Arquitetura

Modelos de cuba para banheiro: veja como acertar na escolha

Compartilhe nas redes sociais:

Uma cuba bonita e que esteja em harmonia com o ambiente garante destaque e personalidade ao espaço.

Para saber qual o modelo de cuba escolher, primeiro é preciso entender qual será o estilo do seu banheiro. Que tipo de personalidade planeja transmitir com ele?

Para lhe ajudar a entender melhor a importância de escolher o modelo ideal entre os vários modelos de cuba para banheiro, criamos este artigo. Continue lendo abaixo e conheça também os principais modelos disponíveis.

Modelos de cuba para banheiro

Essas louças, apesar de não receberem muita atenção na hora de decorar o banheiro, são as responsáveis por dar destaque ao cenário. Sempre que alguém entrar em seu banheiro, seus olhos vão se voltar para a bancada e em consequência para a cuba.

Esses utensílios podem ter formatos redondos, ovais, quadrados, retangulares e outros não convencionais como as onduladas. Os materiais usados podem variar entre porcelana, vidro, acrílico, madeira, inox, cobre etc.

Conheça os modelos de cuba para banheiro disponíveis:

Cubas de embutir

Consideradas como uma opção mais simples e popular, as cubas de embutir são indicadas para banheiros menores.

Elas ficam inseridas na parte de baixo da bancada e acabam ficando escondidas dentro de uma espécie de gabinete. O ideal é ficar atento ao recorte para assim poder alcançar um encaixe perfeito.

Cubas de apoio

Uma das mais utilizadas nos novos projetos, ela transmite um ar de modernidade e ainda é fácil de instalar.

A cuba de apoio, como o nome sugere, fica apoiada sobre a bancada de modo que proporciona economia de espaço. Também pode ser usada sobre aparadores e buffets, pois só precisa de um furo por onde a água vai escoar.

Cubas de sobrepor

É tida como uma opção econômica e com bastante opções no mercado. Nesta opção, apenas a borda fica aparente, enquanto o restante fica escondido dentro do armário.

A forma sobreposta permite que haja maior espaço para aproveitar com outros itens de decoração ou utilidade. É um modelo que pode ser usado em diversos estilos de banheiro.

Cubas de semiencaixe

Seu designer trabalha bem em banheiros menores ou em estruturas nas quais a bancada seja mais estreita.

A cuba de semiencaixe mantém uma parte sua aparente e outra apoiada sobre a bancada. A fixação ocorre somente na parte de trás.

Cubas de parede

Não requerem o uso de bancadas, pois são fixadas diretamente na parede. Podem ou não vir acompanhadas de uma coluna do mesmo material.

Por serem mais econômicas e ocuparem menos espaço, são perfeitas para banheiros menores ou lavabos e ainda garante um charme. Um alerta sobre esse modelo é quanto a resistência, pois o peso do material fica apoiado somente na parede.

Cubas esculpidas

Modernas, as cubas esculpidas conferem um ar sofisticado ao banheiro. Normalmente são feitas de mármore, granito ou porcelanato, ou seja, no mesmo material que as bancadas.

O ralo dessa louça pode ser escondido por uma peça do mesmo material que forma uma rampa para escoamento. Assim o ambiente ganha uma decoração mais clean.

Esses modelos de cuba requerem uma mão de obra qualificada e que saiba manejar o material para que a instalação alcance o resultado desejado. Podem ser feitas para qualquer tamanho de banheiro.

Como escolher o modelo de cuba para seu banheiro?

Após conhecer um pouco sobre os modelos de cuba, formatos e materiais mais usados, é preciso analisar outros fatores para escolher. Conhecer o espaço disponível faz toda a diferença, uma vez que, se o seu banheiro for pequeno, uma opção de apoio pode não ser uma boa ideia.

O tamanho da bancada é tão importante quanto o do local, pode-se dizer que são dois fatores determinantes para sua escolha. Além disso, é necessário estar consciente do estilo desejado para o ambiente.

A melhor solução é sempre recorrer ao auxílio de um profissional que entenda do assunto. Por fim, a definição de um orçamento pode influenciar diretamente na sua escolha.

Acompanhe as tendências

Se o seu objetivo é que o banheiro tenha um ar moderno, talvez investir em modelos de cuba com tons escuros possa ser uma boa aposta.

Outra tendência que vale a apenas ser observada é a utilização de objetos artesanais e sustentáveis.

Quer saber mais dicas para a hora de escolher o estilo da sua casa? Acesse o Instagram da WEG Tomadas e confira também algumas inspirações de decoração para os ambientes.