passa uma impressão de desgaste que pode ser mudada com a aplicação de um novo rejunte, mais liso e em nova cor.

Trocar os metais do banheiro

reformas-rápidas-5

A troca de torneiras, ganchos e suportes do banheiro é simples e fácil de ser adotada. Antes de adquirir os novos metais, meça os atuais e compre na mesma medida, evitando a necessidade de fazer novos furos nas paredes. A troca vai deixar seu banheiro com ares de moderno.

Saiba mais: 3 dicas para decorar o lavabo com criatividade

Adesivos

reformas-rápidas-6

Assim como os papéis de parede, os adesivos podem ser aplicados de forma prática e sem deixar resíduos. E o melhor: dá para personalizá-los de acordo com o tema preferido e com o estilo de decoração preferido pelo morador.

Saiba mais: Conheça a Tape Art

Reforma dos móveis

reformas-rápidas-7

Mudar a cor, adesivar ou trocar os puxadores são ideias simples, mas que mudam radicalmente a decoração de um cômodo. A instalação de nichos e prateleiras é outra maneira de fazer uma reforma rápida sem muita mão de obra.

Gostou das dicas? Listamos muitas outras sugestões num e-book exclusivo recheado de informações para evitar traumas durante uma reforma. Faça o download gratuito clicando aqui.